Como fiz a instalação elétrica do Wallbox

Opa Luiz, não piscou nenhum led vermelho.

Pisca apenas o led de operation, como se pedisse pra passar o cartão de novo.

Vou pedir para o responsável essas fotos.

Minha preocupação eh essa derivação ter sido feita sem nenhum zelo, só amarrando fio com fio. Me recuso a acreditar que foi feito assim.

Uma coisa q eu estava percebendo eh o calor. Acredito q a rede também estivesse muito sobrecarregada, por isso a baixa tensão.

Ontem, percebi a tensão bem mais alta e ao carregar, ficou entre 205 e 210V.

O q pode ser um indicador de menos uso de toda a rede, já q aqui em Brasília estava bem mais frio.

Hoje pela manhã, chovendo e mais frio, meu wattimetro acusava 218V.

Nilton, os fios q vão pro ap saindo do medidor, são se 6mm rígidos.

A derivação que vai para meu wallbox, são cabos PP de 6m tb.

Marcelo, boa noite! Eu vou receber meu Dolphin essa semana achei um absurdo o valor cobrado para a instalação do wallbox. Voce pode por favor me dar umas dicas de como fazer a instalaçã. Pois vou chamar um eletricista para fazer. Eu moro em Fortaleza em predio. Obrigada!

Você leu o tópico inteiro, nele todos já colocaram as dicas, importante o fórum é diferente do faceboock, os assuntos ficam organizados por tópico, com isso, você consegue acompanhar tópico a típico ver os erros e acertos e também tirar dúvidas se ainda existir

2 curtidas

Oi, estou comprando song plus. Vou instalar a wallbox na garagem do prédio. Porém puxando energia do apartamento. Será uma grande distância. Cerca de 60 metros. Qual fio recomendam usar, 6mm ou 10mm? Recomendam alguma marca em específico? A ligação 220v preciso de 2 fases + neutro, ou só fase (220v em única fase), neutro e terra? Sou do RJ. Não sei se aqui é 2 fases separadas de 110 ou 1 só de 220v. O wallbox aceita os dois? Qual é o esquema exato de fios para ligar?

Boa noite pessoal! Estou gostando muito do fórum! Vocês contribuem muito!

Comprei meu dolphin plus hoje, entregam dia 15/12… porém os vendedores que me atenderam foram péssimos… só vou conseguir o wallbox no dia da entrega, gostaria de adiantar a instalação elétric!

Poderiam de alguma forma compartilhar o manual do wallbox? Esse não consegui baixar online, pediu senha para baixar.

1 curtida

Murilo, o site abaixo lista os dois carregadores fornecidos pela BYD e vc pode baixar o manual sem senha:

Não usar o manual de papel vagabundo (o manual, não o papel) que vem na caixa do Zhida, pois não foi localizado para BR, nas specs deste manual falam de 50 Hz o que até assustou meu instalador. Mas quando vc vai na etiqueta do carregador ou no manual digital, está 60 Hz direitinho.

Site da byd tem o link para o manual só entrar e baixar

Deus certo! Muito obrigado!

Minha contribuição …. Foi eu quem fi a minha instalação … usei cabo PP 3x6mm para ligar direto no padrão de entrada e liguei lá no disjuntor… na caixa de segurança do wallbox, usei o que estava descrito no manual ,… 2 dps, 1 ide bipolar e 1 disjuntor geral … ligação bem simples … o aterramento, após consulta a um amigo engenheiro ele veio ver e disse que não teria problemas usar o aterramento funcional do meu padrão …


Se alguem de Curitiba precisar de eletricista, tenho um pra indicar, que fez a instalação aqui em casa e ficou muito bom!

Quinta eu pego o carro, mas tbm montei a minha caixa em casa. utilizei fio de 10mm para garantir.
Ficou assim por dentro, e abaixo um print do teste que fiz com secador de cabelo da esposa.


