Dolphin SE: relato dos primeiros 2000km

Bem, é o meu primeiro elétrico… será o relato da minha realidade e uso sem comparação com outros. Carro de uso particular, ida e volta do trabalho e lazer.

No geral atende muito bem minha necessidade. O porta-malas de 250l não me incomoda, anda sempre vazio. Última viagem de carro que fiz necessitando levar malas foi a 3 anos. Então, isso não é um problema.

Por mais que estamos falando em 177cv com bateria de 45kwh, consigo fazer 300km com 85% de bateria num uso misto.

Pontos relevantes:

• ICC em fila é uma ”benção”: liga e esquece… em rodovia também funciona bem;

• A altura do solo não me incomoda. Encostava mais a frente do FIT. Até agora nem uma vez com o SE;

• Farol automático funciona bem, mas desativei o farol alto automático;

• Limpador de pára-brisa automático não gostei. Muito instável. Durante o dia é muito sensível e a noite é pouco sensível ;

• Bancos bem confortáveis;

• Alerta e frenagem de colisão traseira incomoda bastante quando está saindo de ré e acessando rua com movimento. Muito sensível;

• A colisão frontal sugiro deixar em “tardio”. Saindo concessionária setado para “normal” e quase alguém bateu na minha traseira por conta disso numa frenagem “de emergência e automática”

• Ar condicionado para frio funciona bem, para aquecer nem tanto, tendo que elevar bastante para refletir o que se deseja;

• Em rodovia entre 80 e 90km/h de média faz aproximadamente 10kWh/100km, na cidade, 30km/h de média, 13kWh/100km. Creio que tenha relação com meu trajeto diário na cidade que é muito arranca e para e morros. Na cidade já testei regeneração alta e normal e não vi diferença no consumo.;

• Leitura de placa do ADAS: desativei, meio inútil. Não arrisco habilitar o ajuste automático da velocidade do ICC de acordo com a placa, pois várias vezes em via de 60km/h ele interpreta 90 e até 120km/h;

• Carregador de smartphone por indicação achei fraco. Pode ser que o iPhone 15 não case bem com a tecnologia do BYD. Mas, basicamente ele parece ser um carregador de 7,5w;

• Bluetooth nem sempre conecta automaticamente com o smartphone, necessitando desligar e religar na multimídia;

• Waze funciona até que bem, com integração na tela “cluster”. Tem uns bugs que ele alerta algo no trajeto mais não está próximo. Exemplo: alerta uma lombada a 2km de distância sem motivo e tendo outras mais próximas;

• Medidor de pressão dos pneus to em duvida: já calibrei em dois lugares diferentes e a diferença entre o equipamento do posto e as medidas do carro são de 2,5 psi a mais no carro.

• Suspensão comparada com os test drive que fiz, achei bem boa. Mais durinha e esportiva. Pode passar em lombada que ele não fica balançando a traseira pra cima e pra baixo como, por exemplo, o dolphin 2025/2026.

É isso. Espero ter contribuído com algo.