Consumo e Autonomia Dolphin Plus

O que achei estranho na sua configuração foi o ar-condicionado estar em velocidade 5, eu moro em Palmas e nem aqui o meu fica assim.
Andei mais 4 mil KM saindo de Palmas/TO até Rancharia/SP depois indo para Campinas/SP e voltando para Palmas/TO.
Durante esses vários dias de viagem, percebi muita coisa que reduz autonomia e uma delas é o ventilador do ar. Melhor configuração pro ar-condicionado é e mesma do carro a combustão, usar sempre em modo automático, reduzir e programar temperatura desejada e deixar que ele ajuste. Se você colocar o ar em modo Econômico nas configurações vc vai notar que o carro tenta ao máximo não elevar a velocidade do ventilador (ele me pareceu o vilão do consumo) e isso ajuda até na hora de ficar dentro do carro esperando carregar, acredite, ajustando bem você ganha uns 0.8 kWh no carregamento e vc reduz aí uns 30 minutos e pra quem precisa ficar parado no SAU da ecovias 4 horas pra carregar, isso é muito kkkk. Mesmo o ar na temperatura adequada e velocidade do ventilador em velocidade 2, se estiver muito quente fora do carro ele consome bem mais, ficou bem claro isso pra mim rodando esses 4 mil quilômetros, a bateria parece realmente sofrer em altas temperaturas, chegando ao ponto de não iniciar o carregamento quando cheguei num posto de carga rápida, tive que ligar o carro e o ar-condicionado para o carregador iniciar a carga pois a temperatura da bateria parava o carregamento do equipamento.
Quando peguei chuva e tive que ligar o limpador de para-brisa na velocidade máxima, notei que consumia muito mais energia do carro. Nessa situação eu estava andando em torno de 60km/h pois a chuva era realmente bem forte, ar condicionado bem suave pois estava fresco mas o limpador no máximo reduziu bem a autonomia daquele trecho.
Regeneração em modo “large” pra mim foi pior também o que me causou espanto, mas fui percebendo que andando em piloto automático o carro não faz bem esse equilíbrio pois ele para de acelerar e o carro começa a freiar e ele acelera de novo e por ai vai e isso toda hora gerava vários picos de acelerações, consumindo mais. Fazendo esse controle de velocidade por conta própria eu vou aliviando aos poucos o pedal de acelerador e carro não segura muito mas já começa a regeneração, mas claro que é muito mais confortável numa viagem você usar Cruise Control, então não abri mão desse conforto por um mínimo de regeneração.
Enfim, carro elétrico é isso, se você estiver usando qualquer coisa que consome energia ele vai diminuir sim a autonomia do carro, o importante é tentar achar um equilíbrio entre conforto e consumo e isso vai tempo e observações relevantes. Muito coisa eu percebi nessa viagem mas fica inviável explicar tudo aqui. kkkkkk

4 curtidas

@Murilo como esta sua experiencia? Melhorou a autonomia?

Eu peguei um dolphin plus a menos de 1 mes, rodo pouco, 200km ate agora so, mas os primeiros 100km ele estava com 60% e carreguei, agora ta com 50% e rodei so 140km. Ou seja, nao daria nem 300km com 100%. Nao sei se isso é normal por ser novo e com o tempo melhora ou se posso estar com algum problema ( nem peguei estrada ainda pra testar por medo dessa autonomia ).

Depende bastante de como voce andou esses 140km… se ta calibrado o medidor, se seu carro fica no sol ou não, da temperatura de quando você andou. eu faço aproximadamente 400km no plus se ficar no urbano com o ar ligado direto, em dias não muito quentes… quando ta bem quente a autonomia diminui porque força mais o ar condicionado e tambem porque o resfriamento da bateria liga mais vezes… é dificil cravar uma autonomia, ela tem vários fatores que influenciam então se mudar uma variável que seja ja da uma boa diferença

1 curtida

Boa noite galera!

Meu Dolphin Plus está com quase 3.500km

Minha média acumulada é de 15.4kw

Mal consigo rodar 310km com uma carga de 100% a 7%.

Essa autonomia está me decepcionando muito, minha expectativa era de pelo menos 390~400km.

Será que tem algo errado?
Existe algum meio de calibrar ou recalibrar as baterias??

Comprei ele em outra cidade, então 0km já fiz uma viagem com ele, nesse trajeto em BR utilizei um carregador ultra rápido, será que pode ter descalibrado o controle da bateria?

