Desarmando o disjuntor

É, não parece ser problema com fiação mesmo.

Eu verificaria a tensão de entrada da instalação durante uma carga.

Como carro elétrico é uma grande novidade para quase todos… Eu mesmo imaginava ser normal essa queda de tensão durante o carregamento.

Outro ponto que observarei é a distância da minha residência para o transformador da rua. Talvez seja grande levando a tensão diminuir.

Obrigado

Todo mundo tem essa ideia sobre o carregamento. Mas a real é que um wallbox comum, em geral, não consome mais do que um chuveiro elétrico. Inclusive o chuveiro pode ser usado para tirar a prova se o problema é na instalação geral ou não.

Teoricamente isso não deveria influenciar. A menos que a companhia tenha um dimensionamento incorreto da carga. Isso poderia ocorrer caso a ligação seja antiga e o número de unidades (ou o consumo delas) tenha crescido sem que a carga seja ajustada.

Pra mim parece o caso de abrir um chamado e pedir pra companhia verificar.

Como estamos num fórum. Irei incluir detalhes para servir para outros colegas.

Coincidentemente hoje a turma colocou o carro para carregar. Percebi já nos últimos 20min de carga. Então tirei um print dos parâmetros de carregamento, depois de completar a carga tirei outro print. Seguem abaixo.

Conseguiremos ver exatamente a diferença de tensão entre os dos momentos.

1 curtida

Sua fiação está super dimensionada. Então não é ela que está causando a queda de tensão… pode ser alguma conexão oxidada ou mal apertada, ou pode estar vindo da rua, mas acho mais provável ser um má conexão. Pelo motivo de que sem o carregador a tensão volta pro 220V, se fosse por transformador sobrecarregado, não acho que voltaria pra 220V. Pois você sozinho não é suficiente pra sobrecarregar o trafo. A tensão já estaria um pouco mais baixa sem o carro carregando… pode fazer um teste se tiver chuveiro eletrico e ver no proprio medidor do carro se a tensão abaixa quando o chuveiro liga.

Seu carregador nem está atingindo a potencia maxima por causa da queda de tensão. Pelo seu medidor, esta chegando nele 6.5kw e no painel do carro deve estar por volta de 5.5kw que efetivamente chega na bateria. O normal é o carregador entre 7.0 - 7.1 kw e o painel do carro entre 6.0 e 6.2kw

Só confirmando se o disjuntor esquentar durante a carga é normal? Uso um WEG e ele fica bem quente, mas não a ponto de eu não conseguir encostar, consigo segurar ele sem queimar o dedo.

Sim. Se está passando corrente vai esquentar.

Salvo engano, um disjuntor pode atingir até 60° ou 70° sem problemas.

Para referência. Até uns 45° ou 50° a gente consegue manter contato sem se queimar.

1 curtida

Otimo, bom saber, obrigado. Estava com problema do DR desarmar, troquei o DR, o disjuntor começou a desarmar. Troquei ele agora e parou, só estão esquentando. Mas então parece estar normal.

Dando uma aqui de coveiro…
No meu quadro antes do wallbox, precisei por uma tomada para carregar minha moto também… Onde é o local correto para se puxar os fios para essa tomada? Puxei exatamente de onde estão os cabos do wallbox (se não me engano, na saída do DPS. Depois vou mandar foto aqui certinho da minha ‘proeza’, é pq não estou em casa agora).

Tudo funciona, o wallbox, a tomada, consigo carregar os dois ao mesmo tempo (carro e moto)… A questão do problema é: agora meu DPS vive ‘estragando’ (sumindo a parte verde dele). Eu troco um, o outro estraga.. Aí eu troco o que estragou, e o outro estraga… Já troquei umas 4x em 2 meses kkkk

Eu imagino que deve ser a ‘tomada’ que improvisei ali… Se puderem me orientar por favor, agradeço.

Teria que entender melhor como você fez essa derivação. Aqui eu tinha o wallbox da BYD instalado na saída do IDR (DPS não tem “saída”, a saída dele é o aterramento), posteriormente eu fiz uma derivação da mesma saída para uma tomada de 32a, ficando o wallbox E a tomada na saída do IDR. Fiz isso pois meu wallbox chegou a fazer graça e eu queria ter uma alternativa de usar o portátil. Porém eu nunca liguei ambos ao mesmo tempo.

O único tipo de surto que eu consigo imaginar para esse caso seria surto de manobra. Causado por chaveamento rápido, por exemplo. Imagino que os carregadores podem ativar alguma proteção interna, ao desligar um deles, a tensão aumenta temporariamente porém o consumo continua pelo outro carregador.

Sobre carregar ambos ao mesmo tempo, tem que ver se não está levando o sistema muito próximo do limite. Qual a carga suportada por essa moto? Dá mais detalhes aí que a gente consegue te ajudar.

Tirei essa foto aqui quando estava terminando o trabalho de derivação da tomada. Note que os Wago estão soltos ainda, esses são os conectores que estão derivando do IDR e aterramento para wallbox e tomada.

Bom dia! Realmente falei errado, liguei na saída do IDR também. Sei que meu IDR está errado, deveria ser o classe A (pretendo corrigir em breve), mas acredito que a causa do problema não seja esse.

Segue foto de como está instalado aqui.. Os cabos vermelhos lá em baixo são os que vão para a tomada, juntamente com o terra que está ligado no DPS da esquerda. Os cabos preto e branco do IDR são os do wallbox.

Detalhe que lembrei agora: depois que instalei a tomada, esse meu medidor de consumo fica mostrando ‘fuga de corrente’ o tempo todo… antes da tomada ele não acusava isso.

Segue foto do carregador da moto com suas especificações…

Na ponta desse carregador estou usando uma tomada inteligente, para desligar o carregador após terminar de carregar, e um clamper para proteção (sei que já tem a proteção do quadro, mas esse carregador é coisa rara no mercado, não pode queimar de forma alguma).

Edit: Raramente carrego os dois ao mesmo tempo (moto e carro). Moto costumo carregar a noite, e o carro durante o dia. Se carreguei os dois juntos 3x em 5 meses foi muito. Tanto é que troquei o DPS da esquerda semana passada, e nessa semana o DPS da direita já foi de arrasta, e não usei o carregador da moto e wallbox juntos.

Sugestões? Obrigado!

O seu medidor mostra fuga de corrente depois que instalou a tomada mesmo que vc não esteja com nada ligado na tomada? Ou só quando está carregando a moto?

1 curtida

O medidor acusa fuga de corrente, mas o IDR não atua? Se houver fuga o IDR deveria desarmar.

Sobre a saída. O que eu faria diferente aí seria usar um barramento, esses 2 cabos dentro do conector meio que atrapalham o contato. Nesse caso sai um cabo curto do IDR e entra em um conector de derivação tipo Wago, e dele saem 2 cabos, 1 pra tomada e outro pro wallbox.

Esse problema acontece mesmo se não usar esse outro clamper na tomada?

Essa emenda no Terra também não tá legal não. Um conector Wago iria bem aí.

Só quando uso a tomada.

Sim, acusa, e o IDR não desarma… Os dois cabos foram crimpados usando aqueles terminais ilhos sabe? Agora o do terra não tá tão legal mesmo não, são 3 cabos juntos ali… Vou ver de refazer essa parte toda com os wago que vc disse.

E sim, o problema acontece mesmo não usando outro clamper na tomada.

Então testa uma vez sem usar o clamper, que tem um circuito pra jogar descarga pro terra, então pode ser o causador dessa fuga indicada pelo medidor e talvez até indiretamente gerar alguma oscilação que tá afetando seus DPS. E tbm sugiro não usar a tomada inteligente que me parece que vc tá usando. Seu circuito já está protegido, manda a o carregador da moto direto na tomada.

Os meus medidores inteligentes sempre acusaram fuga de corrente. Normalmente entre 6 a 10mA… acredito que o IDR só desarme acima de 30mA.
Apenas o DPS do quadro está estragando? O de entrada do poste não esta queimando tambem?

Não sei muito sobre isso, meu conhecimento nessa área especifica é limitada até onde minha curiosidade me levou, mas se é só esse DPS específico que esta estragando, pode ser problema de harmônicos. Inversores e fontes chaveadas são conhecidos por causar essas ressonâncias na rede elétrica.
Mas, como eu disse, não entendo muito disso, minha formação é técnica, se tiver algum engenheiro aí, talvez ele possa explicar melhor.

Você usou terminais específicos para 2 cabos? Um terminal ilhós comum não pode ser usado para terminar 2 cabos.

Vou testar e posto o resultado aqui. Não lembro se só usando o wallbox ele acusa também essa fuga de corrente… vou testar isso também.