Como ligar multimídia com carro desligado?

Existe uma forma?

Até agora não achei como fazer…

2 curtidas

Já tivemos esta discussão aqui amigo e não faz nenhum sentido essa necessidade, sendo que você esta em um carro eletrico e não um carro a combustão, o consumo é irrelevante com ele ligado, sobre segurança, o carro não consegue partir, ele só anda se a pessoa pressionar o pedal do freio e simultaneamente pressionar a alavanca para D ou R, " isso simultaneamente", caso contrário, nada acontece, então desencana com isso rsrsrs é pode curtir sua musica com ele ligado, pois ele será tão e somentre um painel ligado.

4 curtidas

A multimídia é alimentada pela bateria de 12 volts que por sua vez é alimentada por… (?)

1 curtida

pela propria bateria de tração

2 curtidas

É que eu fui muito sucinto. Queria saber o “modus operandi”, por ex.nos carros a combustão o alternador transforma a energia mecânica em elétrica. Deve ter processo similar nos elétricos.

Toda dúvida é relevante. Não sei como a alimentação dc da multimidia funciona e vou testar já já pra ver se funciona com ele desligado. Nem abri o capô pra ver o que tem. Tbm n entendo bem como, quando e onde ocorre a transformação de ac para dc no veiculo. Sao muitos topicos felizmente.

1 curtida

É que eu fui muito sucinto. Queria saber o “modus operandi”, por ex.nos carros a combustão o alternador transforma a energia mecânica em elétrica. Deve ter processo similar nos elétricos.

Pegando do manual:

image

Explicando: o carro já armazena uma quantidade muito grande de energia nas baterias Blade que alimentam as rodas, a “bateria de tração”. Só que essas baterias trabalham com tensão muito alta (400V DC pelo que pesquisei) para mover o motor. Essa bateria é alimentada pelo seu Wallbox em 220V A/C e de forma simplificada cabe ao BMS (gerenciador da bateria) converter em DC e carregar as células da Blade.

Portanto o carro precisa de uma outra bateria pequena de 12V, a “bateria de partida”, para alimentar a multimidia e outros circutos 12V. A BYD colocou um circuito conversor DC/DC, que basicamente converte 400V em 12V e usa esse circuito para carregar a bateria de 12V sempre que necessário. Na prática, você tem a energia da bateria inteira de tração do carro pra usar. Por isso a multimidia pode ficar ligada por dias até descarregar a bateria principal.

5 curtidas

:clap::clap::fist_right::fist_left: Pronto, explicado e muito bem explicado!

2 curtidas

Só um adendo aqui: pelo que está descrito no manual, a bateria 12V deve zerar antes de descarregar a bateria de tração…