Comparativo de pneus para o Dolphin Plus

Caros, gostei muito de um video postado aqui em que alguém comparava os principais pneus para o Dolhin GS. Resolvi fazer análise semelhante para o Dolphin Plus, e postar aqui os resultados:

Coluna 1 Coluna 2 Coluna 3 Coluna 4 E F G
Ind. Carga Eficiência Chuva Ruído (dB) Preço (R$) Tipo
Linglong Green-Max 93W E B 72 1.099
Yokohama Bluearth GT AE51 93W B A 67 786
Yokohama Bluearth ES32 95V C B 68 633
Pirelly Powergy 89V A B 71 684
Pirelly Cinturato P7 89H B C 72 713
Bridgestone Turanza T005 89V B C 70 674
Bridgestone Turanza T005 93W C B 72 669
Continental PremiumContact 93Y C A 71 904 XL
Continental PremiumContact 2 89V E C 72 758
Continental PremiumContact 6 93Y C A 71 904 XL
Michelin Pilot Sport 4 93Y C A 71 1.227
Michelin Primacy 4+ 93W C A 70 869 XL
Goodyear Eagle Touring 89V C B 71 645
Atlas Sport Green 93W E C 72 312 XL
Speedmax 93W E E 72 337

Há claramente um ganhador nesta lista, o Yokohama Bluearth GT AE51. O mais seguro, o mais silencioso, e por pouco não é o mais eficiente.

Liguei para o SAC da Yokohama para confirmar se o pneu é compatível com carros elétricos. A resposta foi sim, mas que a Yokohama está para lançar no Brasil um pneu especial para carros elétricos, que seria muito mais silencioso que esse. Achei estranho, pois o nível de ruido desse pneu aqui já é muuuuito mais baixo que os outros (apenas 67db, enquanto o segundo melhor tem 70db).

Comentários / caveats:

  • Consulta para pneu 205 50 R17.

  • Não consultei os fornecedores sobre a compatibilidade de seus pneus com VEs, pode ser que algum pneu não seja indicado para VEs, se bem que cada vez mais acho que todos os pneus servem, obviamente os mais barulhentos vão ser prejudiciais para um carro silencioso como o golfinho.

  • Dados públicos de sites de vendas de pneus e/ou fornecedores, sem análise subjetiva.

  • Preços podem variar dependendo do fornecedor e do mercado.

  • Os índices de carga e velocidade podem ser maiores que os originais, na verdade sigificam pneus melhores ainda. Os altos índices de vel. e carga do Yokohama ajudam a confirmar a sua superioridade.

  • Não incluí run flat’s.

  • Ind. Carga = índices de carga e velocidade do pneu.

  • Eficiência = rating de resistência ao rolamento do pneu (maior resistência causa maior consumo de energia do motor).

  • Chuva = aderência em pista molhada, principal etiqueta de segurança de um pneu.

Espero ter ajudado. Contribuições e correções bem-vindos.

9 curtidas

@Truc_dp boa. Obrigado pela lista!!!

Se nosso pneu rasgar amanhã já temos uma referência! (espero nunca precisar rs).

Achei curioso só o Pirelli custar menos que o Yokohama. Mas esse cara trocou para o Yokohama Bluearth em SP e disse que gastou R$ 545. Achei barato:

3 curtidas

Obrigado a você pelo vídeo @bgbraga . Ele está usando outro modelo da Yoko, o ES32, que é até um ponto inferior ao AE51 nas 3 etiquetas e no preço - atualizei a tabela para incluir. Se ele fala tão bem desse ES32, imagina como deve ser o AE51 então.

Lembrando que o preço que ele deu no video é para o pneu do GS, que tem outras especificações de tamanho.

O curioso é quando vc vai no site da Yoko e pede pneu para o Dolphin, só vem o ES32. Mas como disse antes, liguei no SAC deles e disseram que o AE51 serve para o golfinho também.

Esse vídeo, junto com essa tabela, me mostrou que vale a pena considerar trocar o LingLong por outra marca, quando algo ocorrer.

Consultando o site da Yokohama Brasil, infelizmente para o Dolphin GS, o modelo AE51 não tem o tamanho do original. É claro que também pode ser uma falha do site, de não ter as informações corretas. Se o SAC disse que tem, aí é só achar onde vende e meter bala, esses pneus parecem realmente fantásticos.

Nem sabia que tinha dois Bluearth hehe…
Boa.

O Yoko por enquanto seria minha escolha se algo acontecesse. Bom ter opção.

Passei na css hje e parece que alguns lotes do dolphin plus estão vindo com um pneu firestone F700+


Parecem piores dos que os ling long

Tem um vídeo do Opinião Cincera no YouTube que ele fala que a PneuStore vai trazer pro Brasil pneus específicos pra carro elétrico tbm.

No minuto 34 ele fala.

Meu Dolphin Plus veio com pneus Hankook ION EVO.
Alguém mais notou uma ressonância maior nos pneus traseiros?
Notei que tranca fácil pedras pequenas nos frisos.

Pneu do meu Plus esta com bolha…pensando em trocar para os da Michelin…Alguém sabe se perco em autonomia? Alguém ja fez a troca e pode compartilhar a experiência aqui? Os Yoko GT AE51 não estou encontrando para venda…