Cuidando da bateria de 12V

De algumas semanas pra cá eu já tinha problemas intermitentes para abrir o carro, depois o EPB pifou (até postei aqui) e ontem o carro morreu completamente, tive que abrir a porta com a chave mecânica.

Chamei o BYD Assist, vieram, fizeram uma chupeta na caixa de fusíveis e o carro voltou à vida, subiram no guincho e levaram para a CSS, onde espero que troquem a bateria de 12V, que está pegando zero de carga. O pessoal do guincho informou que têm visto isso acontecer com frequência.

Meses em pátios, depois atravessando o oceano, depois mais pátios, somados a uma bateria aparentemente chinfrim, devem ter levado a isso.

A chance é grande de isso acontecer com você. Aos menores sinais, como falha no acesso ao carro, leve na CSS para testar a bateria. Se ela morrer completamente, como a minha, vc pode fazer uma chupeta na caixa de fusíveis, o carro vai ligar e vc podera levá-lo direto na CSS, tomando o cuidado para não desligar o carro no caminho.

2 curtidas

Vi alguns relatos sobre problemas com a bateria 12V. Por isso, decidi comprar este aqui: Ancel bm300 pro 6v 12v 24v batterie tester bluetooth batterie gesundheits analysator lade kurbel system test/alarm batterie monitor batterietester battery tester batterie überwachung 12v bluetooth batterie tester accu - AliExpress 34

1 curtida

No Brasil existe bateria equivalente??

Vai deixar instalado no carro? Ou vai usar apenas para testar a bateria?
Caso instale, compartilhe conosco.
Obrigado.

Com o plug OBD2 dá pra ver a tensão da bateria 12V tb. Talvez compense ter uma bateria auxiliar de partida guardada no carro para eventualidades. Tem uns modelos bem pequenos.

Julio,
Por favor, você poderia informar o link para comprar esse plug? Ou então o modelo.
Obrigado.

@LuizArthur tem um Tópico sobre isso

Muito Obrigado, Julio.

1 curtida

Poderia mostrar onde fica essa caixa de fusível para fazer a chupeta?

Fica na caixa de fusíveis dentro do cofre do motor, no lado direito no Plus. Acho que o manual mostra. Só o positivo, o negativo liga no chassi (ou “na massa”, como disem os old school).

Atualizando a história, a CSS afirmou que a bateria estava boa, mas com um terminal desconectado. Aproveitei e perguntei ao gerente de oficina quantos casos de bateria 12V “quebrada” ele já viu e ele nunca viu um caso, então os vários casos que o rapaz do guincho citou podem ser de mau contato.

A lição que me fica desse caso; checar os terminais da bateria de 12V regularmente. Recomendo a todos.

P.S. mudei o título para algo menos apocalíptico e categorizei como Manutenção.

1 curtida

A bateria do GS fica onde mesmo? No plus fica debaixo do banco traseiro. É diretamente no Polo da bateria que dá mal contato? La na Revisão da Dahruj campinas me ofereceram limpeza dos polos da bateria. Se não me engano era uns R$80,00. Optei por não fazer.

No GS fica debaixo do banco dianteiro do passageiro.

Caro @Roluber não sei dizer, não acompanhei o serviço (o carro foi com o reboque da BYD) e acabei não perguntando detalhes, apenas disseram que era mau-contato…

1 curtida