[DESABAFO] Meu BYD 0km foi destruído DENTRO da CSS BYD Barra Mansa - 69 dias de espera e proposta absurda

Amigo, vamos lá.
Em primeiro lugar vc não deve aceitar a proposta de pagar nada por um erro deles isso vai ser prejudicial pra voce.
Agora com calma e muita paciência busque o PROCON e vê se por ali resolve.
Não resolvido no PROCON vc já mostrou a boa fé e isso é bom.
Agora com todo documento levantado, Ordens de serviços, mensagens, inclusive a tentativa de resolução no PROCON, busque um advogado, a causa vai ser do valor total do carro mais um monte de coisas. Provavelmente h vai passar de 200k.
Eu consegui um bom acordo com eles na justiça, eu os processei por conta do defeito da caixa de direção, a peça demorou 70 dias para chegar e o CDC é claro dizendo que o reparo deve ser em 30 dias.
Busque seus direitos, os comunas estão chegando no Brasil de qualquer jeito e deixando um monte de consumidor lesado.

Boa, farei isso sim.

Lamento que você esteja passando por isso. Acidentes acontecem realmente. Mas a forma como resolvem é o que nos importa.

Pra cima deles com processo!

1 curtida

Acho que primeiro de tudo uma coisa precisa estar muito clara.

O seu problema é a CONCESSIONÁRIA e não a BYD. O CNPJ da concessionária que deve responder e não a fábrica, visto que o problema não é do carro, mas sim de um acidente que ocorreu por pura irresponsabilidade da concessionária.

2 curtidas

Concordo que a culpa não é da fabrica, mas ela precisa ficar sabendo das atitudes que os CSS estão fazendo com os clientes… você não acha? Por isso todos serão citados no processo que inclusive to na correria pra protocolar ainda hoje.

Da minha experiência pessoal, eu pularia esse passo. Acionei uma CSS no Procon no passado, a CSS nem se deu ao trabalho de responder e ficou por isso mesmo. Eles tentam conciliar as 2 partes, mas se uma não está interessada, eles não têm muito o que fazer, não têm poder de “enforcement” como a justiça.

De novo, falo da minha experiência pessoal, pode ter mudado ou pode ter acontecido diferente para outros.

1 curtida

Existe uma responsabilidade solidária, acho que é esse o termo, por parte da BYD pelo fato de ser ela a responsável pelo credenciamento da rede concessionária.

Concordo que o problema não é da montadora, mas ela pode e deve cobrar de maneira firme a concessionária e, a depender do caso, arcar com o prejuízo e repassar para a concessionária.

2 curtidas

Exatamente, a BYD licencia as oficinas e revendas como autorizada. O termo em si já diz muito, afinal a loja é autorizada a representar a marca. Acionar a BYD nesse caso não é dizer que ela tem culpa diretamente do caso, mas sim mostrar para a empresa o que uma das suas representantes direta está fazendo, manchando a marca e confiança do cliente.

4 curtidas

Na minha experiência o procon não serve pra nada mesmo infelizmente…
Acabei pulando essa parte sim, acabei não entrando em contato com o procon, mas registrei reclamacoes no reclameaqui e nas avaliacoes do google também…

Acho. Você não está errado, esse tipo de problema quando mais divulgação melhor, mas pelos comentários que li aqui no tópico, muita gente está invertendo os papeis.

Se te ajuda, esses dias assisti no Celso Russomano um caso parecido com um seu, porem foi com um carro da Fiat. O cliente deixou o carro na concessionária pra revisão, e durante o período, teve uma enchente no local e o carro dele ficou embaixo da agua.

A concessionária deu uma “lavadinha” e devolveu pro cliente como se nada tivesse acontecido. O cara foi lá reclamar e eles ficaram no empurra empurra, porem como caso teve repercussão na TV, a fábrica FIAT acabou encerrando o caso de dando um carro novo pro cliente.

1 curtida

Nossa que doidera, é uma tristeza realmente… :smiling_face_with_tear:

Sim, vai dar em nada o Procon nesse caso, entretanto demonstra boa fé. É importante ao processo futuro. Bom, deu muito certo comigo e de um Dolphin Plus eles tiveram que gastar um valor de SEAL e mais um pouco.

1 curtida

Você pode detalhar como foi seu processo? Já ganhou em todas as instâncias? Confesso que estou impressionado com você ganhar mais 200k por um problema na caixa de direção que atrasou a chegar.

Primeiro que não é nada impressionante, o art. 18 do CDC é claro quanto ao prazo de 30 dias.
Meu caso a peça levou 70 dias pra chegar e em menos de 2 meses o defeito voltou, tentei Procon já pensando no processo pois já queria demonstrar boa fé e não houve solução.
Busquei um advogado e ele colocou na conta, danos materiais e danos morais, multas etc. Pediu também a antecipação de tutela, pedindo pra me dar um carro reserva igual ou melhor para ficar usando durante o decorrer do processo já que como o carro teve o defeito recorrente estaria causando desconfiança e insegurança e estaria colocando em risco minha família. A juíza aceitou, obrigando a BYD a cumprir o carro reserva, sob multa de R$ 500 reis por dia e daí marcou uma audiência de conciliação para fevereiro do ano que vem.
Perceba como a coisa ficou ruim para eles?
Me deixar com um Dolphin Plus ou um carro superior rodando até o final do processo, que poderia durar uns 2 anos, então eles correrem me oferecer acordo de troca de carros, me ofereceram Song Pro, não aceitei, Yuan Plus, não aceitei, Seal e não aceitei, pois meu desejo era pular fora dos comunas. Enfim eles resolveram me pagar, só que não é tão simples agora pra eles, pois o processo tem custas judiciais, advogados e etc. Somado tudo isso e as multas que eles levaram por descumprir prazos, passou do valor do SEAL.
No total tive uns 30 mil de gastos e estou bem feliz pela causa.

