Dolphin+ Barulho na roda dianteira (CORRIGIDO)

Tbm pensei na deformação, mas em baixa velocidade ela não é tão grande… e também não explicaria a tal lubrificação.

Sabe o barulho que o pneu novo faz em piso liso como de estacionamento de shopping granfino? Imagina esse atrito entre o pneu e a roda mas no sentido de o pneu oferecer resistência no solo enquanto a roda gira para a direita ou esquerda. No caso, o atrito gerado não entre o piso e sim entre o pneu grudado no chão e a roda causa esse barulho. Como esse problema não existe no GS, acredito que o pneu usado pelo BYD não esteja casando bem com o modelo da roda. Torcer pro problema ser só auditivo.

Qual é o pneu de quem teve esse problema? Ling Long ou Hankook?

Olá amigos, acredito que tive um problema parecido com o do autor do tópico. Fiquei muito preocupado, pois o barulho era similar a de uma carroça velha, talvez fosse resolvido com a lubrificação da borda do pneu, mas no meu caso, resolvi trocando o pneu, visto que estava bastante desgastado, precisava de cambagem e isso deformou o pneu.

Abaixo, deixo um vídeo, demonstrando o barulho, 100% resolvido com a troca do pneu.

2 curtidas

Ou seja, no meu caso o problema foi o pneu deformado.

Nossa, que coisa horrível. Acho que até em carro a combustão daria pra escutar isso saindo devagar da garagem (se não for um motor três cilindros britadeira ou com escape furado).

Dava pra escutar bastante, moro em cidade pequena e asfaltada, ficava bem evidente o barulho.

o meu é Ling Long. E é o mesmo barulho aí do vídeo postado pelo Anatel… detalhe é que: o barulho começou exatamente após retirar o carro da css, após a primeira revisão, após o rodízio dos pneus… agora, por qual motivo? O que causou isso? Não faço ideia…

Na verdade, pensando bem aqui, pensei no seguinte: Os pneus vão se ‘deformando’ com o peso do carro, na posição em que estão… a partir do momento em que esse pneu foi para outra posição, e sofreu deformação nessa outra posição, causa isso… Mas é uma teoria, sei lá… Sei que viajei 1500 km com eles dessa forma e não tive problema algum, chato mesmo era só o barulho em baixa velocidade, em alta não dava pra perceber… Mas foi resolvido com a tal lubrificação.

Será que é isso mesmo. Pneu atritando na caixa de roda é plausível, mas pneu roçando no aro da roda? Seu nao.

Pelo que vejo considerando a solução que foi aplicada no meu carro, o que causa o barulho é a bochecha do pneu pegando na borda externa do aro justamente por ele ficar abaloado na parte debaixo conforme o peso do carro vai sendo distribuído como o @FernandoUed comentou.
Sobretudo pq so percebia o barulho em baixas velocidades como ao entrar ou sair do estacionamento. E principalmente de manhã cedo quando o frio reduz a pressão dos pneus.

Outro ponto importante que esqueci de citar é que são são Ling Long originais onde fez o barulho, no meu caso, estão no final de vida. Na traseira, estão 2 Michelin que não notei fazerem nada parecido.

Minha pergunta sobre a marca do pneu era justamente pra tentar levantar um padrão…

Nos meus Hankook originais, nunca notei esse barulho… Vamos ver se realmente só acontece nos Ling Long, o que seria uma boa notícia, já que há algum tempo os carros não vem mais com esse pneu…

1 curtida

O meu, que apresentou o barulho, também era ling long, o tal confort Master, ou seja, aparentemente vai se formando um padrão.

Fala pessoal. Deixando meu relato aqui. Também tenho esse problema no Dolphin +. Pneus ling long. E está piorando com o tempo. Começou em 1 roda e ja está nas 4 e muito alto, semelhante ao vídeo, mas com adicional parecido com freio raspando. Tbm notei que aumenta com o frio, provavelmente por endurecer mais a borracha. Estou com 27mil rodados. O meu tbm começou logo após a primeira revisão. Jurava que era disco pegando e o chefe da oficina jurou que só lubrificou em volta das rodas com pasta para pneu. Demorei a acreditar, mas acabei aceitando :joy:
Agora já está quase insuportável. Vou levar pra fazer rodízio essa semana e ja pedir pra esvaziarem os pneus e lubrificarem bem por dentro pra ver se melhora, senão vou trocar. Tá muito chato mesmo.

