Complexidade desnecessária afasta usuários a adotar carros eletricos?

O problema de ter um atendente é justamente o atendente. Sou contra, aumenta o custo, e é totalmente desnecessário. Se tem uma coisa da qual não tenho um pingo de saudades é de “ser obrigado” a ser servido por frentistas. Estou generalizando obviamente, mas a quantidade que abria e fechava o reservatório de qualquer jeito, que quebravam a tampa, riscavam o carro, etc, não tá no gibi. Pra gente que é chata com o carro igual eu, não existe nada melhor do que o auto atendimento.

Pensando alto agora que o assunto está mais mastigado, o melhor mundo seria o carro mesmo conversar com o carregador.
Agora como falamos, ainda é tudo mato. Mas se fosse criado um consorcio das fabricantes, poderia-se chegar num padrão onde todo carro teria um app proprio de recarga e o proprietário cadastrar seu cartão de credito. Chegando no local de recarga, esse app faria a comunicação com as “bombas” da marca X, Y ou Z e realizaria o pagamento ao final da recarga.

:man_facepalming: Nada contra, mas a gente tá falando de simplificar as coisas…
Toda essa traquitana se torna ponto de falha pra algo que não precisaria no meio do nosso mato. :rofl:

É… Eu tb não acho que atendentes sejam a solução. Ao menos até que a adoção seja tanta que vai precisar de alguém para organizar o volume.
Acho que é mais as empresas se ligarem que tem pessoas que não vão usar esse monte de APP do que outra coisa. Só aqui na nossa modesta conversa, temos ao menos 4 pessoas que não se sentem seguras em sair para viajar dependendo de app´s sabe-se lá de quem.(2 que comentaram +2 aqui em casa)

Por isso que acho que o caminho seria vc ter um app de recarga do carro em si.
Pensando na comodidade, vc chega em um posto de recarga, seleciona que vai fazer a recarga na própria multimídia do carro. Desce, conecta o carregador e quando a carga terminasse, o app da BYD faria o pagamento à empresa XYZ.
Quem tem uma BMW faria a mesma coisa na central do seu carro e assim por diante.
Mas, novamente, apenas no campo das ideias. Isso necessitaria de uma integração bem grande entre as montadores e as empresas de recarga.

Frentista de elétrico sem condições.

Quem quiser usar app como alternativa ok, mas atendente para pagar é básico, principalmente se o estabelecimento com eletroposto já tiver alguma atividade como loja de conveniência, posto de combustível ou restaurante. Uma coisa não invalida a outra.

Fui no shopping esses dias e agora tem que usar app para pagar o estacionamento, desativaram o Sem Parar e ticket para pagar no guichê.

Do jeito que vai daqui a pouco vou ter que baixar app e cadastrar cpf pra pagar coxinha na tia da esquina.

KKKKK, app da coxinha é boa! Mas o que disse de fato faz sentido, parou no posto onde tem pontos de recarga, e no caixa da conveniência você pede pro atendente “liberar o plug X” aí abastece, paga e vai embora. Pré pago também, paga pro atendente 30 reais e ele libera 30 reais de carga no plug X, se por algum motivo der erro ou qualquer coisa do tipo, pode ir lá no atendente e fazer estorno ou resolver o problema. Talvez facilitasse para pessoas como meu sogro, que tem dificuldade em lidar com os apps.

É um absurdo. Isso não existe!
To sem bateria no telefone. E dai… vai fazer o que?
Muito bonito isso de empurrar o custo da operação pro cliente.
Procon neles.

esse pessoal de shopping é tão cara de pau que vão emprestar um carregador, kkkkk. Se acontecer comigo, vou dizer que não tenho celular, e deixar eles se virarem pra me cobrar.

Eu ia comentar exatamente isso: o cadastro acontece pela necessidade fiscal de emitir uma NF-Eletrônica.

Pelo que estou percebendo e conversando nos carregamentos em viagem os serviços de eletropostos são convênios ou terceirizados e por isso não é um serviço integrado.

A informatização através de APP é simplesmente uma medida de controle de custos para se evitar contratar funcionários para cada eletroposto.

E os eletropostos não instalam PDV com pagamento em cartão presencialmente provavelmente pois provavelmente tem algum ônus fiscal ou operacional que não estamos enxergando ainda.

Nao é necessário cadastro. No máximo informar o cpf ou cnpj se a pessoa quiser que esta informação conste na NF e somente para a NF. Não entendo como motivos legítimos para este tipo de transação solicitar e armazenar quaisquer outros dados em banco de dados para qualquer fim. Vide caixa do mercado. Se for solicitado qualquer outro dado além do CPF não está de acordo com a LGPD para uma simples venda.