Fui ver os dados que tu disponibilizou no link. Muito interessante. Também tenho o Dolphin Plus e meu carro já passa de 32 mil quilômetros com um ano de uso. Meu uso majoritário é na estrada (pista dupla e com pouco relevo acidentado). Faço viagens longas, algumas de SC até SP.
Em Santa Catarina, como moro no litoral, o elemento que mais influencia ao trafegar pela BR 101 (litoral) é o vento. No inverno, é vento sul; no verão, é vento nordeste. Na viagem que pego vento frontal, o consumo aumenta sensivelmente e preciso rodar no máximo a 90 para fazer os 400 km de autonomia, às vezes um pouco mais. Com o vento em popa, é uma maravilha, rodando muito próximo de 100 km/h e fazendo 420, 430 km de autonomia projetada, em viagens que beiram os 400 km (ida e volta).
O único carro elétrico que me chama a atenção hoje é o Aion V, pela capacidade da bateria. Com ele, acredito que conseguirei fazer a viagem de 480 km (faço com certa frequência) sem recarregar na estrada.
Interessante sua observação dos ventos… isso seria equivalente a andar numa velocidade maior quando o vento esta contra…
Ainda pensando na questão do vento, pelo o Aion V ser um carro maior que o dolphin, provavelmente a força de arrasto total dele é maior do que o dolphin. O que vai deixar ele “menos eficiente”. Então talvez a bateria maior não garanta uma autonomia tão superior assim na casa dos 480km.
Vou trazer um outro dado aqui que observei.
No meu Dolphin Plus tem aquela opção de colocar o Ar Condicionado em Modo Conforto ou Modo Eco.
Eu nunca tinha usado no modo eco, e nas ultimas 2 semanas eu troquei para o ECO.
O efeito agora (por enquanto dados mais anedoticos que qualquer outra coisa) foi que mesmo no meu dia a dia de ficar o tempo todo engarrafado o carro tem mostrado no painel (Kw/100KM) sempre abaixo de 15.
Antes de fazer essa alteração, no meu dia a dia eu nao ficava com menos de 15 basicamente nunca, so pegando estrada mesmo.
Fiz isso nem foi buscando melhoria do consumo, mas pq eu acho o AC do dolphin plus muito agressivo, então agora (por enquanto) eu tenho mais conforto e mais rendimento tambem.
na verdade é vc quem domina a autonomia e não o veiculo, ali tem um pouco a mais claro, mas quem ta dirigindo é vc, quem vai aproveitar a autonomia é o modo que vc dirige, não tenta jogar isso pro carro não kkkkkkk
Você consegue rodar a autonomia estimada no painel?
Eu concordo que o responsável pela autonomia é o motorista e a forma como se conduz define diretamente qual será a autonomia real. Mas existe uma diferença muito grande entre a autonomia “estimada” e a autonomia possível.
Se considerar que o carro ainda tem opção de autonomia dinâmica, que deveria levar em conta o histórico de consumo recente do carro, o negócio fica ainda mais absurdo.
Exemplo. Minha média acumulada é de 14.6kw/100km, a bateria de 60kwh poderia rodar, no máximo 400km, então a autonomia dinâmica deveria exibir 400km, nunca 490-500km.
SIM vc ta correto, nunca cheguei aos 490 nem os 510 km que mostra la dependendo do que vc escolhe, não sei quantos meses vc tem o veiculo, no começo eu não tinha muita autonomia se comparar a que tenho hoje, antes era 360 km agora eu to chegando facil nos 410 km, ja viajei e dirigi de forma agressiva e fiz bem menos, mas eu entendi o que quis dizer, poderiam por uns 430 km sem mentir ne kkkkk
Essa autonomia dinâmica é bem ruim mesmo, parece que é igual a outra só que menor. Carro a combustão é bem mais eficaz nesses casos.
Aqui a autonomia segue próxima dos 400km, região muito montanhosa e tal.
Com o último update essa reserva maior de bateria deixou a sensação de menor autonomia. Mas o consumo geral costuma ser bom.
O negócio da autonomia do painel é que o dinâmico não tem nada de dinâmico.
Opa. bom dia…
sou novo aqui no forum, estava pesquisando sobre queda na autonomia após a troca do pneu e encontrei esse forum.
bom deixa eu compartinhar minha esperiência:
comprei o Dolphin plus no lancamento e recebi em dezembro de 23, após me adaptar com o carro, minha autonomia normal girava na casa dos 380 km por carga. o melhor desempenho que tive foi 403km restando 2% de bateria. Isso no final da vida do pneu original, o ling long… sempre achei o grip do pneu original ruim, na chuva, era comum destracionar, mas o consumo era baixo e a autonômia excelente.
Aos 48000km troquei os penus pelos PNEU DUNLOP 205/50R17 93W SP SPORT FM800. percebi significativa melhora no grip, principalmente em piso molhado, mas o consumo subiu bastante. Agora, dificilmente passo dos 350km. Outra dificuldade que tive é que não tem configuração de balanceamento específico do dolphin plus nas maquinas de alinhamento, nem mesmo na concessionária.
a solução indicada pelo próprio chefe da oficina da BYD Servopa de Curitiba foi usar os parámetros do Yuan plus, pois a suspensão do Dolphin plus é muito mais parecida com a do Yuan do que do dolphin gs. outra coisa, estava voltando de São Paulo para Curitiba faz poucos dias e peguei muita chuva. o consumo foi muito alto, precisei parar 2 vezes fora do previsto.
Meu carro já está chegando perto da revisão de 60mil, e vou fazer o primeiro rodizio desses pneus e ver o estado e se melhora o consumo.
Abraços a todos.
Criei um topico hoje pra gente compartilhar a autonomia real dos nossos dolphin… seria legal ter uma base estatística pra não dependermos de dados da montadora ou do INMETRO…