1 curtida

Outra coisa, Reclame Aqui só dá mais ibope pra eles, quanto mais reclamações e mais respostas no prazo, melhor é avaliação da empresa no site. Isso não adianta em nada pra você.

Olha, é impressionante. Os juízes podem exigir laudo para demonstrar que o defeito existe, dar prazo para a empresa resolver, alegar que o carro não representa risco e negar carro reserva… Nesse seu caso parece que a juíza não deixou a BYD nem consertar mais o carro. Pois, com essa multa/exigência de carro reserva, eles poderiam ter corrido para trocar logo a caixa de direção mais uma vez.
Eu já perdi uma ação onde a companhia aérea simplesmente cancelou minha voo direto, me colocou em um voo com escalas em horário totalmente diferente e o juiz disse que eu não merecia nada.

Vou deixar uma explicação clara pra ver se a galera entende, 90% da galera que teve defeito com caixa de direção dos Dolphins tem o mesmo direito de fazer o que fiz mais não fizeram.

E o mais importante aqui também que os dois viram Réus, fabricante e concessionária, pois eles tem juntos as mesmas responsabilidades.

Vão atrás do seus direitos!

PROCON orienta sobre assistência técnica

Como Proceder quando o produto necessita de assistência técnica?

Prazo de 30 dias para conserto

Quando for constatado um defeito no produto de consumo durável ou não durável tanto o comerciante (vendedor) quanto o fornecedor ou fabricante são solidários pelos vícios de qualidade ou quantidade.

O Art. 18, §1° diz: "Não sendo o vício sanado no prazo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:

1- a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;

2- a restituição imediata da quantidade paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;

3- o abatimento proporcional do preço.

Há algumas peculiaridades que precisam ser observadas.

A primeira delas decorre do disposto no § 3° do art. 18 que afasta a aplicação do prazo “sempre que em razão da extensão do vício, a substituição das partes viciadas puder comprometer a qualidade ou características do produto, diminuir-lhe o valor ou se tratar de produto essencial”.

Assim, em razão do disposto no § 3° do art. 18, o prazo de 30 dias passa a ter aplicação restrita, pois muitos bens desvalorizam ao serem consertados (com substituição de peças). De outro lado, quando o produto for essencial ao consumo, ou seja, quando sua permanência na assistência técnica afetar as atividades diárias do proprietário, não cabe a aplicação do prazo de 30 dias.

Exemplo: Você compra um fogão e com algum tempo de uso apresenta defeito e precisa ser enviado para assistência. É um bem essencial, você não pode ficar sem, neste caso deve exigir a imediata substituição do produto.

Solidariedade entre fornecedores e comerciantes (lojas)

O art. 18 do CDC dispõe que "os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo (…)

Em outras palavras, todos integrantes da cadeia de produção e circulação dos produtos possuem responsabilidade solidária perante o consumidor.

Assim, por exemplo, se o aparelho celular, por vício, deixa de funcionar, tanto o comerciante como o fabricante do bem, possuem o dever de atender diretamente o consumidor em relação a escolha entre uma das três alternativas: 1) Substituição, 2) Restituição financeira ou 3) Abatimento proporcional.

Em termos práticos, seja na Justiça ou no PROCON, tanto o vendedor (comerciante) como o fabricante do produto podem ser convocados. Ambos estão sujeitos a aplicação de sanção administrativa. Ambos podem ser condenados pela Justiça. A ação ou reclamação pode ser dirigida contra qualquer um ou contra ambos: fica a critério do consumidor.

2 curtidas

Laudo? Tenho ordens de serviços da Própria BYD sobre o defeito recorrente e o prazo do reparo que não foi feito dentro dos 30 dias, não tinham o que alegar. Eu levei esse carro mais 5 vezes pra eles tentar encontrar o barulho.
“BYD Lover`s” fica inventado coisa como sempre.
kkkkkkkkkkk

Uma pena que a conversa já descambou para rótulos e ofensas pelo simples fato de eu ter outra experiência com a justiça, nem estava falando da BYD. Eu pessoalmente estava interessado em saber mais. Isso tem se tornado rotina na internet. Triste.

E só para ilustrar o absurdo do rótulo, acabei de vender meu Dolphin e comprar um carro de outra marca. Mas duvido que qualquer argumento seja levado a sério para alguém que responde dessa forma.

4 curtidas

Que desnecessário ofender a galera. O seu caso é uma coisa, a experiencia de cada pessoa no forum com a marca é única. Até porque em geral, a taxa de variação de atendimento maior acontece na CSS.
Ou vc acha que saindo dos “comuna” como vc mesmo disse, vai ter um atendimento melhor em outra marca como Fiat ou Vw?
A historia do brasileiro com CCS e montadoras que desrespeitam o consumidor é quase centenária. Ford com Powershift, VW com diesel gate, Toyota com bicos no alcool… Só pra citar uns poucos casos. A BYD até que está se saindo muito bem se for levar em conta que estão entregando carros com alta tecnologia por uma fração do que as outras cobravam antes dela entrar no nosso mercado.

4 curtidas