Bem, é o meu primeiro elétrico… será o relato da minha realidade e uso sem comparação com outros. Carro de uso particular, ida e volta do trabalho e lazer.
No geral atende muito bem minha necessidade. O porta-malas de 250l não me incomoda, anda sempre vazio. Última viagem de carro que fiz necessitando levar malas foi a 3 anos. Então, isso não é um problema.
Por mais que estamos falando em 177cv com bateria de 45kwh, consigo fazer 300km com 85% de bateria num uso misto.
Pontos relevantes:
ICC em fila é uma ”benção”: liga e esquece… em rodovia também funciona bem;
A altura do solo não me incomoda. Encostava mais a frente do FIT. Até agora nem uma vez com o SE;
Farol automático funciona bem, mas desativei o farol alto automático;
Limpador de pára-brisa automático não gostei. Muito instável. Durante o dia é muito sensível e a noite é pouco sensível ;
Bancos bem confortáveis;
Alerta e frenagem de colisão traseira incomoda bastante quando está saindo de ré e acessando rua com movimento. Muito sensível;
A colisão frontal sugiro deixar em “tardio”. Saindo concessionária setado para “normal” e quase alguém bateu na minha traseira por conta disso numa frenagem “de emergência e automática”
Ar condicionado para frio funciona bem, para aquecer nem tanto, tendo que elevar bastante para refletir o que se deseja;
Em rodovia entre 80 e 90km/h de média faz aproximadamente 10kWh/100km, na cidade, 30km/h de média, 13kWh/100km. Creio que tenha relação com meu trajeto diário na cidade que é muito arranca e para e morros. Na cidade já testei regeneração alta e normal e não vi diferença no consumo.;
Leitura de placa do ADAS: desativei, meio inútil. Não arrisco habilitar o ajuste automático da velocidade do ICC de acordo com a placa, pois várias vezes em via de 60km/h ele interpreta 90 e até 120km/h;
Carregador de smartphone por indicação achei fraco. Pode ser que o iPhone 15 não case bem com a tecnologia do BYD. Mas, basicamente ele parece ser um carregador de 7,5w;
Bluetooth nem sempre conecta automaticamente com o smartphone, necessitando desligar e religar na multimídia;
Waze funciona até que bem, com integração na tela “cluster”. Tem uns bugs que ele alerta algo no trajeto mais não está próximo. Exemplo: alerta uma lombada a 2km de distância sem motivo e tendo outras mais próximas;
Medidor de pressão dos pneus to em duvida: já calibrei em dois lugares diferentes e a diferença entre o equipamento do posto e as medidas do carro são de 2,5 psi a mais no carro.
Suspensão comparada com os test drive que fiz, achei bem boa. Mais durinha e esportiva. Pode passar em lombada que ele não fica balançando a traseira pra cima e pra baixo como, por exemplo, o dolphin 2025/2026.
Sim, é um absurdo essa diferença, mas como a diferença é tanto para muito mais como para muito menos, não me parece problema do medidor e sim dos postos. Eu perdi a confiança em calibradores de posto, quando tenho que calibrar entro num longo processo iterativo: marco a pressão na bomba, ponho a mangueira de ar, tiro a mangueira, checo o valor no painel do carro, estimo a diferença, reajusto o valor na bomba e recoloco a mangueira, umas 3-5 vezes até chegar na pressão desejada. Isso para cada pneu, um saco. Já postei a respeito:
Quando você disse que desativou o TSR, fez isso só uma vez, ou tem que fazer toda vez que liga o carro, como nos Plus? Se foi de desativar só uma vez é um grande avanço, mas acho que não foi porque impactaria no Euro NCAP. E ainda vi outro dia uma marca anunciando o TSR do VE como um grande benefício, só rindo mesmo.
Calibradores de postos dificilmente são aferidos/ajustados periodicamente. Daí a diferença.
Outro ponto é que, dependendo do tipo de conexão, deixam com um pouco mais de pressão mesmo, pra “compensar” aquela perda quando se coloca/remove o bico. Mas isso pode ou não ser lenda urbana. Um amigo que trabalhou em posto bate o pé que faziam isso, mas não sei até que ponto confio.
Sim, apenas uma vez. Agora, quando ligo o carro aparece no “cluster” um símbolo de placa “vazia”. No geral essa flexibilidade das configurações foi um dos motivos que me levou para o Dolphin SE. Das que testei, a única configuração até agora que não consigo deixar fixa é desativar o farol automático. E também ele não personaliza as configurações deste nível para cada perfil da mídia.
Engraçado. Eu tenho farol alto automático ligado há dois anos, ativou só umas 10 vezes nesse período, nunca atrapalhou nem ajudou. Mas não ando em estradas ou vias sem iluminação, uso 100% urbano.
Não conheço detalhes do Plus. No SE tem os dois: farol automático e farol alto automático. Quando alterada a configuração, no primeiro sempre volta para automático ao ligar o carro, no segundo não mantendo o configurado (no meu caso, desativado).
No Plus o acendimento automático do farol, sensor crepuscular, fica na chave de seta, não na central. Já o farol alto automático fica na central também.
O farol alto automático do Plus é bem ruim, triste que o SE não melhorou isso.
Quanto ao ajuste pra ativar/desativar isso, acho ruim demais a forma como isso funciona na BYD. No Pulse o ajuste era o melhor possível. Chave de farol na posição alto acendia o farol alto e o sistema baixava automaticamente quando havia a necessidade (funcionava muito melhor também), chave de farol na posição baixo mantinha o farol SEMPRE baixo. E ainda tinha um bônus, se o farol alto estivesse desarmando incorretamente, bastava ativar o farol alto 2x que o sistema desativava completamente, até ser reativado novamente.
Quando comprei o Dolphin SE acreditei que iria a posto de gasolina só para calibrar mas na verdade nem pra isso vou: lembrei que tenho um compressorzinho portátil para encher os pneus da bicicleta que atende perfeitamente o carro. Calibrei em maio com esse compressor e até hoje, surpreendentemente, os pneus mantém a mesma calibragem.( Claro que isso não se deve ao compressorzinho, mas sim a qualidade dos pneus)
Minha experiência com o SE tem sido semelhante à sua.
Quanto ao limpador automático, o que percebo nem é tanto diferença entre dia e noite, mas um funcionamento um tanto errático em geral: às vezes uma leve garoa que mal molha o parabrisa é suficiente para disparar o modo contínuo, outras vezes sob chuva intensa e dirigindo acima dos 70 km/h, onde a visibilidade de fato fica prejudicada, ele liga apenas ocasionalmente, me obrigando a intervir com frequência. De fato precisa melhorar.
O outro ponto é a chave “presencial” que me obriga a apertar botão na própria chave ou na porta do carro para destrancar e trancar o carro, isso não é chave presencial. Eu vim de um carro (Tiggo 5X) que tinha chave presencial de verdade, bastava me aproximar ou me afastar do carro, ele sabia o que fazer. Mal acostumado com isso, nas primeiras semanas esqueci de trancar o SE algumas vezes. Agora já acostumei.
No mais, nota dez. Também não percebo problema com lombadas, etc, o carro não bate, não raspa. E o Google Maps/Waze nativos, sem precisar espelhar celular, é um mimo à parte. Acabou aquele ritual de ligar/desligar app no smartphone apenas para ter GPS no carro. Muito bom.
…E nunca mais entrar em posto de gasolina, não tem preço.
O SE tm medidor de pressão dos pneus, não? Se tiver e vc acompanhar, vai descobrir que a pressão varia demais com a temperatura, e que as bombas de posto são muito imprecisas. Nesses dias frios, tive pneu que chegou a 33psi, bora pro posto.
Complementando a experiência, peguei 40km de estrada de chão hoje, tempo bom. Não era nenhuma estrada muito ruim. Velocidade entre 20 e 40km/h. O que percebi: o modo neve fez toda a diferença. O carro tem outro comportamento quanto a estabilidade em estradas com pouca aderência.
Eu também. É um desses chineses, sem marca definida. O interessante é que a pressão indicada por ele bate direitinho com o monitor de pressão de pneus do carro.
Ah, aproveitei para instalar nesse compressor aquele bico tipo “clip” semelhante aos usados nos calibradores dos postos de gasolina, agiliza bastante o uso em relação ao padrão (rosquear/desrosquear). Tem diversos à venda no ML.