Ontem no final da tarde m, está na BR470, a 90km/h, qndo meu Dolphin cortou a aceleração, disparou vários alarmes sonoros,e deu um aviso que eu procurasse um local de estacionamento que em 1 minuto ele desligaria, bom… Não deu nem isso ele travou… Não desligava, nada funcionava… Nada…após uns 20 minutos ligado e desligou e apagou…
Resumo:
1 - Acionei a Porto Seguro, enviaram um guincho
2 - carro sem energia não funcionava o Alerta
3 - carro sem energia o “câmbio” não saia da posição P, então não conseguiamos colocar na plataforma do guincho, precisamos de auxílio de “patins”, que os guinchos não transportam junto…
4 - o ganho de trancão não conseguia sem colocado pois o kit estava no porta malas que estava trancado, sem energia…
Resumindo show de horror…
Alguém aqui já passou por isso ???
Essa foi a falha que apareceu no Painel “EV Power Limited” “falha no sistema” , segue foto…
Ontem o meu desligou o acc e deu sinal de chuva no painel (ou água)…mesmo sem ter tido chuva por 2 dias. Após 20 min retornou. Nada parecido com seu caso.
O fato de ele ter avisado antes de que iria desligar me lembrou de quando o carro passa por thermal runaway, que é uma condição em que as baterias começam a esquentar num processo crescente e descontrolado, podendo levar a incêndio, mas que afeta mais baterias de ion de lítio. O manual do GWM Ora descreve essa condição, e quando ela ocorre ele gera um aviso de que o carro vai parar em um minuto e todos devem se afastar.
Embora muito menos frequente, o thermal runaway pode existir em baterias de LFP quando elas chegam a 70,6 C, e geralmente ocorre devido a uma falha na bateria. Assim, pode ser que o seu carro tenha sofrido superaquecimento e o sistema mandou parar antes de chegar na temperatura de runaway. Poderia ser devido a um curto numa célula da bateria, falha no sistema de arrefecimento, dia muito quente, várias coisas juntas ou isoladas. Acho o mais provável um curto na bateria. Como todos aqui, estou curioso/preocupado para saber qual será o diagnóstico do problema. Lamento muito o que ocorreu, e espero que tehha sido a sua primeira e última vez.
Abaixo um estudo sobre thermal runaway em baterias LFP:
Por fim, os horrores sofridos levam a pensar se não deveria haver mais “isolamento” entre os ambientes da bateria de tração e da bateria de 12V, de modo que essa sustentasse todas as funções vitais enquanto a de tração sofresse shutdown. Ponto para a BYD considerar fortemente.
Se existe um problema grave é prudente desligar tudo, mesmo que sejam circuitos de baixa tensão.
O que falta é algum sistema de redundância mecânico para quando não tem energia, para pelo menos tirar o carro do Parking, abrir portas e o porta-malas.
Até deve ter esses sistemas mecânicos, mas é como em carros automáticos, geralmente há um bypass mecânico na alavanca de câmbio, mas sempre é complicado e nunca sabemos como fazer na hora H, e o stress do momento só complica a situação.
Li no manual que há vários bypasses mecânicos, mas se me perguntar não lembro nem do que eram, quanto mais como funcionam. Dificil alguém saber tudo isso de cabeça. Esse do porta-malas, e que é o mais simples, nem você sabia Julio. Imagina o resto.
Por conta desse thread, a partir de hoje vou levar o manual no porta-luvas.
O problema que nem acessava o manual, o tablet ficou desligado, o físico ficou em casa… Essa alavanca manual não funcionou, eu tentei… Ele ficou todo travado, todo e sem energia…
@Luisdiniz vc já passou por uma situação complicada… A gente aqui sentado em casa fica fácil ser “engenheiro de obra pronta”, mas só quem passa pelo problema sabe o tamanho da encrenca. Conseguiu rebocar para uma concessionária?
Está indo hj as 08:00, infelizmente pra guincha-lo deu um certo trabalho, pois o carro qndo desliga vai pra posição “P” o “câmbio”, e pra subir pra plataforma do guincho tive que esperar mais 1 hora pra trazerem os “patins” pra levantarem o carro…
PS: fiquem atentos pois os motoristas de guinchos, não estão acostumados com carros elétricos, o o procedimento dos nosso carro são diferentes… Tomarem que nunca precisem, mas se vierem a precisar… Ficar a dica
O Meu, um dolphin plus, do nada apareceu a mensagem “Verifique SRS”, ficou por uns 2 dias e despareceu do nada tambem.
O SRS (sistema de proteção complementar) basicamente sao o sistemas de airbag.
Andei pouco na estrada, mas, na cidade, ACC, nao permanece ativado.
OI Júlio, se puderes postar uma foto e a utilidade desse plug, agora tbem fiquei preocupado. As vezes viajo para cidades que nao tem estrutura, e é bom estar prevenido
O “Accumulated discharge” dá pra ver quantos ciclos já foram feitos da bateria. No exemplo da foto, dividindo 2002 kWh por 44,9 kWh (capacidade da bateria do GS) dá um total de 44 ciclos que já fiz.