[DESABAFO] Meu BYD 0km foi destruído DENTRO da CSS BYD Barra Mansa - 69 dias de espera e proposta absurda

E aí, pessoal.

Estou abrindo este tópico mais como um desabafo e para deixar registrado o que estou passando. Sinceramente, não espero resolver nada por aqui, mas sinto que preciso compartilhar essa história, até como um alerta para outros consumidores.

A história é a seguinte: Comprei um BYD Dolphin Plus 0km. Paguei R$ 170.000.

Com DOIS dias de uso, furei um pneu. Como é um carro elétrico com pneu específico, levei o carro na concessionária autorizada, a BYD Barra Mansa.

No dia em que eu deveria buscar o carro, uma placa de vidro enorme caiu em cima dele, DENTRO da concessionária. O carro estava sob a guarda deles. Um acidente, ok, acontece. Eles me garantiram que o carro seria reparado e ficaria “perfeito” novamente.

Aí começa o pesadelo. Fiquei 69 DIAS esperando pelo conserto.

Quando finalmente me chamaram para retirar o carro, minha vontade era de chorar. O serviço que fizeram foi inacreditável:

• Pintura: O carro foi todo repintado, mas o serviço é de péssima qualidade. Está cheio de bolhas, textura grossa (casca de laranja) e, juro, dá para ver duas tonalidades de cor no carro.
  • Teto Panorâmico: O teto de vidro, que sofreu o impacto, não foi trocado direito e continua com trincados.
  • Câmeras 360: A câmera frontal e a lateral do motorista voltaram completamente embaçadas, não servem para nada.
  • Acabamento: Entregaram o carro com cacos de vidro nos plásticos e borrachas internas.
  • Vedação: A vedação do ar externo foi comprometida e não funciona direito.

Mas a “cereja do bolo” foi a proposta que me fizeram:

Fui conversar com o Sr. Alex, que é o responsável pelo pós-venda da BYD Barra Mansa. Eu expliquei que o serviço estava inaceitável, e a “solução” que ele me ofereceu foi um insulto.

A proposta TOTALMENTE ABSURDA foi: A concessionária “compraria” o meu carro (o mesmo que ELES destruíram e repararam porcamente) por 90% do valor da FIPE, e eu teria que PAGAR A DIFERENÇA para pegar um carro novo de R$ 170.000.

Sério. Eles destroem meu patrimônio 0km, fazem um serviço amador, e ainda querem que EU PAGUE pelo prejuízo deles. É uma inversão total de responsabilidade.

Enfim, estou há mais de 2 meses sem carro, com R$ 170k parados e com um veículo sinistrado e mal consertado na mão.

Fica aqui o registro e o desabafo. Cuidado ao fazerem negócio ou deixarem seus carros na BYD Barra Mansa. O descaso com o cliente é surreal.

Da só uma olhada na conversa que tive e da oferta oferecida, chega a ser inacreditável.

4 curtidas

O seu caso é bom de levar pra BYD fabrica. Aposto que se chegar nas pessoas certas a fabrica resolve e depois cobra da CSS. É inadmissível que o carro sofra avarias desse nível e a loja não se prontifique a entregar um veiculo novo.
O que cabe fazer que infelizmente é o que funciona melhor e mais rápido é colocar a boca no trombone. Bater onde mais dói que hoje em dia é no marketing.
Minha sugestão é entre em contato com canais de carro no Youtube como o opinião sincera por exemplo e outros e veja com eles para fazer um video sobre o caso. A mesma coisa com canais de noticias automotivas. Se a historia ficar famosa, resolvem rapidinho.

2 curtidas

meu amigo, nao decanse até eles te dar um novo e mais um pouco

1 curtida

Admiro sua paciência, comigo se acontecesse isso eu não ia nem querer saber de reparo, na hora que aconteceu eu já ia exigir ou um novo carro ou o valor integral de volta se não iria direto na justiça. Não tem essa de reparar.

Eu acho que isso é caso de justiça imediatamente.
Minha sugestão, caso possível:
Entre em contato com um advogado, explique a situação e veja suas chances de êxito na seguinte estratégia:
1- Documente tudo que você passou, incluindo fotos dos danos, comunicação e do reparo mal-feito.
2- Negocie a melhor proposta possível para a troca de um zero e aceite.
3- Pague a diferença por um carro novo, caso possível, dividindo no maior número de prestações possível.
4- Entre imediatamente após receber o carro novo na justiça cobrando a diferença que você pagou + Danos morais, materiais e lucro cessante que você consiga comprovar.
5- Tente uma liminar para parar de pagar as prestações do novo carro até a solução do caso. Já não tenho tanta certeza se essa liminar teria boas chances de êxito, seu advogado pode te instruir melhor.

