Consumo e Autonomia Dolphin Plus

Várias coisas incorretas, que inviabilizam completamente esse “estudo”, algo que se torna cada vez mais comum quando se tenta usar uma AI.

• Consumo exagerado (como já indicado pelo @Roluber )

• Desconsideração completa da localização dos carregadores, pois dependendo da distância entre eles muda completamente o planejamento.

• Desconsideração completa da capacidade de carga de cada carregador (considerou que todos tem 60kW, algo raro)

• Desconsideração completa da topografia. Uma subia ou descida de serra, por exemplo, tem consumos completamente diferentes, que implica em distâncias diferentes para pontos de recarga.

• Desconsideração completa das velocidades das vias, considerou todo o trajeto como tendo limite de 120 km/h.

Em resumo, a melhor estratégia depende completamente do trajeto, da topografia e dos carregadores disponíveis. Na prática, raramente será manter o carro a120 km/h como na conclusão da AI.

3 curtidas

Esses dados de “inteligências” artificiais são “gerados” e não calculados. Nem tão pouco têm algum fundamento no mundo real. A “lógica” é que o modelo pega um veículo com características semelhantes, e que tenha algum dado de consumo pra se usar de base, a partir daí os cálculos são meramente especulativos.

Perceba que 15,7 é 90% de 17,5. Parece muito linear, não? Se fizer a regra pra 110km/h, perceberá que o valor de consumo é 110% do valor para 100km/h. Com algum arredondamento, dá pra assumir que o cálculo usou um dado, possivelmente real, de consumo pra 100km/h e aplicou regras de 3 para estimar (extrapolar) os consumos de 90, 110 e 120…

Esse valor de 100km/h pode ser real, dependendo da forma e condições onde o veículo foi conduzido no teste em questão. Porém, eu tenho um consumo muito melhor que esse em velocidades próximas a 100km/h.

Acima eu postei uma foto de um trajeto de 90km onde tive um consumo de 13.1kw/100km. As minhas médias estão quase sempre abaixo dos 15kw/100km, quando fica acima disso eu consigo afirmar exatamente o culpado, uma subida de serra, um carro com 5 pessoas e porta malas lotado, chuva torrencial…

3 curtidas

Todas as suas considerações são totalmente pertinentes, Julio. Obrigado!

Com certeza, o melhor sempre é fazer um planejamento detalhado com o percurso real, sendo que neste sentido o ABRP se sai consideravelmente bem, possibilitando ainda customizar se a preferência do viajante é um menor ou maior número de paradas. Eu programo minhas viagens entre Porto Alegre e Curitiba para a maior parada ser no horário do almoço, uma parada longa que iria fazer de qualquer jeito. Felizmente, nesse percurso que faço, os carregadores de 60 estão ficando cada vez mais comuns.

Quando fiz o PROMPT para o ChatGPT ele questionou muitos desses aspectos citados por vc. Só queria deixar claro que meu pedido para a IA foi para um cálculo genérico e não para uma viagem específica.
Mas, realmente, o consumo exagerado e desproporcional entre as velocidades torna o estudo totalmente incorreto.

Por favor, poderiam informar onde encontro um consume médio mais real para chegarmos a uma velocidade otimizada GENÉRICA para menor tempo de um percurso com um Dolphin Plus?

Meio offtopic, mas só para brincar fiz essa mesma pergunta ao DeepSeek e a resposta também foi 120 km/h (com 3 paradas). Ai fiz a seguinte pergunta (coloquei propositalmente a unidade de potência errada, kWh em vez de kW)

considere na pergunta anterior que os carregadores têm capacidade máxima de 30 kWh.

Sei que as AI apenas fazem projeções estatísticas a partir dos dados que são treinadas, não pensam de verdade. Mas não deixa de ser fascinante ler a parte de “pensamento” do DeekSeek, como no trecho abaixo:

Okay, the user previously asked about the optimal strategy and minimum travel time for a BYD Dolphin Plus over 1000 km. I gave a detailed answer considering speed, charging stops, and using fast chargers. Now, they want me to adjust the previous answer considering that the chargers have a maximum capacity of 30 kWh.

First, I need to understand what a 30 kWh maximum capacity means. Wait, maybe the user meant the charging power is 30 kW, not the battery capacity. Because the battery capacity of the Dolphin Plus is around 60 kWh.

The user might have confused kWh with kW. Because kWh is a unit of energy, while kW is power. Charging speed is measured in kW. So, the charging stations have a maximum power of 30 kW. That makes more sense.

So, with 30 kW chargers, the time to charge the battery will be longer. Let’s recalculate the charging times […]

A resposta foi manter a 90 km/h e fazer 2 paradas.

É difícil dizer de forma genérica, o calcanhar de Aquiles são os carregadores que tem no trajeto…

Mas de forma geral, eu prefiro manter velocidade média um pouco mais baixa (90 ou 100 km/h) para viagens mais longas e carregar menos, devido a imprevisibilidade dos carregadores (podem estar quebrados, filas, etc).

Se você quiser algo mais otimizado, aí vai ter que ser específico para o trajeto, usando ABRP por exemplo.

1 curtida

Concordo com o @julio, é bem difícil ter um dado genérico. Eu tenho uma planilha com dados de alguns trajetos que fiz com meu Dolphin Plus, mas meu modo de condução, a topografia dos trajetos, condições de clima e trânsito, certamente serão diferentes dos seus. Mas se quiser ver meus dados para ter uma ideia, segue a planilha.

Se você faz esse trajeto com alguma frequência, tente anotar os dados e ir ajustando o cálculo. Eu costumo pegar os dados de consumo que o carro mostra ao desligar e fazer umas contas em cima dele.

2 curtidas

Essa tua planilha é bem legal.
Se vc tivesse tambem o quanto vc subiu e desceu em termos totais ia ser sensacional para ajudar

1 curtida

Já pensei em tentar incluir esse dado. Mas a preguiça falou mais alto. :upside_down_face:

A maioria dos meus trajetos são planos, muitos “baixadões” onde desce e sobe na mesma proporção. Mas sim, se pegar os trajetos de ida, saindo de Águas de Lindóia, o consumo é bem menor se comparados com a volta. Minha cidade fica em uma região relativamente alta, saindo daqui eu chego a andar 20km com consumo < 0.5kw, mas a volta compensa isso.

Show essa planilha! Queria ser organizado assim. Mas quando faço uma parada, esqueço de anotar os dados de consumo e saio correndo para o banheiro kkkkk.

O ABRP não faz algo do tipo quando conectado com o Scanner ?

Conhecem algum App para fazer isso de forma automática ?

A versão paga consegue armazenar dados de viagem, altimetria e afins, quando conectado com obdii armazena também dados de consumo.

Eu prefiro manter meu controle manual mesmo.

1 curtida

Contribuindo com esta conversa.

A cada viagem que faço, monitoro e anoto os dados. Já faço assim com meu veículo à base de suco de dinossauro.

Além do relevo, percebo que o vento faz uma diferença substancial no consumo. Também percebo que o aumento da velocidade, principalmente após 100km/h, exige muita energia do carro.

O cálculo do percentual da bateria não é linear, todos sabemos. Faço meus cálculos (e que são confiáveis, conforme vou adquirindo a experiência para viajar com o carro elétrico), pelo consumo indicado quando desligo o circuito do carro (para não dizer ignição).

1 curtida

Acho praticamente impossível ter um padrão, são muitas variáveis, além de tudo que foi falado, a temperatura externa influencia no consumo a pressão dos pneus e até mesmo a posição e intensidade do vento.
Tem um canal no YouTube que o cara faz
vários testes de varios EVs. Um dos testes é o tempo gasto pra rodar 1.000km. O bacana é que ele tem todos os dados de vários carros e compatilha em uma planilha de Excel. Procurem por Bjorn Nyland. Outra coisa que precisa levar em consideração é a curva de carregamento procurem por ev-database.org.
Recentemente o Maurício do fuideeletrico fez uma viajem de 20 mil km em um Yuan Plus pela América do Sul, quem acompanhou pode entender que o que vale mesmo é a experiência pratica. Naturalmente, existe um limite que o carro vai fazer, porém dependendo da necessidade vc vai ajustando, velocidade, modo de condução etc.

Corrigindo a informação aqui.

Peguei 1 mês do premium já que vou fazer uma viagem em breve e resolvi testar hoje.

As informações armazenadas são mínimas. Não vale a pena. Quilometragem inicial e final, e praticamente isso.