Complexidade desnecessária afasta usuários a adotar carros eletricos?

Como usuário uma das coisas mais frustrantes e que causa ansiedade é o processo de recarga fora de casa, principalmente em viagens.
Estou tendo uma conversa em um post no facebook com o que seria uma empresa que desenvolve soluções de quiosque para empresas e condomínios.
Levantei diversos pontos que inclusive imagino serem itens que afastam pessoas com maiores dificuldades com o digital e parece que isso não interessa para as empresas como por ex pq não colocar um simples PDV pra pagar com cartão, sem ter que cadastrar e responder todo um questionário de imigração só pra carregar o carro.
Sou só eu que sinto que todo esse negócio de app de posto de recarga é uma das coisas mais mal pensadas e que nos deixa na mão na estrada?

Pelo pouco de experiência com esse carregadores e seus apps, minha percepção é que facilitam muito a vida para usuários recorrentes mas são uma tormenta para o usuário eventual. Eu mesmo num dia lotado no Shopping fui colocar o carro para carregar numa vaga de VE, mas tinha que ativar a recarga por um app Tubinamba, calculei que iria levar mais tempo para baixar e preecher o app que pra achar outra vaga, e fui embora.

Mas se fosse usar o carro para viajar (não uso), não só mapearia os pontos de carga como baixaria e preecheria os apps de recarga pertinentes antes de partir.

Quanto à facilidade de uso de dispositivos digitais, arriscaria dizer - intuição e observação empírica, nada de dados - que compradores de carros elétricos têm mais facilidade com tecnologias digitais que a média da população.

3 curtidas

Concordo plenamente com vc @Akornow . É super frustrante vc chegar em local onde tem recarga só pra descobrir que vai te de parar, baixar mais 1 app e fazer um cadastro enorme e divulgar os dados do cartão para mais uma base de dados.
A solução ideal vai chegar, mas por hora estamos vivendo nas recargas pagas o mesmo pandemônio de assistir streaming. Tem uns 30 serviços, cada 1 com 1 serie ou filme que vc quer ver e para ter acesso tem de ficar cadastrando e pagando tudo separado.
Mas nos 2 casos, em algum momento alguém vai fazer 1 ou 2 agregadores e unificar os serviços de pagamento.
A ideia de ter um PDV na estação tbm é excelente e algum momento quem faz esses carregadores vai perceber isso.

1 curtida

Já pararam pra se perguntar sobre a questão fiscal desse negócio?
Não tem ICMS sendo recolhido na operação? E a NF… ?
Não que eu defenda imposto, mas é algo que tá aí e tem que ser cumprido, não dá pra querer começar um negócio já no erro né?
Sobre a questão de adaptação ao digital que o @Truc_dp comentou, penso que isso teria que ser opcional uma vez que alguem pode querer comprar um EV e usar sem todos os recursos, da mesma forma que um a combustão, então isso não seria mais um argumento contra a adoção por ex pros que tem mais idade ou não são adeptos do digital?

Concordo, deveria ser um PDV, passa o cartão na maquininha e pronto. Mas até o estacionamento de shopping tem que baixar app pra pagar, estão perdendo a noção.

Não emitem a nf eletronicamente, no app? Acho dificil não emitir, além da questão fiscal o usuário pode precisar do recibo.

Mas vc tem razão quando diz que precisam se estruturar melhor. Tenho lido sobre vários problemas de intermitência de internet nestes postos mais remotos, no carregador ou no celular, inviabilizandoa recarga. E vc não tem como fazer a transação nem com cartão físico nem dinheiro, nem se o ponto pertence a um posto de gasolina, né?

Não achei em nenhum app nem recebi por e-mail.

No App “On-Charge” que eu usei uma vez que fui a Curitiba, a nota fiscal foi emitida. Mas nos Apps da Copel, Zletric, Shell Recharge, e Tupinambá, também não achei a nota fiscal.

E de fato também acho bastante ruim não ter um simples PDV. Meu sogro tem um Dolphin Plus, e na primeira vez que foi usar um eletroposto pago, o pobre coitado apanhou até conseguir. Para uma pessoa que um belo dia resolveu fazer uma viagem, e parou em um eletroposto de uma rede que nunca viu na vida, e que vai usar só aquela vez, é de fato muito chato ter que preencher um monte de informação, colocar dados do cartão, confirmar a conta, e por aí vai… Acho até que pelo fato de ter mais manutenção no caso de existir um PDV, que de tempos em tempos tem que ser trocada a bobina por exemplo, eles poderiam fazer um valor diferente no PDV, tá com pressa ou sem saco pra usar o app, paga um pouco a mais e pronto.

Você pagou pouco mais de 1 real por kwh e ainda deram NF? E nesses postos em que o kwh custa 3 reais não dão NF? Estranho né?

E eles cobraram pelo que na nota fiscal? ja li alguma coisa sobre ter que fazer parte da CCEE(camara de comercialização de energia eletrica) pra vender energia… qual CFOP usaram?

Foi uma nota de serviços.
CFOP 14.01.

