Consumo e Autonomia Dolphin Plus

Não fiz. Ficou zero reais a revisão. Faço por fora.

O meu tbm costumo fazer fora e noto que melhora um pouco o consumo quando é feito. Mas a minha média tbm é essa perto dos 15Kw

Estou bem preocupado com o meu Dolphin Plus. No OBD mostra um SOH de 93% e o carro está com 20.185km apenas. Faz um ano hoje, dia 06/09/2025, que peguei na concessionária. Neste um ano fiz umas 20 recargas rápidas na estrada, demais no Wallbox. Já fiz recalibração da bateria chegando a 4%, carreguei pelo wallbox e não com corrente muito baixa ou com carregador portátil. Será que a bateria está com problema?

1 ano ou 20 mil km, suponho que ja fez a revisão. Questionou esse problema na css?
Sugiro ler os tópicos sobre saude da bateria e fazer manualmente o calculo da saude contando “manualmente” quantos kw/h o carro efetivamente usa por recarga.

Esquece esse numero. O que vc precisa validar é se vc tiver uma rotina diária, hoje o seu carro está gastando mais bateria do que a 1 ano para fazer o mesmo percurso?
Se sim, vc teve perdas, se não é so o sistema calculando errado mesmo.

1 curtida

Olá. O meu carro peguei dia 05/09/2024, está com 23kkm. Ou seja, muito perto do seu. E está em 98% o SOH. Maior parte das minhas recargas é em casa em 7kw, por um mês carreguei somente em carregador rápido. Normalmente carrego ao chegar nos 30%, mas se preciso vou até mais. Não fico controlando carga, às vezes carrego parcial, enfim, sem me preocupar muito.

Wallace esses 98% no OBD2 ou no Electro? Na revisão dos 20k não comentei da autonomia e nem do SOH. Na autonomia sempre chegamos nos 10% de bateria rodando em torno de 270 - 280 km. O trajeto que minha esposa faz diariamente tem bastante subidas e descidas. Eu, particularmente, acho que faria mais km que ela…….ela tem pé de chumbo…..por isso sempre gastava um absurdo nos carros a combustão.

Hoje no electro. Quando instalei ele no começo ainda estava 99%, nos dois. Como agora tenho o Electro nunca mais conectei o OBD.

Sei que porcentagem não é o melhor metodo de avaliar, ultimamente na tenho conectado o OBDII e não instalei o Electro… mas segue

Costumo fazer um trecho de 200km,
normal eu gastar 30kwh visualizados no resumo pós viagem, o que mudou, antes esse trecho era 50% da bateria no painel, foi virando 52%, estava em 54%, ultimamente os mesmos 30kwa estão sendo 57%

O que acham?

Se fosse uma pequena variação, 1 a 2%, tava ok, faz parte, mas a variação” aumentou muito

Aqui tem acontecido algo semelhante. De um tempo pra cá não tá dando mais pra rodar a média de 200km até 50%. Mesmo o consumo ao final da condução mostrando a mesma média de antes no mesmo trecho.

Estou me organizando pra recalibrar a bateria. Talvez fazer algumas calibrações em sequência pra deixar o BMS recalcular algumas vezes.

Inicialmente eu estava culpando a troca do pneu. Mas dado que o consumo permanece o mesmo, não creio que seja isso.

Outra coisa que pode afetar isso é a climatização com o veículo fechado. Geralmente quando deixa o AC ligado via app pra climatizar antecipadamente, esse consumo não entra em nenhum resumo. Ai mesmo tendo consumido os mesmos 30kw, teve ali um consumo antes que não entrou na conta.

Guizao. Abre tópico novo. Tás sujando o assunto deste e teu depoimento é bom pra outros acharem no futuro.

2 curtidas

Tranquilo Diego, fiz um novo post e excluí aqui, valeu!

2 curtidas

O pessoal no grupo tem experiência com viagem de Brasilia para Caldas Novas com relação a consumo, velocidade média, se daria para ir direto ou não, ter postos de recarga pelo caminho que passa em Luziania, Divinópolis, Cristianopolis e Caldas Novas?

Pelo que vi, são 300km entre Brasília e Caldas Novas, teoricamente daria pra ir direto, mas deve ter postos de recarga no caminho sim. Recomendo consultar no PlugShare e/ou ABRP.

É a minha primeira experiência com o Dolphin na BR, vi muitos relatos do grupo de consumo por velocidade média até 100km/h ou acima, e ninguém confirmou que passava dos 250km. Mas dentro da cidade, a autonomia pode passar dos 300km. Essa é a dúvida? Rodar na BR em velocidade baixa não dá, é muito ruim. O ideal seria entre 90 e 100km/h. A infraestrutura de eletroposto nesta rota é bem ruim, só vi em Luziânia, 60km de Brasilia, restando ainda uns 240km para percorrer até Caldas Novas.

Eu cheguei a planejar essa viagem, mas não executei. O plano era recarregar em Vianópolis, lá tem um carregador rápido de 40kw na lanchonete Brasília Caldas nessa cidade. É bem no caminho da viagem. Parece estar funcionando bem, os relatos no plugshare indicam recarga com sucesso em 11/10.
Como plano B, há mais dois carregadores nessa mesma cidade de 6kw.
Segue o link do carregador:
http://plugshare.com/location/733264

1 curtida

Eu já viajei bastante com o Dolphin Plus. Usando ACC travado a 100km/h, o consumo chega nos 350km fácil, a minha média é mais pra 370-380km de autonomia. Só me preocuparia se fosse subir muita serra, aí é aquela coisa, economiza na descida o que gasta a mais na subida.

Eu documento minhas viagens e trechos ligeiramente mais longos nesse documento, caso tenha interesse para fins de referência. link

2 curtidas

Eu tenho um Dolphin GS e de Brasília para Pirenópolis variando a velocidade de 80 a 110km/h faço com 40% de bateria, chegando em Pirenópolis com 60%, são 160km. Então teoricamente minha autonomia seria perto dos 400km.
Mas a volta é bem pior, eu chego com menos de 50% para percorrer os mesmos 160km devido ao relevo.
Eu diria que 240km com a bateria do Dolphin GS é praticamente certo de ser suficiente, a não ser que você esteja subindo uma serra muito longa.
Para ter uma estimativa incluindo informações como velocidade média, número de pessoas no carro e relevo, use o ABRP:
https://abetterrouteplanner.com/
Esse site faz rota com as paradas de recarga, mas o problema dele é que ele não conhece muitos carregadores. Essa rota mesmo de BSB a CN: ele sugere recarga em cristalina, bem mais longe e fora da rota.
Mas se você reduzir a velocidade para 80km/h nas configurações, ele sugere que você chegará com 10% de bateria.

1 curtida

Muito obrigado pelos relatos pessoal. Fiquei mais confiante em programar esta viagem com tranquilidade. Achei massa seu relato @dawtaylor, seu link ajuda muito! @rsarres, a dica é muito boa… vlw! Abs.