Novamente acho importante você documentar tudo e consultar um advogado de sua confiança, mas minha opinião é que suas chances de sucesso são muito boas. Considero provável que o juiz acate os seguintes fatos:
1- Carro com 2 dias de uso é praticamente um carro zero
2- A empresa foi causadora exclusiva do dano, logo ela tem que restaurar o carro ao estado anterior ao acidente
3- Você agiu de boa fé, deixando a concessionária reparar o veículo
4- A empresa entregou o veículo com falhas incompatíveis com o estado de um carro zero com 2 dias de uso.

Eu sei que não é fácil tirar algumas dezenas de milhares de reais do bolso sem planejamento, por isso ressaltei que minha sugestão pode não ser possível. Mas meu ponto é: Seu carro foi danificado severamente, acho que se você ficar com ele, você sempre vai olhar para os defeitos com desgosto. Se você tivesse exigido um carro zero de imediato, um juiz poderia não te dar razão, pois o reparo tavez pudesse ser executado. Mas você deu a possibilidade de reparo, agiu de boa fé, e a empresa te entregou o carro com o teto trincado? Acho que isso é até “positivo”, pois um reparo bem feito ainda sempre seria um reparo e, pessoamente, o carro nunca mais seria o mesmo.

Então eu só vejo agora três opções:
1- Fica com o carro reparado brigando com a empresa
2- Fica sem carro brigando com a empresa
3- Troca por um zero, assumindo o prejuízo inicialmente, mas entra na justiça para ressarcimento.

Pessoalmente eu prefiro a terceira se você tiver como arcar esse custo, porque resolve o problema do desgosto e ACHO que você teria grandes chances de ressarcimento futuro. E se você acrescentar danos morais, talvez até ganhe uma indenização maior. Porém, há sempre o risco de perder, pois nunca podemos confiar na justiça do país. Um juiz pouco razoável pode alegar que você deveria esperar mais 70 dias por um reparo decente. Enfim…

Não é uma situação simples e desejo que se resolva o quanto antes.

4 curtidas

O JEC (Juizado especial civil) costuma ser bem rápido. Causas ate 20 salários-mínimos não precisa de advogado, creio que abrange o valor da diferença que estão cobrando de vc na troca por um zero. Talvez vale a pena tentar por lá.

Também acho o ideal, mas na imagem da mensagem está 50 mil só de pagamento adicional, sem contar danos morais.
Se conseguir reduzir para uns 20 mil adicional, faz a causa no JEC com 30 mil, 20 que você pagou + 10 de danos morais.

Bom dia pessoal, agradeço muito pelas msgs de apoio, a comunidade do eletrico realmente é diferenciada. No caso minha esposa tem um escritorio de advocacia e ela irá cuidar do caso pessoalmente. Vou postar aqui o video do carro que o rapaz da propria css fez no dia do ocorrido. @rsarres sua ideia foi absurda de boa e no meio dessa confusão eu não tinha pensado nisso ainda.

Acho que seria a melhor opção mesmo, estou toralmente desgostoso com o carro, as cameras embaçadas e o teto picado me dão embrulho no estomago toda vez que vou usar o carro, é complicado realmente.

Na sua ideia eu voltaria a ter um carro 0 km, e deixaria o problema pro futuro resolvendo na justiça, e eu teria um carro novo de verdade, lógico que pode dar muito errado mas acho que é a melhor opção.

Não consegui postar o video direto mas segue o link no gdrive…

2 curtidas

Pois é, às vezes, quando a gente está no meio do furacão, é difícil parar e pensar de forma analítica.
Não passa pela nossa cabeça dar um passo atrás (pagar mais) por algo que não é nossa culpa para brigar no futuro. Mas recuar para um contra ataque pode ser a melhor estratégia.
Fico feliz de ter ajudado de alguma maneira e espero que você seja ressarcido integralmente.

4 curtidas

Eu não aceitaria a proposta deles de pagar a diferença, entraria na justiça pedindo danos materiais no valor do carro, danos materiais pelos custos que você tiver enquanto estiver sem carro e danos morais
Minha preocupação de aceitar a proposta é o juiz entender que você aceitou a proposta que a empresa fez administrativamente para encerrar o caso e indeferir seu pedido
Não sou advogado, mas não acho difícil de acontecer isso, boa parte dos juízes nem lêem o processo direito

1 curtida

Obrigado por separar um tempo e responder esse tópico, você tem um ponto muito interessante realmente que vou levar muito em consideração, minha esposa disse exatamente a mesma coisa.

