Desarmando o disjuntor

Não entendi o que você quis dizer com ‘de entrada do poste’ kkkkk como posso conferir isso? Dos dois DPS no quadro do ‘wallbox’, eles ficam alternando.. hora um estraga, hora é o outro…

@dawtaylor não usei terminal próprio não.. pensei que poderia juntar eles ali usando um terminal um pouco maior para caber os dois cabos. Vou refazer isso com os conectores wago igual você sugeriu.

La no disjuntor de entrada do poste, é “obrigatório” ter DPS tambem. Nem sempre fica no poste. Mas é o mais perto do relógio da concessionaria de energia.

Acho que depende muito das exigências da concessionária na época da instalação. Deveria valer a norma, mas parece variar bastante de concessionária pra concessionária.

A minha instalação tem uns 14 anos e não tem DPS no padrão, nem no quadro de distribuição principal da casa. Eu instalei no quadro de distribuição quando comprei a casa por motivo da instalação do sistema fotovoltaico.

@FernandoUed acho que fica a dica, se acaso seu quadro de distribuição não tiver DPS, de colocar DPS no quadro para proteção da casa também.

Então, o terminal duplo, além de ser um pouco maior para caber 2x cabos ao invés de 1x, também tem um isolamento melhor preparado para receber 2x cabos.

Mas se já vai refazer com Wago não vai ter esse problema.

@Roluber Aqui não tem isso não… do padrão da CEMIG já vai direto a fiação para o quadro geral da casa, que também não tem DPS.

@dawtaylor É, meu quadro geral não tem DPS, apenas a fotovoltaica tem.. E os DPS dela nunca deram problema… Vou refazer parte por parte ali do quadro do wallbox pra ver o que que vira. Vou postando aqui os resultados.

A obrigatoriedade é bem recente… de 2019 pra cá passou a ser obrigatório ter DPS pra novas instalações.

1 curtida

Então pode ser por isso… Construi minha casa em 2017 rsrs

1 curtida

Dá uma consultada na norma tbm para rever isso, pq tem uma questão que não me lembro os detalhes, mas na entrada de casas tem que ser DPS classe 1 e aí depois o classe 2 no quadro. E tem uma questão se é essa aberta ou cidade… Vale uma revisão antes de fazer os ajustes aí…

Ontem a noite carreguei a moto, sem o clamper na fonte dela e sem a tomada inteligente. Pluguei o carregador da moto na tomada, e o medidor do quadro já começou a alertar sobre fuga de corrente, e ficou assim até terminar de carregar a moto. Quando terminou, o carregador se mantem ligado (porém consumindo bem menos obviamente), e aí parou os alertas.

Já comprei os wago, esperando chegar para refazer as conexões ali da tomada com wallbox e a parte do terra… Quando refizer essa parte eu posto aqui o resultado.

2 curtidas

Segue alguns feedbacks…

Os conectores wago chegaram, fiz as correções… apenas o conector wago que usei para os 5 fios do terra veio para fio de 4mm, não ficou muito bom.. mas já comprei o de 6mm e estou esperando chegar para fazer a troca.

Descobri que a fuga de corrente que acusa no medidor, só ocorre quando eu uso o carregador da moto.. acredito ser algum ‘alerta falso’ que o carregador gera no medidor.

Depois usei nessa mesma tomada o carregador portátil do carro e coloquei ele pra carregar, e aí não existe fuga…

Enfim, esperando chegar agora o wago de 6mm para o terra, para depois trocar o DPS e ver se realmente meu problema será resolvido, que é a queima de DPS um atrás do outro… vamos ver, depois volto com mais notícias.

1 curtida

Pode ser que o carregador da moto tenha algum tipo de ligação entre fase e terra, e isso esteja sendo interpretado como fuga de corrente.

Verdade, pode ser mesmo… mas vou ignorar essa mensagem, ampliei a faixa de fuga pra 99 no medidor pra evitar que ele desligue… e espero que se a fuga realmente acontecer, o IDR desarme kkkkkk

1 curtida

Esse é o jeito que ficou o quadro após as modificações. Agora vou trocar esse DPS e ver se esse maldito para de queimar…

1 curtida