O meu Dolphin Plus ando entre 350 e 390km com uma carga.

Mas sempre no ECO com regeneração High. Você que estão sem autonomia estão no ECO?

E olha que rodo muito em BH que tem muito morro. Mas até na estrada fiz perto de 400km tb.

Balancear a bateria é só carregar até 100%.

Nunca carreguei em carga rápida mas acho que isso não atrapalha assim.

3 curtidas

Ciclo do Inmetro para o plus esta em 330km, já estou com meu Dolphin GS completando 12 mil km, posso afirmar que é o ciclo mais honesto e justo que existe, não fiquei frustrado, pois comprei o meu carro depois de ler muito e saber que era o ciclo mais confiável, depois de todo este tempo rodado dou o mérito para o inmetro, se eu faço um pouco mais é lucro

3 curtidas

Não sei se é assim que funciona, mas minha lógica é: 60.5/15.4 = 3,92, ou seja, com essa média de consumo você deveria estar fazendo 392 km com 100% de carga.

Sei que o tópico é do Plus, mas só a titulo de comparação, meu Dolphin GS faz de 280 a 380 km com uma carga. Se eu fosse resumir, o principal fator é o pé do motorista. A regeneração recupera muito pouco (60% é um valor médio de mercado) então é ilusão achar que só porque regenera na desaceleração tá sendo economico.
Se dirigir igual um carro a combustão, só pisando no acelerador sem pensar muito, vai gastar mais. Resumindo, se o foco é em conseguir uma autonomia maior, tem que ir só no sapatinho.

3 curtidas

Meu carro já está com 7.800km, faço com frequência um trajeto de 200km, carrego, e volto…

Esse mesmo trajeto, se vou a 120, gasto 60-65%
Se vou a 110km/h, gasto uns 55-60%,

O que costumo fazer é ir de 100km/h, sem piloto automático, no pé é mais econômico, regeneração standard, porque deixo regenerando nas baixadas… mesmo que chegue lá em baixo a uns 92km/h

Assim gasto de 45 a 50%

Normalmente carrego por 3 horas, aproximadamente 30% e volto

Até então sempre tinha andado em dias frescos, outro dia que estava mais quente, as baterias estavam marcando 41 graus no obdII, a autonomia caiu muito rápido

1 curtida

É um pouco de tudo que já foi falado! Mas há que considerar também o relevo. Se você sobe muito morro ou aclives, o consumo será bem maior, como no carro a combustão. Em compensação, em declives, gasta muito pouco por causa da regeneração e uso moderado do acelerador, também similar aos carros a combustão, com a diferença que não queimam combustível com ele ligado ou parado no trânsito.

Para referência.
O meu é um GS, está com 2200km e a minha menor autonomia foi de 368km, usando aproximadamente 80% no urbano e 70% com o ar ligado.
OBS: Sempre no modo ECO, LARGE.

No urbano o meu sempre fica com mais de 4km/ %

Tipo… gasta 10% da bateria, já andou mais de 40km

Sempre com ar ligado

Estou nessa média também, com o plus, misto cidade-estrada (mas sem pisar muito).

Hoje foi um dia de temperatura mais amena em campinas e São paulo, consegui manter a media de 400km, mesmo fazendo metade do trajeto em estrada(100km pra ir, 100km pra voltar de sp).




A autonomia é o ponto forte desse carro, 12,7Kw para 100km, 470km por carga.

Você já reparou no seu Plus que o consumo não é igual?
Tipo os primeiros 10% eu faço mais de 40km.
Mas quando chega em 60%, 50% cada 10% não é mais de 40km mais… reduz.

É como se os primeiros 10% andassem mais. Será se é só no meu?

Já tinha reparado… mas não sabia se era minha paciência que ia diminuindo… nos primeiros 10%… sempre consigo fazer mais mesmo… até mais que 4km/%…

Depois não consigo mais que 3.7km/%… mas sempre vou ficando mais liberal com o pé! Vou testar!

Tambem ja reparei isso, alem da paciência ir diminuindo tambem acho que é porque no começo a bateria ainda esta em temperatura ambiente e não precisa de refrigeração. Tambem eu começo a dirigir de manhã, quando o dia não esta tão quente.

1 curtida

O que acho estranho é a medição da autonomia com e ser ar-condicionado. Não importa se o seu soc é 100% ou 20%, quando vc liga o A/C a autonomia diminui sempre 7km e vice-versa. Algoritmo danado esse…

No dinâmico? Não reparei isso não :thinking: