Dolphin Plus - Como usar o CC (Controle de Cruzeiro) sem o ACC?

Tive Nivus e usei o Taos por um tempo, o acc não permitia passar 3-5kmh não. As vezes acontecia de o declive acentuar e dar uma passada, mas geralmente eles mantinham até bem cravado na velocidade definida.

A diferença pra mim é que eles não ficam freando e soltando, isso me irrita bem no acc do Dolphin em declives.

Também faço isso!

Ei! Isso é algo que eu gostaria que tivesse! O meu também avança de 5 em 5. Seria muito bom se implementassem essa opção, caso não tenha em todos os modelos.

Esse é um ajuste que gostaria que fizessem em um update futuro! Segurar mais suavemente nas descidas, realmente incomoda.

Nas descidas, para economizar, coloco em “N” - Neutral para fazer coasting e economizar energia… Não faça isso, por questão de segurança, mas pra mim resolve… E, claro, cuidado com o limite de velocidade e radares!

Normalmente eu uso o ACC em trechos planos e aclives leves. Ou para dar uma descansada na perna direita… Em aclives mais íngremes eu desligo o ACC pra economizar energia, dou uma maneirada no acelerador.

1 curtida

Dando uma ressucitada aqui no tópico, alguma solução para o ACC nas descidas? Aqui em MG são longas descidas e ingrimes, o que faz com que o carro fique ‘freando’ e ‘acelerando’ na descida, fazendo você ficar indo pra frente e pra trás dentro do carro… um saco isso! Minha esposa fica puta e manda eu desligar o ACC, mas acho o ACC fundamental para economizar, pq vez ou outra acabo olhando no painel e já estou a 120km/h sem o ACC… Tinha um nivus e vou te falar, 10 a 0 para o nivus nessa questão viu, muito suave e não percebia nada dentro do carro, seja reta, subida ou descida.

Aqui o carro só acelera em descida se estiver programado pra 100km/h e estiver acompanhando um carro à frente abaixo de 80km/h e esse carro sair da frente. Do contrário é até bem suave.

O que eu percebo é que quando precisa controlar pouco. Geralmente da pra perceber isso quando a regeneração fica até -5kw, parece que ele fica “soltando” pra ver se ganha velocidade, o que acaba gerando alguns “solavancos”, mas até que suaves.

A calibração de ACC da VW é absurda. Pega uns carros muito mais caros que o Nivus e não tem a calibração dele…

Qual a versão do carro (não dá multimídia) que está seu Dolphin Plus?

1 curtida

Aqui eu coloco 110km/h, e aí na descida olhando no painel ele mostra 111km/h, aí ele ‘freia’, aí ele mostra 110km/h, aí ele ‘solta o freio’, e como é descida ingrime, ele ganha velocidade, aí ele vai pra 111km/h de novo, e freia… e fica nessa, e os passageiros ‘gangorrando’ dentro do carro com essas freadas kkkkkk um saco. Percebi que se eu deixar no modo ‘normal’, ele fica um pouco mais suave… mas no modo ECO, jesus, é impossível ficar com o sistema ativo.

Vou ver hoje a noite e te falo, estou longe do carro agora. Mas se não me engano era 1.3

Que bizarro, aqui o modo ECO é onde o ACC fica mais suave…

O que eu sinto falta no ACC do Nivus é que ele identificava um veículo mais lento muito à frente e já ia adaptando a velocidade pra evitar uma freada mais brusca. E fora que o Nivus nunca tentou acelerar ao perder de vista um veículo à frente em alças de acesso…

Bizarro mesmo.. mas em descida mais branda, até que é mais tranquilo… mas nas descidas aqui de MG, cara… impossível rsrs. Estou saindo do nivus direto para o dolphin, tá foda essa parte do ACC…

Eu não moro especificamente em MG, mas estou na divisa com o sul de MG e aqui é bem montanhoso também. Tanto que em um trecho de 59km eu gasto 6kw na ida e 11kw na volta (subida).

@FernandoUed Muito estranho esse comportamento. Na descida, normalmente o carro vai dosando a regeneração para manter a velocidade, não fica “freia e solta freio”.

Uma pergunta: Isso acontece sempre ou quando a bateria está com mais de 95%? Porque acima de 95% não tem regeneração, aí tem que acionar o freio hidráulico e eventualmente poderia dar esse problema.

1 curtida

Sempre acontece, independente do % da bateria…

Fernando, aqui é a mesma coisa… na minha opinião a calibração é ruim o suficiente pra me desmotivar a usar na maior parte do tempo… só no plano mesmo, ou leves subidas, qualquer descida mais íngreme, ele fica nesse freia, solta, freia, solta.

Sinceramente, não acho que isso vai mudar, teoricamente seria fácil.

Exatamente… é péssimo! Deveriam buscar uma solução para isso… Mas duvido que relatar algo na concessionária vá fazer diferença… Não querem saber de nada além de vender o carro. E abrir chamado na BYD, duvido que vão dar a devida importância…

Verifiquei agora a noite, minha versão é a 1.4

A pergunta era para saber se vc estava em alguma versão baixa, desatualizada, mas está na última disponível, então não é esse o caso…

Eu nunca reparei nesse comportamento, vou prestar atenção numa posiciona situação similar.

Pois é… depois faça o teste e me fala por favor como se comportou… descida ingrime com o ACC ligado no modo ECO.

Eu fiz esse teste ontem, inclinação de 14º, porém em velocidade baixa por ser dentro da cidade (30km/h), e foi bem suave.

Confesso que nunca fiz o teste dentro da cidade… vou ver se consigo fazer e te falo, aqui tem bastante morro na cidade, porém transito zicado.