3 curtidas

Mais um passando aqui (e já aliviado de ver que aconteceu com vários outros) pra contribuir com o número de Dolphin Plus com esse barulho.

Como falaram acima, começa em uma roda, com pouca frequência (uma vez a cada giro), daí passa pra duas, três e por fim todas, tornando o carro (em baixa velocidade) uma sinfonia de rangidos de borracha. Meus pneus são ainda originais Ling Long (enchidos com 36 lb frios), carro com um ano e meio de uso.

E estamos tendo esse problema por volta do mesmo tempo de VIDA do pneu (independente da quilometragem rodada). Isso indica um problema crônico desse modelo de pneus, não?

De fato tá ficando insuportável e nem música alta tá vencendo o barulho, parece alguém usando roupa inteira de couro andando do lado do carro.

1 curtida

Estou no segundo par de pneus, indo para o terceiro, e tanto no Linglong quanto no Itaro que coloquei fazem o barulho, essa semana vou colocar Dunlop, vamos ver se melhora alguma coisa, mas também fico pensando que possa ser rolamento

Os meus Ling Long faziam isso.
Calibrar com 37, 38 resolve.
Depois que troquei por 2 NEXEN na primeira vez que cortei 2 pneus em uma viagem não fez mais nos NEXEN, mas depois de um rodízio quando os Ling Long vieram pra frente voltou a fazer barulho.
Recentemente cortei +1 Ling Long e troquei por 2 Michelin.Agora estou com 2 Nexen e 2 Michelin 215/50 e ta perfeito.

2 curtidas

Atualizando aqui… Acabei de fazer rodízio e pedi para desmontar e lubrificar os pneus. Não cheguei a ver, mas me disseram que estava bastante sujo de farelo de pneu por dentro. Além dos R$80 do alinhamento e balanceamento, me cobraram mais R$40 da limpeza e lubrificação dos pneus. Problema resolvido… Pelo menos por enquanto. :joy:
Certamente tem um defeito de projeto aí, mas por outro lado, eu já peguei uns buracos bem grandes já com esses pneus, daqueles de soltar palavrão, respirar fundo e esperar o alerta no painel. Tanto que 1 das rodas está amassada na borda interna devido a uma pancada a 80km/h com 4 adultos no carro. E mesmo assim os pneus aguentaram sem rasgar… Então fico pensando que, tirando essa questão do barulho, esses ling long originais me parecem pneus bem resistentes a pancadas. Mas claro que tudo depende do tipo de buraco e com o pega

3 dos meus 4 se foram em buracos aqui no RS.
O Último nem foi em um tão grande assim.
Pra mim o erro de projeto é colocarem roda 17 em pra um piso que nem o nosso.
Roda 16 e uma altura maior de borracha ajudaria bem mais na segurança.
Da primeira vez estava no meio do nada sem sinal de celular proximo de Candelária RS.
Tive que sair pedir pra moradores locais telefone emprestado pra ligar pro 0800 da BYD. Obviamente ninguém tinha. Todos so tinham internet fibra em casa e nao telefone.
Achei uma boa alma que me deu uma carona ate algum lugar que pegasse o celular pra poder ligar pra BYD.

A maioria das operadoras e telefones atualmente suportam chamadas via WiFi, caso se encontre em situação semelhante novamente (espero que não), pedir a senha do WiFi já deve te permitir realizar ligações como se estivesse com rede de celular. Salvo engano isso vem habilitado por padrão, mas é possível conferir nas configurações do seu aparelho.

Esse link aqui fala do processo para ativação. Como ativar o VoWiFi no celular para fazer chamadas de voz por Wi-Fi • Tecnoblog