Meu Dolphin Plus acabou de sair do “período de amaciamento” recomendado pela BYD, no qual rodei somente no modo Eco. Agora, ao rodar no modo normal, achei o carro sensivelmente mais ágil, arisco, gostoso de dirigir. Porém, não tenho experiência, com relação ao consumo/autonomia.
Daí pergunto: vocês utilizam qual modo, usualmente, rodando na cidade? Existe diferença sensivelmente no consumo?
Diferença existe, mas não exatamente relacionado ao modo do carro. Está mais relacionado a como você dirige… acontece que no modo normal e sport a tendência de usar mais a potência disponivel nas arrancadas aumenta consideravelmente, o que acaba elevando o consumo… mas não é nada muito extremo se você conseguir se controlar. Se voce colocar no modo sport e andar só na casquinha do acelerador não vai mudar nada.
Eu só uso no modo ECO desde que peguei o carro. Em situações muito específicas eu troquei pra SPORT.
Como bem mencionado, o pé é quem vai mandar no consumo. A diferença é que no SPORT tu vai precisar de mais sensibilidade pra dosar o pé. Eu deixo no ECO pelo simples fato de que não tem perda de potência, só muda a entrega, se eu precisar de potência pra uma ultrapassagem é só pisar um pouco mais fundo que a potência vem.
Na verdade tem uma certa limitação de potência sim, é mais perceptível em subidas, no eco mesmo pisando no limite do acelerador
Dependendo da subida o carro sofre pra subir… ai trocando pro normal ou sport ele sobe sem sofrimento.
Tentei deixar no sport por um período mais prolongado, e mesmo pisando suavemente, notei aumento no consumo. Tentarei novamente com uma bateria roda
Deixo sempre no Eco, e não consigo ver diferença entre Eco e Normal. Só uso Sport em situações específicas como para acelerar o consumo de bateria para chegar aos 10%, naqueles períodos de calibração.
Eu já ando sempre no “normal”, para mim no “eco” o carro fica muito pesado, amarrado, no “Sport” só quando quero um pouco mais de “emoção”
Também sinto que o “eco” não entrega tudo em subidas e ultrapassagens
Em subidas a curva mais suave pode dar essa sensação mesmo. Pra chegar em casa eu subo um trecho com 14º de inclinação. Se meter o pé chega a 80km/h no final. No Sport ele destraciona tudo.
Já pra ultrapassagens eu só vejo diferença se for um espaço curto, do contrário vai muito bem também.
Enfim, é muito do gosto de cada um. Eu raramente passo dos 110km/h, pra quem anda acima pode fazer diferença mesmo.
Meu Dolphin Plus acaba de completar 1 ano e 12,000 km rodados.
Eu alterno cargas inteiras dirigindo exclusivamente em ECO ou SPORT justamente para testar isso - e porque isso “gamifica” pra mim o tédio do trânsito rotineiro.
Então posso dizer com absoluta certeza, no meu estilo pessoal (agressivo porém educado) de dirigir, as minhas autonomias em cada modo:
ECO: 385 km
SPORT: 260 km
Rapaz, diferença considerável hein? Eu nunca usei o Sport por tempo suficiente para fazer uma estimativa de autonomia. Minhas médias no ECO são muito próximas da sua.
Dentro da cidade somente modo ECO e regeneração em HIGH - média de 450km.
Em estrada em modo ECO e regeneração em STANDARD com velocidade média de 100-110km/h = média de 380km
Com pressa ou diversão em modo SPORT e regeneração STANDARD com velocidade média de 130-140km/h = média de 270-290km.
Depende muito do seu pé. Eu gosto de deixar no sport, mas pisar leve na maioria do tempo, porém se precisar em alguma situação, é só pisar que o carro responde.
Eu gosto de andar no normal, acho o carro meio letárgico no eco.
No inicio quando peguei o carro, por estar vindo de um bebedor de suco de dinossauro com menos de 130 cv e torque de 16kg, achava o Plus super esperto no eco. Mas depois de acostumar com o acelerador, hoje ando sempre no normal, deixando pra usar o eco somente em rodovia em viagens mais longas e o sport pra quando me atraso pra ir pro trabalho…
Chuto que coloca o despertador atrasado todo dia.
Eu praticamente só uso no modo sport. Kkkkkk! Minha média tem ficado entre 380 e 400 km. Mas há uma diferença considerável entre o Eco e o Sport.
Os “modos” não fazem nenhum milagre do tipo mudar a eficiência do motor ou da bateria. São simplesmente disciplinadores forçados do pé. O que muda é a curva de resposta do acelerador. Se no modo “normal” seria mais ou menos “linear”, no ECO, tem que pisar mais pra ter o mesmo resultado e no modo SPORT, pisando menos, vai ter mais aceleração. Pessoalmente, fiz testes e dá pra usar o modo NORMAL, pisando bem leve, com resultados semelhantes ao modo ECO. Outra coisa, acho que em situações de emergência em que você precisa dar uma “corridinha pra fugir”, o modo ECO atrasa um pouco a resposta. Então deixo sempre no NORMAL, procurando me disciplinar e pisar bem de leve pra economizar, mas tendo bastante potência disponível em caso de necessidade. Tenho a impressão de que na rodovia, no modo ECO, pode ficar mais fácil de conseguir a potência exata que você está querendo colocar. Por exemplo, numa subida na rodovia, no modo NORMAL, às vezes é difícil colocar exatamente 25 kW, mas o modo ECO dá um ajuste mais fino e dá pra chegar mais fácil perto desse valor. Ou é impressão, não sei, o que acham? Em qualquer modo, pisando fundo, ele dá a potência máxima.
Não sei como é no Plus (no GS realmente é só a curva de aceleração), mas no Seal o Modo Eco tem apenas 270 cavalos, mesmo “cravando o pé”. Já nos modos Normal e Sport são os 531cv, com curvas de aceleração diferentes.
No Mini também tem diferença, o Modo Eco limita a velocidade máxima em 105 km/h e o motor fica mais fraco (não sei quanto). Meu sogro tem que mudar para o modo Sport para subir a ladeira no sítio.
@julio, provavelmente você tem razão. É que quando precisei, pisei fundo e senti uma ótima resposta, mas “senti” é bem pouco científico… Vou testar e posto os resultados aqui.
Sei que o tópico é para o Dolphin Plus, mas no meu Mini estou fazendo por volta de 380km de autonomia (são apenas 14 dias com o veículo). Essa é a média esperada para uso apenas urbano, modo ECO durante o período de amaciamento e trajeto com poucos aclives (ar ligado a maior parte do tempo)?
Oi, @julio e pessoal, fiz o teste. Meu Plus fornece 163 kW pisando fundo, independentemente do modo, tanto faz ECO, NORMAL ou SPORT. É só a curva de resposta do pedal do acelerador que varia, mesmo. Uma observação, 163 kW (suponho que o indicador de potência esteja razoavelmente preciso) daria quase 219 HP, Um bocadinho a mais que o nominal afirmado pela BYD de 205 HP!