veja que na casa dos 60% tem um acréscimo de voltagem não linear, talvez isso explique a dúvida que alguns tem ao perceber que abaixo de 50% a autonomia ser menor, parece que a voltagem antes dessa marca é bem menor,
Outra coisa interessante, é que se pegar a celula de maior voltagem, de 65% até 95% quase não muda a voltagem, e em 95% está quase 3.4V, porém após o pico de 100% ela sobe para 3.5 V, talvez isso explique o porquê dos primeiros 5%, fazer uma autonomia bem maior que no resto da bateria
E enquanto essas variações de voltagem não são lineares, a % do SOC sobe linear
Gostaria de ver um registro desse subindo de descarga profunda, lá de 10%
Mas. . . o que seria “descarregar a bateria pela operação do sistema de ar-condicionado” ? . . . Seria deixar o ar-condicionado ligado o dia inteiro, até a bateria descarregar aos 40%?
sim, mas depoos de ja ter rodado qua se 40 mil, nao vejo utilizade nenhuma nesta funcionalidade, vai rodando quando chegar entre 20% e 10% ja e considerada uma descarga profunda, a partir deste ponto so fazer uma carga lenta
Boa tarde meu amigo.
Tenho um dolphin plus 2025 e sou um simples usuario sem entender muito de eletricidade.
Por problemas de saúde e outros, estou utilizando muito pouco o carro e isto vai perdurar por um bom tempo, cerca de 20 a 25% por semana. Como ficaria o meu caso de acordo com o manual e o que foi discutido aqui no forum, já que as vezes chego na sexta-feira com 80% de bateria e só voltarei a utilizá-lo na terça-feira?
Tá certo que neste caso consigo carregar o carro 01 vez por semana, mas seria prejudicial por exemplo, carregá-lo aos sábados e só voltar a utilizá-lo na terça-feira?
O período prolongado em questão não são alguns dias, mas sim semanas ou mais.
Sobre carregar até 100% 1x na semana, creio que isso de aplique mais pra quem usa bastante e faz constantes cargas parciais, nesse caso a orientação é de fazer uma carga completa esporadicamente. Não acredito que venha a ter problemas por isso.
Se seu consumo está tão previsível assim, aproveite pra carregar quando a bateria chegar abaixo dos 20-15%, e calibrar o BMS com alguma frequência.
@Luiberto Permita-me oferecer uma apreciação filosófica: nesse reino de conservação de baterias há muito estudo contraditório, e as baterias evoluem tão rapido que não há testes muito reais de longo uso, geralmente o que o pessoal faz é contar ciclos contínuos de carga e descarga, eliminando o fator tempo da equação e esperando -futilmente a meu ver- que ela se comporte igualmente num grande span de tempo. Há muito de fé nessa seara, e o ideal é montar uma rotina de carga que concilie a praticidade do uso com a sua própria “fé” (cada membro aqui tem a sua).
No seu lugar, com previsibilidade e pouco uso, eu aplicaria as minhas 2 fés: 1) fique o mínimo possivel nos 100% e arredores, só fique perto de 0% quando for calibrar; e 2) tente ficar na faixa 40% a 80% que é a faixa ótima de operação. Assim eu carregaria até 80% somente, e só voltaria a carregar com o soc perto de 40% ou seja, 2 semanas depois. No seu caso específico, eu faria a calibração somente a cada 6 meses, você vai perder acuracidade ao longo desse tempo mas no seu caso isso não vai fazer a menor diferença.
Por último, torço para que esses seus problemas de saúde sejam temporários e passem o mais rápido possível, e você possa desfrutar mais do seu golfinho.