Ia comentar exatamente isso. A troca em negociação com eles direta acarretaria numa aceitação tácita da “solução” da CCS.
Talvez uma outra forma de fazer isso seria trocar o carro em outra CSS, inclusive de outra marca e modelo mesmo caso esteja insatisfeito com a BYD em paralelo. Não sei se chegou a tentar o contato com a fabrica como mencionei acima, mas se caso tenha tentado e não recebeu retorno deles, é compreensível querer mudar. Mas enfim a ideia é troque o carro em outro lugar que não faz parte do grupo que fez essa trapalhada. E aí sim mete o processo neles. Inclua até a depreciação extra do carro no caso de a outra CCS pagar menos no carro pelas avarias. E peça uma gorda indenização de danos morais.

Estou chocado com esse relato. Pergunta básica: acionou a BYD via reclameaqui? Esse seria meu primeiro passo, colocando no título algo bem chamativo. Não adianta tentar com a CSS por via administrativa, direto com a BYD é que tem alguma chance de trocar o carro por um novo.

1 curtida

Eu concordo com o risco.

Eu acho que inclusive tem a chance de a concessionária exigir que você assine um termo de acordo dizendo que o problema foi resolvido e que não há nada mais a reclamar.

Pessoalmente eu preferiria correr esse risco.
Eu até assinaria o terno e alegaria contrato abusivo, pois era isso ou ficar sem carro.

Indo em outra concessionária, a depreciação será absurda e seu impacto caso o risco de juiz leniente com a CSS será muito maior. Sem contar que com um grande prejuízo, não dá para entrar no juizado de pequenas causas.

Se fosse comigo, eu brigaria para pagar o mínimo possível e trocaria o carro. Eu acho factível que a empresa aceite o seu carro mais uns 20 mil reais.

Certeza de ganhar na justiça você não tem, mas acho muito provável. E se você perdesse, o seu prejuízo seria minimizado. E ainda teria o alívio psicológico de ter um carro zero de novo. Só isso, para mim, já valeria muito dinheiro.

A outra opção é ficar com o carro quebrado, ou sem carro que acho muito pior.

Outra coisa que me ocorreu: Essa concessionária não tem seguro para acidentes dentro da loja?

2 curtidas

Entramos em contato hoje direto com a byd junto com uma notificação extra judicial, pediram 5 dias pra responder porque disseram que irão ligar pra css e tudo mais averiguar o que foi feito…
Vou dar esse tempinho aí pra ver o que ele dizem, mas o processo ta prontinho, devo ficar com o carro no estado que está tendo em vista a complexidade da troca nesse momento, mas o carrinho é bom demais… To curtindo muito, estaria curtindo muito mais se fosse um 0km de verdade.

1 curtida

Acionei sim, no sábado agora, como é tudo recente estamos fazendo por estapas, acionei a CSS e a Própria BYD também

2 curtidas

Poisé, eles devem ter seguro sim, mas sabe como é essas empresas, querem ganhar sempre em cima de absolutamente tudo, na minha visão de empreendedor (tenho uma lojinha minuscula) eu resolveria logo o problema e assumiria o prejuízo minimo só pra me ver longe do problema. Mas aí vai de cada um… hoje estamos na parte de colocar a boca no trombone pra ver se vai surtir algum resultado, devo aguardar esses 5 dias pedidos pela BYD e se não houver respostas vamos entrar mesmo com o processo judicial tendo em vista que resolver de forma amigável não foi possível. Aí vou postando os updates aqui… Deve demorar seus 5 a 8 anos kkkk só me lasco viu.

Boa estratégia.
Já ouvi que a byd tem dado atenção para cliente que reclama publicamente para não queimar a marca.
Em um caso absurdo desse que você não tem nenhuma culpa , tem boa chance de eles intervirem.
Boa sorte aí.

2 curtidas

Por isso comentei sobre procurar canais de youtube para mostrar o caso, bem como jornais. Com as montadoras nacionais sedentas por sangue chines, tá facil de conseguir materias quando o assunto for desafeto coma BYD (mesmo que indiretamente).
Teve um caso aqui no forum ha um tempo de uma moça que comprou um Song, o carro parece que nao veio com oleo suficiente no motor e fundiu com menos de 10 mil KM. A BYD fez uma jogada com ela pois o caso tomou bastante repercussão com o reclame aqui e sites de noticias. No final ela saiu com um TAN!

A ideia é boa sim, vou correr atrás disso…
Valeu por me dar essa dica.