@rsarres já discutimos isso em outro tópico, não vou me alongar ou criar polêmica, mas sua visão é de um carro a combustão. O Neutro no Dolphin é eletrônico e não mecânico, é possível mudar de Neutro para Drive e vice-versa em meio segundo. Muito mais rápido que mudar de uma marcha para outra em um carro manual por exemplo, procedimento que é considerado “seguro”. E sim, é mais econômico usar o neutro. Não estou incentivando ninguém a fazer isso, cada qual faz o que acha conveniente, confortável e seguro.
Tanto aceleração do motor quanto a regeneração tem perdas. Uma forma de minimizar essas perdas em uma descida seria controlar o pedal do acelerador para ficar no zero kW, sem acelerar ou sem acionar o freio regenerativo. Isso é extremamente difícil de fazer manualmente, mas o carro já tem essa funcionalidade, quando colocamos no neutro o inversor faz exatamente isso, ajusta as fases do motor para manter a potência no zero.
Ai vc pode perguntar “Ué, não é melhor recuperar energia na descida do que não recuperar nada?” Não existe energia grátis, ao regenerar na descida o carro vai perder velocidade (perde energia cinetica) e vc vai ter que acelerar e gastar mais energia para atingir a mesma velocidade que teria se tivesse descido em Neutro. Obviamente se for preciso frear, aí usa-se a regeneração. Esse exemplo é valido quando não é necessário frear ou ultrapassar a velocidade da via.
Na região que ando corriqueiramente entre SP e Campinas o uso do coasting traz uma economia mensurável. Já fiz o trecho com velocidade média de 100 km/h consumindo entre 10 e 11 kWh/100km. Uso a rodovia Bandeirantes que tem limite de 120 km/h, então fico entre 90 e os 120 km/h, diminuindo na subida e ganhando velocidade no plano e no “topo” da descida. Percebi que dar uma leve acelerada no começo da descida o carro vai mais rápido o trecho todo do coasting, ajudando na velocidade média. Na topografia da região o ganho de velocidade não é grande na descida, então não tem muita diferença referente ao arrasto aerodinâmico. Outros lugares podem dar resultados diferentes.
Se uso o piloto automático fica entre 13 a 15 kWh/100 km mantendo a 100 km/h.
Ah, se quiser calcular as diferenças de energia em relação a altitude, dá uma olhada nesse tópico: