Boa noite!
Estou com um problema no disjuntor do wallbox, o carro chega a 65% e o disjuntor desarma. Alguém já passou por isso?
Obs : o cabo da alimentação é de 16mm
Boa noite!
Estou com um problema no disjuntor do wallbox, o carro chega a 65% e o disjuntor desarma. Alguém já passou por isso?
Obs : o cabo da alimentação é de 16mm
O cabo está bem preso ao disjuntor? Qual a especificação do disjuntor? Ele está quente quando ele cai?
Os cabos estão bem presos, o disjuntor é de 40A e o disjuntor está quente quando desarma.
Voce tem uma foto do disjuntor ou o modelo dele? Ele é de qualidade?
É um bom disjuntor, marca schneider curva c
Como está o quadro de distribuição? É pequeno? Tem outros circuitos? A temperatura afeta a capacidade do Disjuntor, se ele estiver em um ambiente quente a corrente de desarme dele diminui… pode ser que com o uso ele não está dissipando bem o calor(que é normal esquentar um pouco) e como fica mais quente ele acaba desarmando depois de um tempo de uso.
meu wallbox é o que veio no veículo, eu fiz a instalação dele no meu prédio na minha vaga com um circuito independente direto do meu relógio, cabo de 6mm, a uma distancia de 25m, utilizo para isso um disjuntor bipolar de 40A da WEG, uso também no quadro de controle 2 DPS ( 1 pra cada fase) e 1 IDR de 40a, além de um controlador de consumo, potencia e corrente para acompanhar o real gasto do carro na minha conta de energia de forma “separada”, a ligação do quadro de controle ao wallbox usei um cabo PP 3x6mm, único problema que tive foi um derretimento de um dos conectores desse cabo PP, pode ter sido um vacilo na hora de fixar o conector do cabo, ou o cabo (por não encontrar com facilidade boas marcas) não ter vindo com a bitola comprada, então eu substitui esse cabo PP por um de 3x10mm e solucinou o problema, nunca com relação aos disjuntores eu nunca tive problema de desarme, e estão dimensionados corretamente para esses condutores.
Tem dois pontos a melhorar na sua instalação.
1 - Cabos de 6mm suportam até 36A, voce colocou um disjuntor de 40A, no pior dos casos o seu cabo vai derreter e o disjuntor não irá desarmar…
2 - Os cabos tem um limite de 20m para suportar a amperagem especificada, no seu caso como tem 25m de distância você deveria passar o cabo de 10mm e não o de 6mm.
André, segundo a tabela 4 do fabricante do condutor, e pelo meu tipo de instalação que é A2 com 2 cabor carregados, a corrente máxima é de 42A, então o disjuntor está corretamente dimensionado, existe sim a dissipação em forma de calor, mas o carregador fica em 30A, ele não atinge a potência máxima, então não fico no limite de condução do cabo.
(edit) no caso meu cabo é da corfio, e essa tabela é referente aos cabos dela.
Eu também estou com mesmo problema. Estou usando cabo de 10mm e disjuntor de 32 da tramontina. Funcionou sem cair por 60 dias, mas de 10 dias para cá, começou a cair muito. A cada 30 minutos ele cai e o disjuntor fica quente. O que será que pode ser, para ter funcionado bem durante bom tempo?
conexões com folga, tem que conferir os conectores e apertos.
Troca o disjuntor de 32 por um de 40, como você está usando cabos de 10mm não haverá problema algum.
Troquei por 40a e resolvido!
Excelente! Que bom que resolveu!
tenho um disjuntor de 32A e cabo 10mm na minha instalação e as vezes desarma também. Notei que ocorre o desarme quando carrego durante o dia/tarde/noite. Quando carrego durante a madrugada nunca desarma. Será por causa da temperatura ou alguma variação da energia vindo da rua?
@velsharoon se for carregador de 7kW, o disjuntor está subdimensionado.
Oscilação na tensão provoca variação na corrente e o disjuntor está muito no limite para comportar.
O que se faz nessa situação? Passo pelo mesmo problema
No meu caso, são de 6mm os cabos… da algum problema trocar pra um disjuntor de 40?
Antes de considerar trocar o disjuntor, é importante estar perto logo após ele ter caído e verificar a temperatura dos elementos do quadro, com a mão mesmo. Se estiver muito quente, é indicativo de mau contato e aí reapertar os contatos pode resolver o problema. Se estiver morno, aí vale considerar a troca por um disjuntor de 40A.
Acho mais provável o mau contato que o subdimensionamento do disjuntor, porque o carregamento nunca chega a 7kW, então a corrente não fica tão próxima de 32A. Eu mesmo já tive esse problema de cair o disjuntor e a razão era mau contato.
Os manuais técnicos de alguns fabricantes orientam disjuntor de 40A e cabeamento compatível.
No painel do carro não passa de uns 6,4kW, mas é devido a perca entre o carregador e o inversor do carro. O meu passa de 32A sempre que a tensão da rede está abaixo de 218v:
7kW / 230v = 30,43A
7kW / 220v = 31,81A
7kW / 210v = 33,33A
Sem falar que os carregadores são 7,1 ou 7,2kW, o que aumenta um pouco mais.