Para quem quiser acessar as dicas de bateria no app, vai na 1a tab “Residência”, desce umas stories até chegar na de conservação da bateria (quando vi era a 6a story da lista). Parabéns ao valoroso funcionário (ou estagiário?) que localizou a GUI do app para o Brasil transformando a tab “Home” em “Residência”.
Vendo as recomendações da Byd, e como algumas diferem do manual, ou até entre si no próprio texto do app, fiquei inicialmente confuso, e concluí que a verdade absoluta é que não há verdade absoluta.
Mas remoendo o assunto, veio a epifania: se os grandes pecados estão nos extremos, estão a virtude estaria no meio. Pensando que a bateria consiste no movimento dos íons de lítio do ânodo para o cátodo, uma bateria a 0% ou 100% significa um excesso de íons junto a um ou outro, promovendo reações colaterais que afetam estes terminais e com isso a vida útil da bateria. Por esse raciocínio, a bateria teria seu momento de menor desgaste em torno dos 50%. Até por isso essa recomendação de manter o carro nessa faixa de 40-60% quando ficar parado por muito tempo.
Agora, acho que consigo fazer uma síntese do procedimento “ideal” com baterias:
- Quando chegar a 40%, carregar para 60%. Alargar ou diminuir essa faixa conforme o quanto você roda por dia (ex. se você usa 40% da carga por dia, mantenha na faixa 30-70%).
- Periodicamente (1 vez por semana) carregar a 100% para calibrar por cima.
- Periodicamente (a cada 3-5 meses) deixar chegar a 5% para calibrar por baixo, e carregar a 100% em seguida.
Em termos técnicos, isso seria manter a bateria em equilíbrio homeostático. Em termos filosóficos, seria o Caminho do Meio do Tao (filosofia tão asiática quanto a bateria
) ou o ditado romano “in media stat virtus”.
Assim, para quem queira maximizar a vida da bateria, esse pode ser o melhor procedimento, e fazer cargas diárias pequenas ainda tem o benefício de permitir usar potência mínima (1-3 kW), aumentando mais ainda a potencial duração da bateria.
Lembrando que o mundo não acaba (nem a bateria) quando você segue as suas próprias praticas. Mesmo chegando a 0% o mundo não acaba. Uma vez na CSS o mecânico escaneou o meu Plus e de repente comentou: “ele teve um evento há 1 ano atrás no pátio, parece bateria zero”, aí ele se tocou e desconversou. Deve ter acontecido comigo e com um monte de gente daqui, aí penso “pra que tanta neura de conservação da bateria quando ela já foi tão mal tratada antes de ser sua”? E a minha bateria continua dando a mesma autonomia depois de um ano de uso. A própria ausência de casos relatados de autonomia comprometida depois de um ano e meio de vendas mostram qua a durabilidade é muito boa