Consumo e Autonomia Dolphin Plus

Fui ver os dados que tu disponibilizou no link. Muito interessante. Também tenho o Dolphin Plus e meu carro já passa de 32 mil quilômetros com um ano de uso. Meu uso majoritário é na estrada (pista dupla e com pouco relevo acidentado). Faço viagens longas, algumas de SC até SP.
Em Santa Catarina, como moro no litoral, o elemento que mais influencia ao trafegar pela BR 101 (litoral) é o vento. No inverno, é vento sul; no verão, é vento nordeste. Na viagem que pego vento frontal, o consumo aumenta sensivelmente e preciso rodar no máximo a 90 para fazer os 400 km de autonomia, às vezes um pouco mais. Com o vento em popa, é uma maravilha, rodando muito próximo de 100 km/h e fazendo 420, 430 km de autonomia projetada, em viagens que beiram os 400 km (ida e volta).
O único carro elétrico que me chama a atenção hoje é o Aion V, pela capacidade da bateria. Com ele, acredito que conseguirei fazer a viagem de 480 km (faço com certa frequência) sem recarregar na estrada.

3 curtidas

Interessante sua observação dos ventos… isso seria equivalente a andar numa velocidade maior quando o vento esta contra…
Ainda pensando na questão do vento, pelo o Aion V ser um carro maior que o dolphin, provavelmente a força de arrasto total dele é maior do que o dolphin. O que vai deixar ele “menos eficiente”. Então talvez a bateria maior não garanta uma autonomia tão superior assim na casa dos 480km.

1 curtida

Vou trazer um outro dado aqui que observei.

No meu Dolphin Plus tem aquela opção de colocar o Ar Condicionado em Modo Conforto ou Modo Eco.

Eu nunca tinha usado no modo eco, e nas ultimas 2 semanas eu troquei para o ECO.

O efeito agora (por enquanto dados mais anedoticos que qualquer outra coisa) foi que mesmo no meu dia a dia de ficar o tempo todo engarrafado o carro tem mostrado no painel (Kw/100KM) sempre abaixo de 15.

Antes de fazer essa alteração, no meu dia a dia eu nao ficava com menos de 15 basicamente nunca, so pegando estrada mesmo.

Fiz isso nem foi buscando melhoria do consumo, mas pq eu acho o AC do dolphin plus muito agressivo, então agora (por enquanto) eu tenho mais conforto e mais rendimento tambem.

4 curtidas

na verdade é vc quem domina a autonomia e não o veiculo, ali tem um pouco a mais claro, mas quem ta dirigindo é vc, quem vai aproveitar a autonomia é o modo que vc dirige, não tenta jogar isso pro carro não kkkkkkk

Você consegue rodar a autonomia estimada no painel?

Eu concordo que o responsável pela autonomia é o motorista e a forma como se conduz define diretamente qual será a autonomia real. Mas existe uma diferença muito grande entre a autonomia “estimada” e a autonomia possível.

Se considerar que o carro ainda tem opção de autonomia dinâmica, que deveria levar em conta o histórico de consumo recente do carro, o negócio fica ainda mais absurdo.

Exemplo. Minha média acumulada é de 14.6kw/100km, a bateria de 60kwh poderia rodar, no máximo 400km, então a autonomia dinâmica deveria exibir 400km, nunca 490-500km.

4 curtidas

SIM vc ta correto, nunca cheguei aos 490 nem os 510 km que mostra la dependendo do que vc escolhe, não sei quantos meses vc tem o veiculo, no começo eu não tinha muita autonomia se comparar a que tenho hoje, antes era 360 km agora eu to chegando facil nos 410 km, ja viajei e dirigi de forma agressiva e fiz bem menos, mas eu entendi o que quis dizer, poderiam por uns 430 km sem mentir ne kkkkk

Essa autonomia dinâmica é bem ruim mesmo, parece que é igual a outra só que menor. Carro a combustão é bem mais eficaz nesses casos.

1 curtida

Aqui a autonomia segue próxima dos 400km, região muito montanhosa e tal.

Com o último update essa reserva maior de bateria deixou a sensação de menor autonomia. Mas o consumo geral costuma ser bom.

O negócio da autonomia do painel é que o dinâmico não tem nada de dinâmico.

Opa. bom dia…
sou novo aqui no forum, estava pesquisando sobre queda na autonomia após a troca do pneu e encontrei esse forum.
bom deixa eu compartinhar minha esperiência:
comprei o Dolphin plus no lancamento e recebi em dezembro de 23, após me adaptar com o carro, minha autonomia normal girava na casa dos 380 km por carga. o melhor desempenho que tive foi 403km restando 2% de bateria. Isso no final da vida do pneu original, o ling long… sempre achei o grip do pneu original ruim, na chuva, era comum destracionar, mas o consumo era baixo e a autonômia excelente.
Aos 48000km troquei os penus pelos PNEU DUNLOP 205/50R17 93W SP SPORT FM800. percebi significativa melhora no grip, principalmente em piso molhado, mas o consumo subiu bastante. Agora, dificilmente passo dos 350km. Outra dificuldade que tive é que não tem configuração de balanceamento específico do dolphin plus nas maquinas de alinhamento, nem mesmo na concessionária.
a solução indicada pelo próprio chefe da oficina da BYD Servopa de Curitiba foi usar os parámetros do Yuan plus, pois a suspensão do Dolphin plus é muito mais parecida com a do Yuan do que do dolphin gs. outra coisa, estava voltando de São Paulo para Curitiba faz poucos dias e peguei muita chuva. o consumo foi muito alto, precisei parar 2 vezes fora do previsto.
Meu carro já está chegando perto da revisão de 60mil, e vou fazer o primeiro rodizio desses pneus e ver o estado e se melhora o consumo.
Abraços a todos.

2 curtidas

Criei um topico hoje pra gente compartilhar a autonomia real dos nossos dolphin… seria legal ter uma base estatística pra não dependermos de dados da montadora ou do INMETRO…

aqui tá dando exatamente o mesmo problema
dolphin plus, deu uma vez e na segunda conectou
aí agora fui carregar de novo e não vai

Ja faz um tempo que tive esse problema. Se não me engano aparecia a msg conexão bem sucedida, carga completada ou finalizada.
Levei na css, eles trocaram a porta de carregamento junto com o chicote. E enquanto a peça não chegava eles retiraram a trava que prende o carregador no carro.

Olá amigo, também tive a sensação de que a autonomia diminuiu.

Será que de fato a BYD aumentou a reserva de energia depois da atualização? Alguém já fez um teste real de quanto o carro roda nessa “reserva”, ou seja, depois do 0%?

Como comentei. Não é exatamente uma perda de autonomia, mas sim uma alteração na estimativa da porcentagem.
Não cheguei a zerar a bateria, nem próximo disso, mas minhas medições com o OBD são consistentes ao estimar a “carga total” em 53kw, 4kw abaixo do esperado de 57kw esperados para uma bateria com 95% de saúde.

Hoje fiz um trecho longo até Trindade. Excelente média geral, 12.6kwh/100km.

O que mais chamou a atenção foi a regeneração na descida de Cunha. Até começar a descida a média subiu pra 19.7kwh/100km, mas a descida foi uma regeneração absurda, estava com 72% e cheguei ao final da serra com 79%. Notem a barriga negativa na curva de consumo (perdão os reflexos), acho que uns 20km ou mais só regenerando, um toque ou outro no acelerador.

No caminho também tive a oportunidade de testar a rede da InCharge em Aparecida. Que experiência! Pagamento via Apple Pay, sem app, cadastro, nada, só conectar, autorizar pelo web app e já era. Potência excelente do começo ao fim, começou direto em 84kw e sustentou 33kw até 97%.



6 curtidas

Eu faço Criciúma a Curitiba 498km. Só esperando sair um elétrico com preço exequível para poder trocar o meu DP.

aqui foi exatamente a mesma coisa
trocaram a trava do carregador, enquanto não chegava a peça liberaram carregar sem travar

“Pé pesado te deixa a pé”: Dono de EV mede na prática quanto o consumo aumenta ao se andar mais rápido na estrada - Notícias Automotivas

Matéria bem interessante. Pra mim explica a razão dos EVs racionais estarem vendendo tanto, mas o pessoal estar abandonando os EVs esportivos, que apresentam altíssima depreciação.

Não à toa que o Dolphin Mini foi recentemente o carro mais vendido no varejo. Um deles foi o meu. Num tempo de carros tão caros, é o carro de quem não tem grana pra comprar um carro. A economia de combustível paga o boleto do financiamento.

Por outro lado, se um EV compacto é excelente, não faz sentido pagar caríssimo num EV esportivo e ter de maneirar na rodovia pra conseguir chegar. Ok, no Brasil, o maior limite é 120kph, mas não numa Autobahn alemã.

Aí o cara pega seu Porschão EV na Autobanh e toma passão de carro 1.4… Se acelerar, o passão acontece do mesmo jeito, quando ele estiver parado na recarga.

Por isso que acredito demais nos EVs racionais, a melhor forma de se deslocar com conforto e baixo custo.

Pode ser que um dia os EVs esportivos cheguem lá. Com maior autonomia, mais tempo de recarga e maior infra de eletropostos. Até lá, os esportivos a combustão seguem entregando mais e melhor.

1 curtida

A depreciação é sempre mais acentuada em modelos mais caros. Independente de ser elétrico, híbrido ou a combustão.

Quanto a esportivos, existe também um componente emocional e sensorial. Quem está atrás de um carro de fim de semana, provavelmente, não vai se preocupar com meio ambiente, economia nem comodidade.

A autonomia de esportivos é praticamente irrelevante, ninguém pega um 911 pra fazer viagens de 1000km, esses carros são mais usados em viagens (roles) curtos.

Paguei 250k no Seal no meu aniversário em junho de 2024. Hoje vale em torno de 210k. Não é tanta depreciação se comparar com os carros nessa faixa de valor.

E tentando arrumar um argumento racional para minha compra emocional, já economizei uns 30k em combustível e manutenção.

O Seal continua vendendo uma quantidade próxima da BMW 320. O mercado é pequeno para esse tipo de carro. Mas não deixa de ser uma façanha para um carro elétrico chinês.

E dá para fazer 500 km com uma carga se andar entre 90-100 km/h. Se andar no fluxo, a 110 ou 120 km/h, aí dá 400 km de autonomia. Se brincar de piloto, 300 km no máximo.

2 curtidas