Consumo e Autonomia Dolphin Plus

No Dinâmico, observe e conte depois, desligou o ar, caiu 6 ou 7km. No modo Padrão nada acontece se liga ou desliga o ar.

Aliás, agradeceria se alguém pudesse explicar a real diferença entre os dois modos.

Pelo que eu entendi no dinâmico a autonomia se adapta ao seu consumo médio (não sei se total ou nos últimos 50 km), e o padrão considera sempre a mesma autonomia.

O problema é que o dinâmico sempre dá a mesma autonomia depois que carrega (509km ou 503km, dependendo do ar estar ligado ou não), independente de como se dirigiu antes.

Pra mim ambos os modos são meio BS, talvez tenham seu valor na estrada ou em situações de pouca carga, mas, eu, que só rodo na cidade, só olho para o SOC no fim do dia.

Fiz o teste… andei 42 km de 20% até 12% andando de boa

Pessoal, realmente tem algo errado.

Pois não tem como o mesmo carro dar tanta diferença entre motoristas.

Ainda mais considerando o consumo médio 15kwh/100km = autonomia de 400km

Não chego nem a 300km de 100% a 10% de bateria!

Então vejo uma discrepância entre o consumo médio e realmente o rodado …

Irei carregar a 100% e fazer um gráfico de consumo, irei monitorar bateria, km rodado, temperatura externa e AC.

Depois irei postar para vocês!

Ou meu veículo veio extremamente descalibrado ou alguma celular está defeituosa não permitindo usar os 60kw da bateria!

3 curtidas

Seu consumo médio é esse de 15kw/100km? Calor faz muita diferença mesmo, no meu a autonomia cai muito

Eu acho tão errado esses dois modos de medição que eu ignoro quanto o carro está dizendo que anda e faço meu calculo usando regra de 3.

Sempre que eu carrego eu zero o Trip A. E se o carro tem 90% de bateria e andou 41 Km ai está fácil a autonomia é 410km.
Se tem 67% de bateria e andou 128,7km no Trip A seria 128,7/33*100 = 390 km.

Tem conta que é quebrada assim e só na calculadora. Mas eu olho sempre quando consumiu 10%, 20%, 50%, etc… ai é fácil bater o olho e fazer a conta de cabeça.

1 curtida

Hoje fiz uma viagem curta, ida e volta de 94 + 94 km, total 188 Km, saí com 99% e cheguei com 49%, No percurso subi e desci duas vezes a serra da Mantiqueira e andei 20 km na Dutra a 110Km por hora.

1 curtida

Hoje fiz um bate volta Campinas - Monte verde. Na ida eu fui economizando na velocidade pois estava receoso de não conseguir ir e voltar com uma carga e não tem carregadores rapido no trecho. Entao fui com velocidade entre 100 e 90 e fazendo coasting o maximo possível. Cheguei em camanducaia com 69% e em monte verde com 57%. Na volta, cheguei em camanducaia com 55% e de volta em campinas com 24%. Na volta, como eu vi que ia dar pra voltar, eu não economizei na velocidade, vim entre 110 e 100km/h. Eu economizei um pouco no ar condicionado porque estava com meu pai e ele não gosta do ar muito gelado. Entao deixei na temperatura de 23°C ventoinha no automatico.

Estatísticas da viagem completa




Estatisticas ate monte verde




É um percurso bem atípico, porque a volta gastou bem menos do que a ida apesar da velocidade maior na volta. Mas fazendo as contas rodaria 423km com 100% da bateria.

3 curtidas

Altitude de Campinas: 680 metros
Atitude de Monte Verde: 1.550 metros
Diferença de altura (h): 1550 - 680 = 870 metros
Massa do Dolphin (m): 1680 kg
Aceleração da gravidade (g): 9.8 m/s²

Energia potencial:

Ep=m * g * h

Ep=1680 * 9,8 * 870 = 14.323.680 Joules = 3,97 kWh

Portanto, você gastou cerca de 4kWh só para ganhar altura na ida e recebeu cerca de 2,8kWh de regeneração na volta (considerando 70% de recuperação)

Física a todo vapor :slight_smile: (ou a todo elétron, sei lá).

15 curtidas

Sensacional!!! @julio

1 curtida

Carro após os 2mil km de amaciamento do motor, melhora na autonomia?

Fiz uma viagem ontem, no plus, de 240km. Viagem com a bateria 100%, a 95km/h, ar condicionado em 23°, velocidade 2 do ventilador, regeneração metade do caminho normal, e a outra metade no high.
E ainda quando cheguei na cidade, fui rodar na uber. Cheguei em casa com a bateria em 13%, e um total rodado de 325km.

Achei essa autonomia muito baixa. Qual é a opinião de vocês? Já que tentei fazer o máximo possível pra economizar a bateria em prol da autonomia.

