Desarmando o disjuntor

Só confirmando que o wallbox chega sim a 7kw… o carro que perde na conversão. Meu primo teve esse mesmo problema tambem com um disjuntor de 40A… era um JNG, trocou por um WEG e resolveu.

2 curtidas

Amigos, o seguinte, temos vários coisas a considerar para uma boa instalação, o dimensionamento dos cabos é o principal, mas não único, vejamos, pela NBR-5410, Os cabos devem ser calculados tal que a queda de tensão não ultrapasse 4%, e há um cálculo pra isso, de acordo com a tabela do fabricante e a distância. Então, se um equipamento de 7kw de potência tiver uma queda de tensão grande, em razão disso aumentará a corrente no circuito para o equipamento, o que nesse caso recai no disjuntor. O motivo de desarme podem ser vários, vou citar alguns, por exemplo, acho que vocês já perceberam que o disjuntor desarma em torno de 1hora, ou mais de operação, pois bem, todos os disjuntores seguem uma curva padronizada em que ele opera em sobrecarga de 1,1 a 1,45 vezes sua corrente nominal por 1 hora, isso é pra todos os disjuntores, então um disjuntor de 32A, não desarma de imediato se atingir 40A, ele leva cerca de uma hora aquecendo até desarmar, cada patamar de corrente atingido tem um tempo de desarme, quanto maior corrente, menor o tempo, lógico que quando o valor de corrente é muito alto, o desarme é imediato. Os disjuntores tem a função de proteção de curto circuito, por isso, sobrecarga são toleradas. Assim como os disjuntores, os cabos tem dois mais comuns tipos, com revestimento PVC e HEPR, eles suportam corrente de sobrecarga diferentes, para o caso do wallbox, melhor usar HEPR, suportam maior sobrecarga. Portanto, dito tudo isso, há que se observar todas essas características, como já foi dito aí, folgas de cabos também causam sobrecarga. Um projeto bem feito, evita problemas, cabos e disjuntores bem dimensionados e conexões bem feitas darão uma bom funcionamento. Lembrando que o disjuntor não deve ficar muito proximo da corrente nominal do circuito, ele deve ficar um pouco abaixo do máximo tolerado do cabo. Tem uma regra também na NBR dessas correntes.

3 curtidas

De modo geral, de acordo com a NBR.
Ib< In <Iz e I2< 1,45 Iz .
Ib é a corrente do circuito.
In é a corrente nominal do disjuntor.
Iz é a corrente maxima dos cabos.
I2 é a capacidade de condução de corrente nominal do disjuntor em sobrecarga.
Na prática:
Ib=7 KW / 220 = 31,81 A
In= 50A, prefiro esse disjuntor, devido a oscilações de tensão. Mas poderia ser 40A.
Iz, considerando cabo 10mm HEPR na instalação. Ele projetado para 50A, e de sobrecarga, mais de 70A. Considerando que o disjuntor em sobrecarga passe por ele 72A, (1,45 x In). O cabo suportará essa sobrecarga, e em caso de curto-circuito, o desarme é imediato.

3 curtidas

@Admailton excelente.

Vale lembrar que a queda de tensão ocorre devido a resistência do condutor, que por sua vez sofre influência do seu comprimento e da temperatura. Cabeamento acima de 30m, exposto ao sol, eletroduto exposto ao sol, eletroduto estreito demais ou compartilhando vários circuitos, emendas mal feitas e etc podem aquecer o condutor e assim provoca a queda de tensão. Menos tensão (V), mais corrente (A).

Na dúvida, vale medir a tensão no padrão de entrada e comparar com a que está chegando lá no wallbox. Mas se o disjuntor está dimensionado conforme a capacidade do condutor como deve ser, então vai ter folga para oscilar de boa.

Magnifico @weinbergsouza .
Isso mesmo, temperatura, agrupamento de circuitos e taxa de ocupação de eletrodutos são fatores a considerar nos cálculos. Lógico que a maioria das instalações residenciais comuns são realizadas com folga, o que geralmente não causam problemas, no entanto, a instalação do wallbox, devido a alta corrente por longos períodos de uso, é recomendado que seja feito um projeto elétrico bem dimensionado atendendo aos requisitos da NBR-5410 por técnico ou engenheiro especializado, preferencialmente que se faça uma CRT, ou ART para garantir confiança e responsabilidade técnica.

1 curtida

Troquei por um disjuntor de 40A e nunca mais caiu.
Lembrando que tenho cabeamento de 10mm então sem maiores riscos.

Boa noite amigos.
Permitam- me tecer algumas dicas importantes no dimensionamento de cabos, pois, a tabela de capacidade de condução somente não é suficiente para um dimensionamento. Segundo a NBR-5410, O dimensionamento deve seguir:

1. Capacidade de condução;
  2. Queda de tensão inferior a 4%,
  3. Fator de Agrupamento;
    Entre outros.
    Os circuitos de proteção, analogamente também devem seguir alguns critérios, como corrente do projeto, corrente do condutor, corrente de disjuntor e corrente de sobrecarga.
    Ainda segundo outra norma, todos disjuntores, independentemente da classe, B, ou C, não desarmam na corrente nominal, eles operam na faixa de 1,15 a 1,45 da corrente nominal por uma hora, ou seja, é comum, alguns disjuntores desarmando depois de 1 hora, sem ganhar que com a temperatura, essa corrente tende a cair, eles estão seguindo uma Norma para tal. Os disjuntores não são componentes pra desarmar na corrente nominal, eles são de sobrecarga, no gráfico do fabricante, você verá o tempo de atuação em relação a corrente nominal.
    Dito tudo isso, numa distância de 25m, cabo de 6mm está subdimensionado, com toda certeza. Vai desarmar disjuntores até de 40 A.
1 curtida

Prezados, pela primeira vez ontem meu carregamento parou depois 1h30.

Eu mesmo montei o quadro de proteção.

Cabos de 6mm², com terminais crimpados.
Disjuntor de 40A, DPS
Quadro do carregador está a aproximadamente 6 metros do quadro principal.
Wallbox original da BYD (220v 7kw)

A instalação está em local abrigado, entretanto ontem o dia estava particularmente quente, provavelmente na casa do 30C a noite depois de passar o dia próximo dos 35-37C.

Iniciei o carregamento por volta das 22h30 e fui dormir, hoje, pela manha, pra minha surpresa, vi que tinha parado o carregamento próximo das 0h, ou seja 1h30 mais ou menos. Fui ver e o disjuntor de 40A tinha desarmado.

A corrente não houve picos de tensão, e a corrente ficou entre 32,3-32,5A durante o carregamento. (tenho um medidor geral no quadro principal, e tbm um dedicado no quadro de proteção do wallbox)

Considerando que as conexões estão bem feitas, e que o problema possivelmente foi de temperatura, o senhores indicariam trocar esse disjuntor por um de 50A? (minha suposição é uma “desclassificação por temperatura” onde o disjuntor desarma com correntes abaixo do nominal em temperatura acima de 30C)

Alguem mais teve esse problema em dias muito quentes?

Eu não sugiro essa troca, apesar de pela queda de tensão, com essa distância de 6m, não ter problema, o cabo de 6mm² só suporta essa corrente de 50A por norma em uma condição de instalação específica e se for HEPR. E o disjuntor esta aí pra proteger os cabos e evitar um incêndio.

Eu ainda revisaria as conexões, se estão com terminais bem crimpados e bem fixados nos contatos dos componentes e tbm desconfiaria da qualidade do disjuntor. É de uma marca renomada?

1 curtida

Pois é, o disjuntor é um Tramontina. é minha desconfiança que ele possa não ser dos melhores… Vou trocar por um Siemens de 50A e ver como se comporta…

Eu queria ter feito a instalação toda com cabos de 10mm², mas infelizmente o conduíte não suportaria.

Eu sugiro trocar por ABB, Siemens ou Schneider de 40A mesmo, não de 50.

2 curtidas

Reforçando o que o @Br_Robot já disse. Eu não usaria o disjuntor de 50a.

Sua instalação é dimensionada para 32a, jogar um disjuntor de 50a pode sobrecarregar a fiação provocando danos sérios.

Pense que o disjuntor está aí pra evitar que passe pelos cabos uma corrente maior do que a máxima suportada, se algo acontecer o disjuntor não vai fazer nada, porque ele estaria dimensionado para 50a.

Tenho um disjuntor Tramontina 40A e apresenta o mesmo problema de desarmar, mas após isso eu religo novamente e carrega normalmente. (Então acredito que seja algum problema com o modelo/marca do disjuntor).
Não me preocupei com o aquecimento pois utilizo cabos de 10mm em todo o conjunto, não apresentando maiores riscos na questão do aquecimento dos cabos.

1 curtida

O meu caso tambem desarma, mas pelo que vi é a quantidade de cabos dentro do conduite… tive que diminuir a amperagem do Wallbox ( o meu é o quadrado antigo ) para parar com essas quedas.

1 curtida

Algumas das condições específicas que citei na minha resposta anterior são justamente relacionadas a quantidade condutores energizados, tipo de encaminhamento, etc…

Por isso é importante ter um bom profissional para fazer o correto dimensionamento, tem muitas variáveis.

Em outros posts até aqui no fórum a gente vê indicações de fazer a instalação levando em conta só parte dessas condições… É um risco grande…

1 curtida

Estou com mesmo problema de desarmar o dijuntor mais somente quando esta desconectado do veiculo ele carrega o carro normalmente ate hoje nao desarmou no meio do carregamento e sim quando ja acabou o carregamento por diversas vez quando esta deaconectado do carro ele desliga ja cheguei ligar ele e sar com carro quando voltar ele esta o dijuntor ter caido

Faço a monitoração da tensão durante o carregamento. Observo uma queda de tensão em média de 10V… Assim que terminar retorna para próximo de 220V.

O meu desarma as vezes, então alterei para cortar no mínimo com 200V (isso num disjuntor wifi)

Uso bifásico, sendo 127V + 127V.

Sua queda de tensão está um pouco alta. Qual a bitola de fio que você está usando? Eu tinha queda de tensão também, usava fio 6mm mas não estava dando conta por conta da distância(+/- 60mts). Coloquei fio 10mm e resolveu, praticamente não tem queda, olha aí.

Quando rola essa queda de tensão, acontece em outros pontos da instalação também? Aqui já aconteceu de a CPFL estar entregando 100v (bifásico), sendo problema da CPFL a solução foi entrar com pedido de suporte deles pra resolver.

Se for somente no ponto do wallbox, provavelmente é o que o @Roluber falou.

Senhores,

Minha fiação principal do imóvel uso fio 16mm2. Do quadro principal até a tomada do wallbox são 15m com fio 16mm2 e outros 20m com fio 10mm2. Inclusive toda ligação com fio 10mm2.

Ainda não observei outros pontos da casa durante o carregamento…