Dolphin Plus - modo "normal" ou "econômico "?

Meu Dolphin Plus acabou de sair do “período de amaciamento” recomendado pela BYD, no qual rodei somente no modo Eco. Agora, ao rodar no modo normal, achei o carro sensivelmente mais ágil, arisco, gostoso de dirigir. Porém, não tenho experiência, com relação ao consumo/autonomia.
Daí pergunto: vocês utilizam qual modo, usualmente, rodando na cidade? Existe diferença sensivelmente no consumo?

Diferença existe, mas não exatamente relacionado ao modo do carro. Está mais relacionado a como você dirige… acontece que no modo normal e sport a tendência de usar mais a potência disponivel nas arrancadas aumenta consideravelmente, o que acaba elevando o consumo… mas não é nada muito extremo se você conseguir se controlar. Se voce colocar no modo sport e andar só na casquinha do acelerador não vai mudar nada.

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Eu só uso no modo ECO desde que peguei o carro. Em situações muito específicas eu troquei pra SPORT.

Como bem mencionado, o pé é quem vai mandar no consumo. A diferença é que no SPORT tu vai precisar de mais sensibilidade pra dosar o pé. Eu deixo no ECO pelo simples fato de que não tem perda de potência, só muda a entrega, se eu precisar de potência pra uma ultrapassagem é só pisar um pouco mais fundo que a potência vem.

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Na verdade tem uma certa limitação de potência sim, é mais perceptível em subidas, no eco mesmo pisando no limite do acelerador
Dependendo da subida o carro sofre pra subir… ai trocando pro normal ou sport ele sobe sem sofrimento.

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Tentei deixar no sport por um período mais prolongado, e mesmo pisando suavemente, notei aumento no consumo. Tentarei novamente com uma bateria roda

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Deixo sempre no Eco, e não consigo ver diferença entre Eco e Normal. Só uso Sport em situações específicas como para acelerar o consumo de bateria para chegar aos 10%, naqueles períodos de calibração.

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Eu já ando sempre no “normal”, para mim no “eco” o carro fica muito pesado, amarrado, no “Sport” só quando quero um pouco mais de “emoção”

Também sinto que o “eco” não entrega tudo em subidas e ultrapassagens

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Em subidas a curva mais suave pode dar essa sensação mesmo. Pra chegar em casa eu subo um trecho com 14º de inclinação. Se meter o pé chega a 80km/h no final. No Sport ele destraciona tudo.

Já pra ultrapassagens eu só vejo diferença se for um espaço curto, do contrário vai muito bem também.

Enfim, é muito do gosto de cada um. Eu raramente passo dos 110km/h, pra quem anda acima pode fazer diferença mesmo.

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Meu Dolphin Plus acaba de completar 1 ano e 12,000 km rodados.

Eu alterno cargas inteiras dirigindo exclusivamente em ECO ou SPORT justamente para testar isso - e porque isso “gamifica” pra mim o tédio do trânsito rotineiro.

Então posso dizer com absoluta certeza, no meu estilo pessoal (agressivo porém educado) de dirigir, as minhas autonomias em cada modo:

ECO: 385 km
SPORT: 260 km

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Rapaz, diferença considerável hein? Eu nunca usei o Sport por tempo suficiente para fazer uma estimativa de autonomia. Minhas médias no ECO são muito próximas da sua.

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Dentro da cidade somente modo ECO e regeneração em HIGH - média de 450km.
Em estrada em modo ECO e regeneração em STANDARD com velocidade média de 100-110km/h = média de 380km
Com pressa ou diversão em modo SPORT e regeneração STANDARD com velocidade média de 130-140km/h = média de 270-290km.

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Depende muito do seu pé. Eu gosto de deixar no sport, mas pisar leve na maioria do tempo, porém se precisar em alguma situação, é só pisar que o carro responde.

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Eu gosto de andar no normal, acho o carro meio letárgico no eco.
No inicio quando peguei o carro, por estar vindo de um bebedor de suco de dinossauro com menos de 130 cv e torque de 16kg, achava o Plus super esperto no eco. Mas depois de acostumar com o acelerador, hoje ando sempre no normal, deixando pra usar o eco somente em rodovia em viagens mais longas e o sport pra quando me atraso pra ir pro trabalho…

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Chuto que coloca o despertador atrasado todo dia.

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Eu praticamente só uso no modo sport. Kkkkkk! Minha média tem ficado entre 380 e 400 km. Mas há uma diferença considerável entre o Eco e o Sport.

Os “modos” não fazem nenhum milagre do tipo mudar a eficiência do motor ou da bateria. São simplesmente disciplinadores forçados do pé. O que muda é a curva de resposta do acelerador. Se no modo “normal” seria mais ou menos “linear”, no ECO, tem que pisar mais pra ter o mesmo resultado e no modo SPORT, pisando menos, vai ter mais aceleração. Pessoalmente, fiz testes e dá pra usar o modo NORMAL, pisando bem leve, com resultados semelhantes ao modo ECO. Outra coisa, acho que em situações de emergência em que você precisa dar uma “corridinha pra fugir”, o modo ECO atrasa um pouco a resposta. Então deixo sempre no NORMAL, procurando me disciplinar e pisar bem de leve pra economizar, mas tendo bastante potência disponível em caso de necessidade. Tenho a impressão de que na rodovia, no modo ECO, pode ficar mais fácil de conseguir a potência exata que você está querendo colocar. Por exemplo, numa subida na rodovia, no modo NORMAL, às vezes é difícil colocar exatamente 25 kW, mas o modo ECO dá um ajuste mais fino e dá pra chegar mais fácil perto desse valor. Ou é impressão, não sei, o que acham? Em qualquer modo, pisando fundo, ele dá a potência máxima.

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Não sei como é no Plus (no GS realmente é só a curva de aceleração), mas no Seal o Modo Eco tem apenas 270 cavalos, mesmo “cravando o pé”. Já nos modos Normal e Sport são os 531cv, com curvas de aceleração diferentes.

No Mini também tem diferença, o Modo Eco limita a velocidade máxima em 105 km/h e o motor fica mais fraco (não sei quanto). Meu sogro tem que mudar para o modo Sport para subir a ladeira no sítio.

@julio, provavelmente você tem razão. É que quando precisei, pisei fundo e senti uma ótima resposta, mas “senti” é bem pouco científico… Vou testar e posto os resultados aqui.

Sei que o tópico é para o Dolphin Plus, mas no meu Mini estou fazendo por volta de 380km de autonomia (são apenas 14 dias com o veículo). Essa é a média esperada para uso apenas urbano, modo ECO durante o período de amaciamento e trajeto com poucos aclives (ar ligado a maior parte do tempo)?

Oi, @julio e pessoal, fiz o teste. Meu Plus fornece 163 kW pisando fundo, independentemente do modo, tanto faz ECO, NORMAL ou SPORT. É só a curva de resposta do pedal do acelerador que varia, mesmo. Uma observação, 163 kW (suponho que o indicador de potência esteja razoavelmente preciso) daria quase 219 HP, Um bocadinho a mais que o nominal afirmado pela BYD de 205 HP!