1 curtida

Ou seja: não venderam a energia.
Tipo assim: energia R$ 0 reais, serviço do app que vocês estão questionando: R$ 40… kkkk

Mas o app não é pra isso claro, o que a galera quer é o lead. Vender a energia gera uma receita. Mas seus dados, que carro você tem, que frequencia você carrega, onde costumar ir, que idade você tem, qual seu perfil, etc são prato cheio para vender para montadoras ou outros parceiros… eles vão trocar isso por um PDV quando chegar uma “Anatel” e falar que tem que fazer OU quando chegar concorrência fazendo diferente e perder mercado. Hoje falta pontos de carregamento, a gente está tendo que pedir por favor para preencher um cadastro para carregar… infelizmente :frowning:

Muito interessante, considerando que o provimento de energia domiciliar tem pesados impostos, especialmente o ICMS. Em SP chega a 40%.

Na falta de uma classificação fiscal específica para a recarga, algum esperto resolveu classificar a recarga como serviço, pagando apenas 2% de ISS. Queria que a Enel fizesse a mesma coisa com minha conta de luz, já imaginou pagar 2% ao invés de 40% ?

Imagine a margem desses grandes então, que devem comprar o kwh a menos de 90 centavos no mercado livre de energia e vendem a 3 reais, com apenas 2% de impostos… vai ver é por isso que não dão nf, para não dar visibilidade…

Ou então o governo está “subsidiando” a recarga elétrica no seu inicio para que se viabilize no mercado, mas acho pouco provável.

É tipo a história do: não é bombom de chocolate, é wafer porque o imposto é menor…

Acho relativamente justo, achar artimanhas legais pra fugir dos impostos abusivos.

Talvez por isso existam alguns carregadores que são por minuto, eles não vendem a energia… estão vendendo o tempo de estacionamento, a energia é só um bônus.

Se tem brecha, tem jogo.
Nesse caso, não estão infringindo a lei, pois tem a descrição de carga/recarga na CFOP.
Mas a questão da facilidade vem junto com a demanda maior. A gente é quem vai daqui uns 5 anos dizer aos outros que quando chegamos aqui, isso era tudo mato…
Os eletropostos vão evoluir e principalmente, competir. Em algum momento a facilidade do processo vai ser o diferencial e aí eles se mexem.
Do jeito que a coisa está evoluindo, no futuro a gente muito provavelmente vai pagar as recargas usando o app do Tiktok!

1 curtida

Da uma olhada nessa ponderação do Fernando Ulrich

Não é mais do mesmo! Fernando é um analista de investimentos

Esse ai está no discurso das montadoras tradicionais. Só trouxe materia / fala das montadoras tradicionais inclusive. Hoje montadora tradicional não consegue acompanhar a China nos elétricos. Não vão incentivar mesmo…
Inclusive por isso as montadoras tradicionais (legadas) estão pressionando os governos para tirar incentivo de elétrico como acabou de acontecer no Brasil, tem acontecido nos EUA e na Europa.
Se tem mais imposto no elétrico, vende menos. Se vende menos vem esses vídeos miopes falar que as pessoas não querem (invertendo a lógica de porque caiu a venda).

Acho que esse ai só falou bobagem.

Meio off-topic, mas contraponto que essas montadoras legadas estão preocupadas (basicamente o elétrico vai ficar tão mais barato que a maioria não vai querer a combustão ou vão usar um Uber eletrico autonomo cheio de tecnologia):

  • e sobre o vídeo anterior, sim de certa forma na revenda a gente vai “perder” dinheiro mas na minha opinião porque os carros vão continuar abaixando o preço de fabricação, por outro lado vamos ter economizado gasolina, etc

Bom dia pessoal só para enriquecer a discussão, eu trabalho com desenvolvimento de software e digo para vocês que é um pouco mais complicado que isso.

A série de dados que é solicitado para vocês via app, é para emissão da NF-e que sim precisa desse monte de dados.

Ah mas pode ser PDV, sim, mas PDV não tem pré autorização nessa operação, se o cara abastecer 100 e depois não conseguir pagar? Sem atendente é difícil.
Ai talvez pudesse ser NF-c mas tem outras questões legais/contábeis que precisa ser estudada.
No APP pode acontecer a mesma coisa, sim, mas no APP não pode emitir NF-c, mas ai já tem todos os dados do cara para uma eventual recuperação.

Tem pré autorização do cartão, mais ou menos como é nos EUA, mas é uma operação tecnicamente mais complexa, tem menos meios de pagamento que suportam, maior risco de recusa ( ai o cliente fica insatisfeito e sem recarregar, quem recebe a culpa é o local). Aqui no Brasil basicamente só hotel usa, não somo maduro nesse tipo de operação, por isso a complexidade, alem de só funcionar no crédito.

Sobre a questão contábil/fiscal, é aquele jogo, é um negocio muito novo, ai tem que explorar um pouco e depois se normaliza.

Resumindo um pouco, a forma que é feita hoje é a solução mais viável do ponto de vista técnico.

1 curtida