Consumo e Autonomia Dolphin Plus

O modo dinâmico é assim mesmo. Leva em consideração o consumo dos últimos 50km e ainda subtrai uns 4km se vc ligar o ar condicionado. Faça o teste. Tem vezes que concluo a carga e ele mostra 502m de autonomia, ligo o ar e cai automaticamente para 498km. Como falado, nao confia nesse número

Acho que tem um lance de calibração, a autonomia aos 100% varia com o que aconteceu antes, se você carregou de 80% a 100% vai dar uma autonomia, se carregou de 10 a 100 vai dar outra, se carregar de 10 a 100 de novo vai dar uma terceira.

Só estou escrevendo isso pelo interesse “matemático” - esse fútil número de autonomia não vale nada, não vale o tempo que gastamos escrevendo sobre ele agora. É um número que meu cérebro já aprendeu a filtrar há muito, quando olho para o painel de instrumentos só consigo ver a % de bateria.

1 curtida

Perfeita colocação!
Mas eu realmente não esperava um número preciso que atendesse a todas essas variáveis colocadas (“Trânsito, condições de pista, clima, altimetria, etc"). Para mitigar a influência dessas variáveis (que existem mesmo no mundo a combustão) usamos a média. Se eu fosse mais organizado poderia mensurar o tempo e consumo de cada viagem. Nesta situação a relação consumo/tempo me daria uma média na viagem (considerando fixa a distância). Fazendo esta relação em mais e mais viagens, consigo ir melhorando esta média em relação às variações das variáveis citadas. E vai tornando-se um número mais confiável como MÉDIA, entendendo que vai sofrer de imprecisões em virtude de que as variáveis variam. Mas média não tem a finalidade de ser precisa; é para ser um valor de referência para quando não podemos ter um valor preciso em virtude da variação das variáveis. Assim teremos um número com uma aproximação aceitável (talvez não para todos, é claro).

Hoje resolvi conectar o obd2 e ver como estão as coisas, carro com 105 mil km, 90% em estrada, metade do tempo carregando a 11kw, metade a 7kw, raras vezes em carregador rápido DC, bateria com 92% de SOH, na minha prática de uso, evito carregar a 100%, com frequência paro nos 90% e rodo até uns 50%, porque preciso ter no mínimo autonomia para 200km para eventualidades

Desconfio de que esse SoH varia conforme você vai calibrando e carregando a bateria a 100%, acho que já li algo assim aqui, sugiro que você faça essa leitura mais vezes; experimente ler após carregar a 100% uma vez ou duas vezes seguidas. Acredito que o SoH vá variar.

O SoH é melhor calculado quando se faz uma carga partindo do “joelho” inferior da curva de tensão até o “joelho” superior da curva de tensão. Fora isso o BMS estima, mas a precisão maior é obtida nessas condições.

Eu estava há séculos com 98% de SoH, deixei o carro chegar a 5% e carreguei até 100%, baixou pra 94%. Até assustei. Mas aí refiz o processo algumas vezes e voltou a 96%, hoje já está em 94%.

Então sim, vai recalculando a cada ciclo de carga, e tende a ter mudanças significativas quando nas condições que mencionei.

Boa noite, pessoal.

Completei, nesta semana, 1 ano de DP. Comprei o meu com um mês de uso e 1.800km. Em um ano, passei dos 26.000 km e fiz viagens com distâncias razoáveis, 500km a 800km o trecho.

Para meu controle, faço registro de todos os carregamentos feitos, sejam pagos, residenciais ou gratuitos. Em comparação ao meu carro anterior, já economizei quase R$ 25.000,00.

A única preocupação que tenho é de eventualmente precisar da assistência da concessionária. Sempre uma dor de cabeça.