DFM aportando no Brasil

A DFM fez uma coletiva de lançamento oficial no Brasil durante o Festival Interlagos. De cara anunciaram 2 modelos, Box (Mini/EX2) e Vigo (Dolphin/Yuan Pro).

Uma transmissão, praticamente, completa aqui. https://www.youtube.com/watch?v=Na5iDesWppU

Os carros parecem bem interessantes, com ADAS desde as versões mais básicas, portas sem molduras dos vidros, iluminação ambiente, teto solar nas versões Plus. O interior é aquele interior genérico chinês, parece bonito/bem acabado e uma mistura de Zeekr X com Leapmotor B10, mas não tem aquela personalidade pra identificar o carro pelo interior.

O que mais me chamou a atenção foi a garantia. 7 anos ou 300.000km para o carro e 10 anos sem limite de quilometragem para motor, bateria e sistemas de controle eletrônicos. Esses sistemas eletrônicos, provavelmente, se referem a componentes como sensores essenciais para controles de tração, estabilidades, etc, excluindo coisas como a multimídia.

O design do Vigo lembra bastante o Kia Ev3 e, pra mim, isso é um elogio.

A loja no ML ainda está sem produtos listados, mas com um pouco de busca consegui cair direto na página dos produtos. Ambos com versões Urban e Plus.

Ao que tudo indica, as páginas não estão finalizadas e algumas informações parecem divergentes, a potência do Box foi anunciada como 95cv e não 163cv, por exemplo. Já a parte da garantia foi enfatizada durante o lançamento.

1 curtida

Legal essa garantia, nenhum desses ai me interessa muito, a bateria é pequena em todos eles, mas sempre bom mais marcas e mais concorrência, to de olho na BAIC, o Arcfox T5 me interessa.

1 curtida

Concordo que serve mais como alternativa pra quem pensa em comprar os concorrentes atuais do que upgrade. Dependendo dos valores tem uma chance boa de bagunçar bem a porr* toda.

90% dessas marcas não estarão mais aqui em 1 ou 2 anos.

Carro no Brasil é extremamente caro, o brasileiro não compra para arriscar e “jogar fora” com marcas sem estrutura mínima.

Pensamos 10 vezes antes de comprar. E mais 20 na hora de comprar. Se olhar no site da Fenabrave, dá para ver as vendas pífias de vários modelos.

2 curtidas

Vendo isso lembrei do o quote do @julio

Tudo que é VE tem vindo para combater no segmento do Mini e do GS, ou então no segmento de luxo. Na faixa do Plus não tem nada, e na faixa logo acima - EX30 Ultra e Zeekr X, já se rompem os 300 mil por carros de volume tão baixo que ficará difícil revender.

Parece que os chineses perceberam que a nossa desigualdade se reflete nos carros, os low-end trazem volume e os do segmento de luxo trazem valor (margem).

Eu também estou pronto para trocar o golfinho se aparecer algo ‘plus’ ou ‘ultra’ com bom preço e perspectiva de sucesso, mas não encontro nada. E não compartilho o entusiasmo do @julio com baterias sólidas, acho que virão inicialmente nos modelos de luxo.

Essa história me lembrou de Animal Farm (A Revolução dos Bichos), de Orwell. Os porquinhos tomam a fazenda dos humanos para implantar um novo sistema, mas com o tempo acabam ficando iguais aos humanos que derrotaram…

2 curtidas

Concordo com você. Por isso coloquei que chega em 2027 e somente a partir de 2028 teremos algumas opções. Vai iniciar nos carros de luxo, mas como a China é ligada no 380V e é um pega-pra-capar, rapidinho a concorrência força para modelos de categorias mais abaixo.

2 curtidas

Concordo, mas não sei a DFM (Dongfeng) estaria nesse grupo. Além de ser uma das gigantes Chinesas, eles também anunciaram uma rede considerável de concessionárias, 60 já no lançamento.

Mas é algo que só o tempo irá dizer mesmo.

Pelo menos até ganharem escala de produção. As estimativas é que, muito em breve, essas baterias se tornem mais baratas do que as atuais, vir somente em modelos mais caros só faz sentido enquanto não houver escala mesmo.

1 curtida

Voltando ao assunto do Vigo (nammi 06), ficou bem legal o carro. Achei em especial muito bom o aproveitamento do espaço interno (relação do comprimento do carro com o espaço interno, porta-malas, etc). Bem completinho e 300 km de Inmetro tá um bom consumo para 50 kWh de bateria. Só achei feio (quadradão) por fora

1 curtida