Dolphin+ Barulho na roda dianteira (CORRIGIDO)

Bom dia pessoal, relato que pode afetar mais gente para conhecimento geral :slight_smile:
Meu Dolphin+ estava fazendo um barulho na roda ao girar a direção toda pra direita como se tivesse algo raspando. Mas não notava nenhum distúrbio ao dirigir.
Agora a pouco fui na CCS para darem uma olhada e o mecânico levantou 2 suspeitas:

• A famigerada caixa de direção.
  • O pneu tendo atrito com a borda do aro.

Para a minha alegria, era a segunda hipótese.
Em resumo, como o aro do Dolphin + (no meu caso o branco que tem aro diferente, mas segundo o mecânico também ocorre com o aro dos modelos coloridos) tem uma borda mais alta, o pneu ao ficar mais seco faz um barulho de atrito, geralmente quando a roda está toda virada pois isso deforma e força o pneu em um ângulo que causa esse efeito.
A solução foi passar um lubrificante de silicone na borda.

Fica aqui o relato então e a solução caso mais alguém enfrente o mesmo problema.
Acredito que só aconteça com os pneus dianteiros e provavelmente so com o lado oposto à rotação do volante. Logo volante pra direita gera o ruído no pneu da esquerda e volante pra esquerda deve afetar o pneu do lado direito.

2 curtidas

Obrigado por compartilhar!

Manda uma foto dessa borda que você ta falando. Ainda não me liguei. Passei por esse mesmo problema, barulho muito chato. Só resolveu quando troquei os pneus.

Não tem muito o que ver, é onde o pneu encaixa dentro do aro, ali onde o pneu encosta na roda mesmo. Como tem uma borda mais alta, o pneu tem mais area de contato e com isso principalmente quando a roda está toda virada, a deformação da lateral do pneu se esfregando no aro causa esse ruído.

1 curtida

Estou com problema similar no meu Dolphin plus. A roda esquerda está fazendo barulho como se rapasse em algo, mas no meu caso é o tempo todo. Vou levantar o carro para olhar e se descobrir o que foi eu posto aqui, caso contrário vou levar até a assistência técnica autorizada.

o meu era o tempo inteiro, nas 4 rodas… citei em outro tópico aqui no grupo, dá uma olhada lá.

2 curtidas

Levantei hj e as rodas soltas não fazem barulho algum. Mas a minha é na dianteira esquerda. Observei que faz o barulho como se raspasse o freio, mas o estranho é que faz somente quando o motor traciona.
Havia bastante barro preso no local. Dei uma lavada com a WAP e amanhã vou testar para ver se era algo de sujeira. Se continuar daí não tem jeito, terei que levar na assistência técnica.

Está bem parecido com o meu problema… Foi necessário essa lubrificação nas rodas. Barulho em baixa velocidade após revisao

1 curtida

Olá Fernando… ouvi o som nos seus vídeos lá, mas no meu parece algo que vinha do disco de freio. O seu parecia um rangido né? Esse meu parece que raspa.

Eu lavei ontem e reduziu muito o som de raspar… vou observar mais alguns dias antes de levar a autorizada. Mas obg, seu tópico lá ajudou muito.

O meu tbm dava de jurar que era o disco de freio, inclusive o barulho não era no pneu inteiro, quando saia da garagem de casa de ré ele fazia esse som como se estivesse raspando mas só uma parte da roda. Mas era mesmo só o atrito do pneu na roda. Simplesmente limpar não resolvia no meu caso, pois mesmo depois do carro sair da lavação, continuava. Na CCS eles passaram um lubrificante a base de silicone. Segundo o mecânico, em outro carro tentaram com vasilina, mas não durou muito.

1 curtida

O meu parecia raspar também… inicialmente condenei discos ou pastilhas, até levei em outro lugar fora da css… Mas no fim foi a mesma coisa do @Driver , a css lubrificou os pneus na parte que faz contato com a roda, e acabou o problema.

Pra ver como esses carros são silenciosos, nunca tinha ouvido falar sobre lubrificação entre o pneu e a roda…

1 curtida

Na verdade o problema foi mascarado. Esse tipo de solução tem prazo de validade e se for essa mesma a causa, o barulho vai voltar à medida que o silicone vai se degradando. Não gosto desse tipo de solução. Se você tiver como fazer em casa seria o ideal, a menos que queira virar refém da CSS após a garantia.

Já parei para pensar nisso mesmo… mas por hora, está resolvido. Quando voltar, vou levar na concessionária para buscar a solução definitiva, que imagino que seja a troca dos pneus… mas não sei… vou esperar acontecer.

Qual calibragem de pneu que voces tao usando? Q tiveram esse problema…

Se for som por atrito entre pneu e roda a solução vai ser lubrificação. Coloca na lista quando lavar o carro: passar um silicone entre pneu e roda…

Eu acho bem estranho esse barulho vir de atrito entre pneu e roda, na minha cabeça o pneu fica fixo em relação a roda e não teria nada que rasparia entre eles. Mas se tão dizendo que foi isso e que resolveu. Então tá né. :man_shrugging:

Aqui eu uso sempre 36.

Já lavei ele 2x após isso, esfregando bem a roda propositalmente pra ver se ia voltar o problema… e até agora não voltou.

1 curtida

Eu não sei se entendi bem também. Mas imagino que o atrito não seja no sentido de rotação (axial?), esse sim precisa ser 100% fixo, mas sim da leve deformação que as bordas do pneu sofrem em função da carga.

1 curtida