De algumas semanas pra cá eu já tinha problemas intermitentes para abrir o carro, depois o EPB pifou (até postei aqui) e ontem o carro morreu completamente, tive que abrir a porta com a chave mecânica.
Chamei o BYD Assist, vieram, fizeram uma chupeta na caixa de fusíveis e o carro voltou à vida, subiram no guincho e levaram para a CSS, onde espero que troquem a bateria de 12V, que está pegando zero de carga. O pessoal do guincho informou que têm visto isso acontecer com frequência.
Meses em pátios, depois atravessando o oceano, depois mais pátios, somados a uma bateria aparentemente chinfrim, devem ter levado a isso.
A chance é grande de isso acontecer com você. Aos menores sinais, como falha no acesso ao carro, leve na CSS para testar a bateria. Se ela morrer completamente, como a minha, vc pode fazer uma chupeta na caixa de fusíveis, o carro vai ligar e vc podera levá-lo direto na CSS, tomando o cuidado para não desligar o carro no caminho.
Com o plug OBD2 dá pra ver a tensão da bateria 12V tb. Talvez compense ter uma bateria auxiliar de partida guardada no carro para eventualidades. Tem uns modelos bem pequenos.
Fica na caixa de fusíveis dentro do cofre do motor, no lado direito no Plus. Acho que o manual mostra. Só o positivo, o negativo liga no chassi (ou “na massa”, como disem os old school).
Atualizando a história, a CSS afirmou que a bateria estava boa, mas com um terminal desconectado. Aproveitei e perguntei ao gerente de oficina quantos casos de bateria 12V “quebrada” ele já viu e ele nunca viu um caso, então os vários casos que o rapaz do guincho citou podem ser de mau contato.
A lição que me fica desse caso; checar os terminais da bateria de 12V regularmente. Recomendo a todos.
P.S. mudei o título para algo menos apocalíptico e categorizei como Manutenção.
A bateria do GS fica onde mesmo? No plus fica debaixo do banco traseiro. É diretamente no Polo da bateria que dá mal contato? La na Revisão da Dahruj campinas me ofereceram limpeza dos polos da bateria. Se não me engano era uns R$80,00. Optei por não fazer.
Caro @Roluber não sei dizer, não acompanhei o serviço (o carro foi com o reboque da BYD) e acabei não perguntando detalhes, apenas disseram que era mau-contato…