Desarmando o disjuntor

Boa noite!
Estou com um problema no disjuntor do wallbox, o carro chega a 65% e o disjuntor desarma. Alguém já passou por isso?

Obs : o cabo da alimentação é de 16mm

O cabo está bem preso ao disjuntor? Qual a especificação do disjuntor? Ele está quente quando ele cai?

Os cabos estão bem presos, o disjuntor é de 40A e o disjuntor está quente quando desarma.

Voce tem uma foto do disjuntor ou o modelo dele? Ele é de qualidade?

É um bom disjuntor, marca schneider curva c

Como está o quadro de distribuição? É pequeno? Tem outros circuitos? A temperatura afeta a capacidade do Disjuntor, se ele estiver em um ambiente quente a corrente de desarme dele diminui… pode ser que com o uso ele não está dissipando bem o calor(que é normal esquentar um pouco) e como fica mais quente ele acaba desarmando depois de um tempo de uso.

1 curtida

meu wallbox é o que veio no veículo, eu fiz a instalação dele no meu prédio na minha vaga com um circuito independente direto do meu relógio, cabo de 6mm, a uma distancia de 25m, utilizo para isso um disjuntor bipolar de 40A da WEG, uso também no quadro de controle 2 DPS ( 1 pra cada fase) e 1 IDR de 40a, além de um controlador de consumo, potencia e corrente para acompanhar o real gasto do carro na minha conta de energia de forma “separada”, a ligação do quadro de controle ao wallbox usei um cabo PP 3x6mm, único problema que tive foi um derretimento de um dos conectores desse cabo PP, pode ter sido um vacilo na hora de fixar o conector do cabo, ou o cabo (por não encontrar com facilidade boas marcas) não ter vindo com a bitola comprada, então eu substitui esse cabo PP por um de 3x10mm e solucinou o problema, nunca com relação aos disjuntores eu nunca tive problema de desarme, e estão dimensionados corretamente para esses condutores.

Tem dois pontos a melhorar na sua instalação.

1 - Cabos de 6mm suportam até 36A, voce colocou um disjuntor de 40A, no pior dos casos o seu cabo vai derreter e o disjuntor não irá desarmar…

2 - Os cabos tem um limite de 20m para suportar a amperagem especificada, no seu caso como tem 25m de distância você deveria passar o cabo de 10mm e não o de 6mm.

André, segundo a tabela 4 do fabricante do condutor, e pelo meu tipo de instalação que é A2 com 2 cabor carregados, a corrente máxima é de 42A, então o disjuntor está corretamente dimensionado, existe sim a dissipação em forma de calor, mas o carregador fica em 30A, ele não atinge a potência máxima, então não fico no limite de condução do cabo.
(edit) no caso meu cabo é da corfio, e essa tabela é referente aos cabos dela.

1 curtida

Eu também estou com mesmo problema. Estou usando cabo de 10mm e disjuntor de 32 da tramontina. Funcionou sem cair por 60 dias, mas de 10 dias para cá, começou a cair muito. A cada 30 minutos ele cai e o disjuntor fica quente. O que será que pode ser, para ter funcionado bem durante bom tempo?

conexões com folga, tem que conferir os conectores e apertos.

Troca o disjuntor de 32 por um de 40, como você está usando cabos de 10mm não haverá problema algum.

Troquei por 40a e resolvido!

1 curtida

Excelente! Que bom que resolveu! :smiling_face::clap:t2::clap:t2::clap:t2::clap:t2: