A DFM fez uma coletiva de lançamento oficial no Brasil durante o Festival Interlagos. De cara anunciaram 2 modelos, Box (Mini/EX2) e Vigo (Dolphin/Yuan Pro).
Os carros parecem bem interessantes, com ADAS desde as versões mais básicas, portas sem molduras dos vidros, iluminação ambiente, teto solar nas versões Plus. O interior é aquele interior genérico chinês, parece bonito/bem acabado e uma mistura de Zeekr X com Leapmotor B10, mas não tem aquela personalidade pra identificar o carro pelo interior.
O que mais me chamou a atenção foi a garantia. 7 anos ou 300.000km para o carro e 10 anos sem limite de quilometragem para motor, bateria e sistemas de controle eletrônicos. Esses sistemas eletrônicos, provavelmente, se referem a componentes como sensores essenciais para controles de tração, estabilidades, etc, excluindo coisas como a multimídia.
A loja no ML ainda está sem produtos listados, mas com um pouco de busca consegui cair direto na página dos produtos. Ambos com versões Urban e Plus.
Ao que tudo indica, as páginas não estão finalizadas e algumas informações parecem divergentes, a potência do Box foi anunciada como 95cv e não 163cv, por exemplo. Já a parte da garantia foi enfatizada durante o lançamento.
Legal essa garantia, nenhum desses ai me interessa muito, a bateria é pequena em todos eles, mas sempre bom mais marcas e mais concorrência, to de olho na BAIC, o Arcfox T5 me interessa.
Concordo que serve mais como alternativa pra quem pensa em comprar os concorrentes atuais do que upgrade. Dependendo dos valores tem uma chance boa de bagunçar bem a porr* toda.
Tudo que é VE tem vindo para combater no segmento do Mini e do GS, ou então no segmento de luxo. Na faixa do Plus não tem nada, e na faixa logo acima - EX30 Ultra e Zeekr X, já se rompem os 300 mil por carros de volume tão baixo que ficará difícil revender.
Parece que os chineses perceberam que a nossa desigualdade se reflete nos carros, os low-end trazem volume e os do segmento de luxo trazem valor (margem).
Eu também estou pronto para trocar o golfinho se aparecer algo ‘plus’ ou ‘ultra’ com bom preço e perspectiva de sucesso, mas não encontro nada. E não compartilho o entusiasmo do @julio com baterias sólidas, acho que virão inicialmente nos modelos de luxo.
Essa história me lembrou de Animal Farm (A Revolução dos Bichos), de Orwell. Os porquinhos tomam a fazenda dos humanos para implantar um novo sistema, mas com o tempo acabam ficando iguais aos humanos que derrotaram…
Concordo com você. Por isso coloquei que chega em 2027 e somente a partir de 2028 teremos algumas opções. Vai iniciar nos carros de luxo, mas como a China é ligada no 380V e é um pega-pra-capar, rapidinho a concorrência força para modelos de categorias mais abaixo.
Concordo, mas não sei a DFM (Dongfeng) estaria nesse grupo. Além de ser uma das gigantes Chinesas, eles também anunciaram uma rede considerável de concessionárias, 60 já no lançamento.
Mas é algo que só o tempo irá dizer mesmo.
Pelo menos até ganharem escala de produção. As estimativas é que, muito em breve, essas baterias se tornem mais baratas do que as atuais, vir somente em modelos mais caros só faz sentido enquanto não houver escala mesmo.
Voltando ao assunto do Vigo (nammi 06), ficou bem legal o carro. Achei em especial muito bom o aproveitamento do espaço interno (relação do comprimento do carro com o espaço interno, porta-malas, etc). Bem completinho e 300 km de Inmetro tá um bom consumo para 50 kWh de bateria. Só achei feio (quadradão) por fora