Sobre os custos.
A caixa da WEG eu ja tinha, mas vou listar
Caixa weg = 55,00
Tomada sobrepor 32A = 34,52
Plug 32A = 27,31
Disjuntor 40A = 7,28
DPS clamper = 41,39
DR Bipolar = 72,06
Wattimetro Aliexpress = 65,25
Total = 230,75

Esse é o preço pra ter a caixa com um par de tomadas 32A para não precisar ligar o wallbox direto. Se nao quiser usar tomada e ligar direto na caixa, ainda sai ums R$50 mais barato.
Obviamente o custo total vai variar da metragem de fio e acabamentos como tubulação.

1 curtida

Já resolveu seu problema? Se ainda não, verifica o seu wattimetro, eu comprei um wifi também, é diferente do seu, mas ele tem varias proteções, no seu caso ele pode estar desarmando por temperatura ou por sub-tensão. E depois de alguns segundos ele reseta e volta a mandar energia pro wallbox, fazendo ele ficar em standby esperando passar o cartão como você mencionou

Boa noite a todos.

Sou de Curitiba - rede bifásica 127V/220V. Passo por um problema semelhante ao do Valeriano. Quadro de proteção feito 100% conforme instruções técnicas, porém o disjuntor bipolar de 40A desarma após carregar por 1 ou 2 horas apenas. Depois de ler as conversas aqui, estou desconfiando dos cabos de 6mm comuns que utilizei dentro do quadro antes de emendar com o cabo PP de 6mm que vai da saída do quadro até o wallbox. Estou pensando em substituir todos esses cabos de 6mm por um PP de 10mm desde a saída do disjuntor, passando pelo DR e pelo wattimetro até a entrada do wallbox. Entrando no wallbox utilizei as pontas anel apropriadas, e a distância é pequena entre o quadro e o wallbox, em torno de 1,5 m. Dentro do quadro utilizei terminais de barramento em todos os polos de todos os dispositivos. Os outros fios são de 10mm e são os que entram no quadro: são 2 fios que vem da rede (2 fases) e 1 fio que vem de uma haste terra fincada e utilizada exclusivamente para o wallbox. Eles são daqueles com dupla capa. Eles percorrem 6 m até o quadro. Esses nunca esquentam. Só esquentam os de 6mm dentro e na saída do quadro e o próprio quadro que esquenta.

Ah, mais um detalhe: tem uma tomada industrial 32A no meio do caminho entre o quadro e o wallbox.

Aproveitando a deixa da rede bifásica (e, desculpe, não respondendo sua questão), tenho visto vídeos em que na instalação são usadas duas fases e um neutro. Porém, em um deles, o instalador faz a medição da tensão entre as fases e dá 220V, ou seja, duas fases de 127V.
Fiquei com a dúvida se o wallbox aceita duas fases de 220V mais o neutro ou se o uso de duas fases é limitado a duas fases de 127V mais neutro.

O wallbox precisa de uma diferença de potencial de 220V. Seja bifasico onde as duas fases de 127 são combinadas para dar os 220. Ou na rede monofasica, em que uma fase(220V) combinada com o neutro(0V) dá os 220V.
No vídeo que você viu em que foi usado duas fases de 127 mais o neutro, o neutro provavelmente foi usado como aterramento.

Combinar duas fases de 220V, muito
provavelmente vai danificar o wallbox. Ou com sorte ele simplesmente vai ficar em warning, ja que ele tem proteção de sobrevoltagem, mas eu não arriscaria.

Qual seria a necessidade de usar duas fases de 220V? Usar fios mais finos? Porque a potência(7Kw) vai continuar a mesma independente da ligação feita.

3 curtidas

Obrigado!
Era a argumentação que eu precisava para mostrar ao meu instalador. Ele assistiu aos vídeos do pessoal do RJ usando duas fases de 127V e queria fazer o mesmo com os 220V de Fortaleza. :-))
Agora, com seus argumentos, ele desistiu. Grato!

Eu montei minha caixa hoje de manhã, ia até mandar foto aqui pro pessoal ver se eu fiz direito, eu sou tecnico de eletronica mas nunca fiz instalação de IDR e DPS, mas pelo que eu “estudei” na internet, parece certo.