Prezados, estou com o Dolphin Plus a poucos dias, e mesmo olhando no manual não consegui descobrir como usar o controle de cruzeiro tradicional sem ser o Adaptativo do ACC…
Multimidia está na versão 1.3 (atualizei ontem na concessionária).
Nas configurações tem uma opção pra desativar o ICC, acho que é como a BYD chama o ACC. Não posso afirmar que vai funcionar como você quer porque eu nunca nem testei.
Curiosidade. Por que usar o controle tradicional ao invés do ACC?
@dawtaylor O ICC na verdade é o ACC com centralização ativa na faixa de rodagem ao mesmo tempo. Funciona muito bem. É o tal ADAS 2+.
Também não vejo sentido em querer o CC ao invés de ACC, pois o ACC é igual ao CC até que aparece um carro na frente. A única situação que vejo para preferir CC é para provocar um sinistro… não tem como "retroceder " para CC.
Eu consigo ver uma certa utilidade em “baixadas”, quando não tem veículos mais lentos à frente, deixar rolar um pouco acima da velocidade definida pode ser mais eficiente. Mas nada que valha o retrocesso, pelo menos na minha visão.
Desativar o ICC não tem o efeito que gostaria. Apenas desativa o a centralização de faixas, mas ainda com o ACC ativo.
Só pra explicar, eu sou bastante habituado a usar o CC (sem o “A”), inclusive meu outro carro tem ACC e CC com botões de ativação separados, e eu uso 99.9% do tempo apenas o CC.
Claro que isso depende muito do jeito de cada um dirigir, e do local, mas o CC eu consigo usar até na cidade, vou “dirigindo pelos botões” alterando a velocidade e armando/desarmando quando necessário. o ACC, nem do Dolphin, nem do meu Compass deixa eu andar assim, ele inevitavelmente freia (e as vezes de forma bastante pronunciada) em cenários que não seria necessários. (Vide seção “Precauções com o ACC” do Manual)
Entendo a limitação e tbm utilidade da tecnologia, não estou discutindo isso, só me causou estranheza o manual mencionar os dois modos CC e ACC, mas não haver a possibilidade de acionar apenas o CC…
Bom, só queria confirmar se não tem jeito mesmo. Já que o manual da BYD ta longe de ser um primor em precisão nas informações.
Entendo seus pontos. Realmente, tem horas que o ACC do Dolphin imagina uns carros fantasmas e dá umas freadas esquisitas mesmo. Eu me acostumei a isso, meu uso do ACC em cidade é em trechos que eu passo com muita frequência, então até sei onde essas freadas vão acontecer e me antecipo a elas. O que mais me incomoda no ACC aqui é não salvar a distância e ter que definir toda vez que ativa, no Nivus eu tinha a opção de sempre usar a última distância.
Sobre o manual, é como o @Truc_dp disse, o manual é o mesmo para as duas versões, então acaba citando os 2 recursos mesmo.
Eu uso pouco o ACC. Mas na estrada se coloco 100km/h e tenho que freiar por algum motivo desativando o ACC queria apertar um botão e voltar onde tava, nos 100km/h.
Quando tentei volta com a velocidade do momento ai tenho que ir subindo o limite de novo.
Se só der um toque no freio, vai desarmar, daí, vc da um clique pra cima na rodinha (como se fosse aumentar a velocidade, mas nesse cenário, ele apenas retoma a anterior)
Rapaz, a gente acha que já sabe tudo do golfinho, aí vem esse tópico e boom!, vem informação nova e muito util. Testei e agora o ACC tem Resume. Valeu @Rafaelnfernandes
Como diria Sócrates, “quanto mais sei mais sei que nada sei”…
Mas tem uma coisa: se você está no modo ICC, freia e depois aciona essa tecla pra cima, você reativa o ACC na velocidade anterior, mas sem a centralização de faixa. Tem que apertar a tecla do ICC na sequência pra restaurar a centralização tb. Ainda assim ê mais fácil que o modo anterior, de apertar o ICC e depois ficar procurando a velocidade certa, distrai mais.
Concordo com você. Nem sempre desejamos uma conducao semi-autônoma, com assistentes demais. De vez em quando, o motorista quer seguir no controle, somente sem precisar pisar constantemente no acelerador e poder contar com o sensor de distância do veículo da frente, já é suficiente.
Ué, o meu sempre funcionou desde a versão 1.0. O botão RES que muita gente equivocadamente acha que é RESET, na verdade quer dizer RESUME.
Sempre uso, pois sem transito, a gente precisar frear nas lombadas.
Esses dias minha esposa assumiu a boleia depois de eu fazer uma doação de sangue e não passar muito bem. Notei que ela SEMPRE usava o “RES” para retomar o ACC, porém, ela apertava o botão onde está escrito “RES”, ao contrário de usar o toque pra cima (que é o botão RES de fato).
No final, a forma como o botão aparece no volante, pode dar a sensação de que aquele é o botão de resume.
Uma coisa que me habituei é pisar no acelerador quando ele freia onde não quero. Por exemplo ele começa a frear muito cedo quando vê um carro na frente e vou ultrapassar, é só pisar no acelerador que ele responde, mostra “overtaking” no painel e deixa de frear de forma excessivamente cautelosa, sem alterar o ajuste do ACC, nem desativá-lo. Depois que descobri isso, passei a usar de novo o ACC.
Isso funciona também pra quando o veículo da frente estiver fazendo uma conversão ou pegando um acesso, saindo da frente. Um toque de leve no acelerador e ele não freia, depois que o carro sai completamente da frente é só soltar o acelerador.
Com a regeneração no High, desativar o ACC pelo botão causa um desaceleração forte, desativar com um toquinho no freio, mais forte ainda. Assim estou me acostumando a “apoiar” no acelerador antes de desativar o ACC, tipo 5% de pedal ou menos, assim ele desativa de forma bastante suave, quase imperceptível.
Algo que eu vi em vídeo, mas não consegui reproduzir foi ajustar a velocidade programada de 1 em 1kph, aqui só muda de 5 em 5, seja com click, seja apertando e segurando, no de vocês o comportamento é esse tbm?
Em tempo, apenas pra ventilar frustração, a calibração do ACC segura muito em desníveis, tipo, o carro passa 1kph do programado e vc ja sente ele segurar… Enquanto a maioria das outras marcas tem um tolerância maior, de 3-5kph o que torna mais suave… enfim…