Como usar o Wallbox sem o cartão de aproximação

Desmontei o meu wallbox pra descobrir como eliminar a necessidade do cartão.
É tranquilo de eliminar, é só mudar uma chavinha. Segue as fotos.


A chavinha de cima, limita o carregador em 16A
E a chavinha de baixo, elimina o cartão. Plugou ele ja inicia a carga.

Acho que não preciso lembrar, mas desligue o disjuntor de alimentação do wallbox pra mexer nele. E faça por sua conta e risco. Não foi preciso romper nenhum selo ou lacre, apenas um adesivo que fica em cima da chavinha, provavelmente pra evitar dele mudar de posição no transporte.

19 curtidas

Bom saber, não pretendo desativar mas é otimo recurso se eventualmente perder os dois cartões. Valeu pela dica! :+1:

Bom saber tb que podemos mudar o wallbox para 3.5 kW com a chavinha de 16A.

3 curtidas

Muito obrigado pela dica, será muito útil quando estiver sem os cartões.

Rapaz! Isso ai é um achado!
Pior que coincidentemente abri o o meu tbm no sábado, mas pela posição que ta instalado eu so tirei umas fotos com ele de cabeça pra baixo e não vi esse switch ali.
Remover a obrigação do cartão vai ser ótimo para carregar o carro com programação da multimídia.
Vi bastante casos do pessoal programando e tendo de voltar pra passar o cartão pq o carregador inativava depois de um tempo.

3 curtidas

Sim, no meu caso as vezes eu queria interromper o carregamento no meio e não tinha opção, senão ir até a garagem. E depois pra reiniciar a recarga tinha que ir novamente até a garagem. Agora consigo controlar pelo medidor de consumo que tem wifi, ai consigo desligar ele pelo app smart Life, e pra reiniciar a recarga é só reativar o medidor.

Porque eu preciso disso, não me julguem, mas o disjuntor geral esta caindo quando o carro está carregando e o chuveiro(127) são ligados juntos. Vou fazer um circuito independente direto do relogio só para o carro pra resolver isso, mas é uma mão de obra considerável pela distancia que é uns 60 metros até a garagem.

1 curtida

Você não vai ser julgado. O que você está fazendo não tem problema, está trabalhando dentro da capacidade do seu circuito chaveando manualmente, como um load balancer faria automaticamente. Só te dá mais trabalho.

Você seria julgado (e condenado) se dissesse que pra parar de desarmar o disjuntor você iria trocar por um maior sem revisar o circuito inteiro…rs

2 curtidas

Muito top!
Ja estava pra abrir tem um tempinho pois aqui como tenho um sistema hibrido solar eu consigo manter cargas durante o dia com o sol. Porém não com um consumo constante de 6000w.
Com o limite de 16a posso ligar ele na saida que é mantida pelo solar durante o dia e usar ele como gerador a noite.
Já estou pensando em uma forma de comutar automaticamente quando for alimetado pelo Solar. :slight_smile:
No último apagao que teve aqui que ficamos sem energia por 8 dias foi o carro que manteve toda a casa via inversor como gerador. Mas tive que ir num eletroposto durante o dia pra carregar 2x. Assim fica perfeito pois o solar mantem tranquilo em torno de 3000 4000w.
Não teve cristo pra conseguir entregar meu carregador portátil na Ali Express. O primeiro da feyree deu na trave por falta de documentação deles e o outro que comprei da Taysla com estoque BR eles tao se enrolando pra conseguir liberação…

Dica muito boa @Roluber! Mudei o dip switch no meu e ficou ótimo! Simplificou o ritual de recarga em casa.

1 curtida

Hahaha se fosse pra fazer isso, era melhor deixar sem disjuntor logo, já que ia pegar fogo de qualquer jeito, pelo menos evitava de gastar com um disjuntor maior que não ia proteger o circuito. Quis dizer no sentido daquele ditado, “casa de ferreiro, o espeto é de pau”. Eu sei fazer a instalação, mas to dando um “jeitinho” por enquanto. É que vou usar fio de 10mm e vai ficar um pouco caro pela distância.

Valeu, a propósito. Tem um outro dip switch um pouco mais pra baixo na placa que não consegui descobrir pra que serve. Fiz teste de mexer nele, mas não percebi nenhuma mudança. Dentro do wallbox tem um adesivo nele com a versão escrito offline, o que meio que confirmou meu palpite de que ele não tem nenhum tipo de comunicação wireless, ja que no site do fabricante diz que é opcional. sera que servia pra isso e esqueceram de tirar o switch? :thinking:

1 curtida

Esse negocio de site engana a gente fácil, aparentemente tem mais de 1 zhida…
O site do nosso carregador na verdade é o 挚达科技股份
(usar o tradutor…) Nesse em específico nao fala nada sobre a possibilidade de conexão com internet ou bluetooth.
Mas tem uma ou 2 outras “zhidas” com modelos diferentes e variantes com wifi que são fabricantes ou pelo menos versões diferentes.

1 curtida

Legal, baixei o manual do produto deles e é diferente dos outros mesmo, mas no manual fala que a comunicação bluetooth e 4G são opcionais. Se vc ver a foto do detalhe do switch, do lado esquerdo tem o local que iria o socket do chip. Ta até escrito micro sim na placa, bem onde tem um adesivo escrito QC PASS.

QC PASS creio que signifique “QUALITY
CONTROL PASS”, muito comum como última conferência em linha de montagens

2 curtidas

Pensei exatamente nisso. Pode vir a ser útil um dia!

@Roluber muito obrigado pela dica, acabei de fazer no meu e testar ficou perfeito, igual os de shopping, plugou, reconheceu, inicia a carga sem a necessidade do cartão! dica SHOW!

1 curtida

O meu da Taysla foi despachado hoje já daqui do Brasil… Finalmente…

Provavelmente o seu tá no mesmo lote do meu.
Postado em Niterói ontem as 19:00

1 curtida

O meu foi enviado hoje.

1 curtida

Não irá adiantar!,Se voce só tem uma fase e neutro , o carregador e o chuveiro juntis consumirão mais amperagem que seu disjuntor principal suporta. Só pedindo outra fase! Tinha 2 fases de 220V, quando ligava 2 chuveiros caia o disjuntor. Tive que pedir mais uma fase, ai sim, aumentou para 70 amp o disjuntor e não cai mais!

Eu tenho 3 fases de 127V. Aqui na minha cidade acho que fase de 220V deve ser com algum tipo de pedido especial pra concessionaria, mas não precisaria pedir outra fase, porque o circuito do carregador vai ficar independente do disjuntor principal, vai ser um outro disjuntor derivado antes do disjuntor principal, então o principal não vai mais cair porque não vai passar por ele. Seria como se tivesse dois disjuntores “principais”. So vou consultar um especialista, porque eu não entendo muito de norma técnica, provavelmente vou precisar colocar um barramento, porque a bitola dos fios vai ser diferente e não vai ter como derivar direto da entrada do disjuntor e como vai estar antes do disjuntor principal, não tenho como desligar a energia pra mexer nessa parte do circuito porque vem direto do relógio, então essa parte eu vou “terceirizar”.