Coloca o ar condicionado no automático, vai diminuindo a temperatura, sem mexer no ventilador. No Gs, a pior que consegui, foi 250 com 80%

So pra deixar minha contribuição também.
Moro em Curitiba. Não tem muita alteração de altitude no meu trajeto diário de 50km. Rodo praticamente todo final de semana para passeios curtos.
Em resumo, puramente na cidade tenho feito em torno de 430 a 450km de autonomia. Na estrada em torno de 370 a 380km e circuito misto algo em torno de 410km.
Na cidade rodo normal, sem acelerar absurdo mas também sem pé de pena. Na estrada, ando na velocidade da via. 100, 110…faço ultrapassagens normalmente. Em resumo, não passo vontade.
100% do tempo com ar ligado e frequentemente nesse calor que tem feito de 28 a 34 graus.
O meu consumo médio apontado no painel é de 14.8kwh/100km, o que corrobora com os valores que citei acima.
Pra mim está ótimo, tem atendido às minhas expectativas.

5 curtidas

Estou na mesma situação que você, tenho um Yuan Plus, ele com 100% carregado, na cidade roda uns 200 km e ja ta com 20%, ou seja gasto absurdo, na estrada todo 300 km e a bateria cai pra 10/15% , não ando correndo muito, não ando com o carro pesado, enfim, o meu ta muito abaixo, pelo que vi aqui o consumo ta certa de 17,5kw/100km

No Plus, notei uma clara vantagem em deixar a regeneração em standard. No high o carro fica muito amarrado e acaba consumindo mais principalmente na cidade pois perde o embalo muito rápido sempre que se solta o acelerador.
Tenho feito média de 15kw, sem pena de acelerar nas retomadas e saídas de lombadas.
Nos modos de direção, o normal é que melhor me atende pois minha cidade é cheia de morros, usar o eco faz o carro ficar muito anestesiado e o sport canta pneu com muita facilidade.

Agora uma coisa que tem de ficar clara que vejo muita gente reclamando, independente de fazer 18 ou 11kw, o custo de recarga é muito menor que qualquer modelo a gasolina.
Se apegar à essa questão pode ser uma preocupação sem sentido, principalmente pra quem so anda na cidade ou faz viagens com menos de 150 km de distancia.
Claro, é importante fazer testes em viagem para saber o alcance do carro com o estilo de direção e a geografia de cada um para eventualidades.
Mas esse apego ao consumo é um vicio herdado da nossa época de visitar postos de gasolina.
Eu sinceramente tenho mais preocupação com quantos km vou conseguir rodar antes de fritar os pneus.

5 curtidas

Fiz meu teste essa semana, tentando fazer o máximo de autonomia. Em Brasília, tenho subidas na minha rotina diária, mas evitei o eixão que é 80km/h, evitando ao máximo aceleradas, a chamada autonomia Uber. Deu 376km em 90% da bateria.
Eu achei desconfortável, quase perigosa. Tudo bem que o ar estava sempre ligado nesse clima sudanes dos últimos dias. Mas prefiro rodar os 320 que eu fazia sem muita preocupação.



1 curtida

eu cheguei a perceber a diferença no consumo quando a bateria chega nos 60%. Do nada minha média saiu de 12,5 para 15kw. Na prática eu estava dirigindo 90% do tempo com velocidade máxima de 60km/h, olhando o tempo todo para aceleração não passar de 15 kw. Mesmo assim algumas subidas ia para 20kw e alguns retornos era obrigado a dar uma leve pisada.
A questão é que no plus, um pé de pena (como já falaram) é 10kw, qualquer pisadinha mais desavisada é 25kw para cima. Para conseguir uma “média” de 12kw tem que cuidar para não passar de 18kw o tempo todo. Isso é muito desconfortável, mesmo andando em vias de 60, 50 km/h. Esse não é o jeito que o brasileiro médio dirige e percebi muita gente passando irritado por mim.

Concluindo, o carro é capaz de rodar 400km com uma carga, não tenho dúvidas. No anda e para da cidade é extremamente desagradável para mim. Talvez quem tenha um dia a dia mais constante a 60km/h faça mais. No anda e para o que mais gasta não é a velocidade, mas sim as aceleradas saindo das paradas.

Evitei inclusive de ficar no carro parado com o ar ligado, que eu fazia esperando meu filho sair da escola.

Fazendo uma conta por alto eu gasto 8 reais a mais por carga andando sem muita preocupação, que seria 24 reais por mês, menos de 300 reais por ano. Isso dá um tanque do meu forester antigo. Concordo com o colega que postou acima, melhor curtir o carro

2 curtidas

Mais um dia de trabalho, mais 400km.
Dei uma parada de manha pra comer um misto então não ta contando o dia todo, mas pela tela de resumo do restante deu 14,15 kw-h/100km


2 curtidas

7km/kw, se colocar 1kw = 1 real, na minha região que a gasolina está R$ 5,8, e como se tivesse um carro que faz 40km/L de gasolina

1 curtida