É, não parece ser problema com fiação mesmo.
Eu verificaria a tensão de entrada da instalação durante uma carga.
É, não parece ser problema com fiação mesmo.
Eu verificaria a tensão de entrada da instalação durante uma carga.
Como carro elétrico é uma grande novidade para quase todos… Eu mesmo imaginava ser normal essa queda de tensão durante o carregamento.
Outro ponto que observarei é a distância da minha residência para o transformador da rua. Talvez seja grande levando a tensão diminuir.
Obrigado
Todo mundo tem essa ideia sobre o carregamento. Mas a real é que um wallbox comum, em geral, não consome mais do que um chuveiro elétrico. Inclusive o chuveiro pode ser usado para tirar a prova se o problema é na instalação geral ou não.
Teoricamente isso não deveria influenciar. A menos que a companhia tenha um dimensionamento incorreto da carga. Isso poderia ocorrer caso a ligação seja antiga e o número de unidades (ou o consumo delas) tenha crescido sem que a carga seja ajustada.
Pra mim parece o caso de abrir um chamado e pedir pra companhia verificar.
Como estamos num fórum. Irei incluir detalhes para servir para outros colegas.
Coincidentemente hoje a turma colocou o carro para carregar. Percebi já nos últimos 20min de carga. Então tirei um print dos parâmetros de carregamento, depois de completar a carga tirei outro print. Seguem abaixo.
Conseguiremos ver exatamente a diferença de tensão entre os dos momentos.
Sua fiação está super dimensionada. Então não é ela que está causando a queda de tensão… pode ser alguma conexão oxidada ou mal apertada, ou pode estar vindo da rua, mas acho mais provável ser um má conexão. Pelo motivo de que sem o carregador a tensão volta pro 220V, se fosse por transformador sobrecarregado, não acho que voltaria pra 220V. Pois você sozinho não é suficiente pra sobrecarregar o trafo. A tensão já estaria um pouco mais baixa sem o carro carregando… pode fazer um teste se tiver chuveiro eletrico e ver no proprio medidor do carro se a tensão abaixa quando o chuveiro liga.
Seu carregador nem está atingindo a potencia maxima por causa da queda de tensão. Pelo seu medidor, esta chegando nele 6.5kw e no painel do carro deve estar por volta de 5.5kw que efetivamente chega na bateria. O normal é o carregador entre 7.0 - 7.1 kw e o painel do carro entre 6.0 e 6.2kw
Só confirmando se o disjuntor esquentar durante a carga é normal? Uso um WEG e ele fica bem quente, mas não a ponto de eu não conseguir encostar, consigo segurar ele sem queimar o dedo.
Sim. Se está passando corrente vai esquentar.
Salvo engano, um disjuntor pode atingir até 60° ou 70° sem problemas.
Para referência. Até uns 45° ou 50° a gente consegue manter contato sem se queimar.
Otimo, bom saber, obrigado. Estava com problema do DR desarmar, troquei o DR, o disjuntor começou a desarmar. Troquei ele agora e parou, só estão esquentando. Mas então parece estar normal.