A maioria dos caros elétricos tem o sistema de regeneração controlado pelo pedal do acelerador. Quando tira o pé do acelerador o motor passa a ser um gerador, vai freando o carro e usando essa energia para recarregar as baterias. O pedal de freio é como nos carros a combustão, quando pisa nele trava as pinças do freio e toda a energia é desperdiçada na forma de calor. Por isso em alguns modelos dá para ajustar a intensidade da freada quando se tira o pé do acelerador, até o extremo de frear muito forte e dirigir praticamente só controlando o pedal do acelerador (One Pedal), sem quase nunca tocar no pedal do freio, ganhando o máximo de regeneração possível.
Até aí tudo bem, mas fiquei surpreendido com o comportamento do Dolphin nas freadas. Quando tiro o pé do acelerador o carro diminui um pouco a velocidade, mas quando piso no pedal do freio ele faz uma regeneração gigantesca! Claramente o sistema de frenagem do Dolphin é mais tecnológico e recarrega a bateria mesmo quando pisamos no pedal do freio. Alguém sabe como o sistema de regeneração do Dolphin funciona ao pisar no freio? Toda a energia é usada para recarregar a bateria ou parte ainda é desperdiçada com os freios a disco?
Se ele recarrega tudo ao pisar no freio, tanto faz os modos “Large” ou “Standard” que controlam o pedal do acelerador…
Viajei com carro e testei os modos “Large” e “Standard” é nítido que o Large freia mais o carro e também regenera mais energia no painel os números com Large em alguns momentos chegam a -20a a -25 em algumas situações mesmo sem sequer pisar no freio e no modo Stardad fica entre -9 e -12
Marcelo, talvez não tenha explicado bem o meu ponto sobre os modos de regeneracão. O Large realmente freia mais que o Standard quando tira o pé do acelerador.
Mas se ao pisar no freio regenerar também, aí tanto faz pois a recuperacão de energia ocorrerá de qualquer forma. Por exemplo, se tiver no Standard, começa com -9 ao tirar o pé do acelerador, mas é facil subir para -25 ou até -40 dosando a pisada no freio. Seria diferente se ao pisar no freio não regenerasse nada, como nos elétricos mais antigos.
Creio que a bateria carregue mais quando se tira o pé do acelerador. Quando pisa no freio, regenera sim, porém deve existir perda nas pastilhas e disco.
Eu estou usando modo eco e standard, acho mais confortável, o modo large fica dando muito tranco, é legal usar o large se for descer alguma serra.
Depois de muita pesquisa, achei o nome do sistema!
Chama-se CRBS - Cooperative Regenerative Braking System - é um sistema bem moderno que combina o freio regenerativo do motor com o freio hidráulico do carro. Normalmente quando se pisa de leve no freio, funciona como um modo “Extra Large”, usando somente a regeneração. Quando pisa mais forte, aí o freio hidráulico é acionado. É um sistema tão atual que nem a Tesla tem… só encontrei no Audi E-Tron.
Estou usando carro no modo Standard que acho mais confortável também. Vai regenerar de qualquer forma ao pisar de leve no freio, então tem a mesma vantagem do Large mas com uma tocada mais suave, pelo menos para meu gosto.
Muito bom. Eu imaginei que era assim mas não tinha pesquisado a fundo pra confirmar se ele tem. Agora é adaptar o nosso de condução pra tirar o máximo desse sistema.
Pessoal, foi só eu que vi ou vocês também? O Dolphin deve ter feito uma atualização de Software de Regeneração, porque quando carrega em 100% a bateria, se você estiver em Regeneração “LARGER” ele chega só à -12kWh e quando pisa no freio não muda até a autonomia sairdes 405km para 390km (cerca de 4% de queda da bateria), onde volta ao normal.
Alguém mais viu isso?? Aconteceu desde 5a passada (dia 19/01/2024)
@LCDias, sempre foi assim. Quando a bateria está cheia não tem “lugar” para armazenar a energia recuperada na freada, por isso a bateria tem que baixar um pouco para permitir uma regeneração maior.
Pessoal! Antes meu Dolphin fazia -20 -24 de regeneração no larger, uns 2 dias pra cá, notei que ele não passa de -13 e não segura tanto o carro. Podem me ajudar se isso é normal.
Já sim, fiz teste com a bateria em 56% e hoje com 92%, parece não haver muita diferença entre standard e larger, standard chega a -8 e larger -12 - 13.
Acho que não é o caso, mas vc estava acima de 130km/h? Notei que passando de 120km/h ele começa a reduzir a regeneração quando tira o pé do acelerador, parece que é como se ele entendesse que a partir dessa velocidade, vc está com pressa e não quer um sistema te freiando automaticamente quando tira o pé do acelerador.
Ps:flando sobre o modo standard, não uso o modo high/larger.
E falando do dolphin plus, acredito que por ser motor diferente e pesos diferentes, a regeneração também seja diferente pros dois modelos.
Aproveitando o tópico, aproveito para levantar uma curiosidade minha: quando carregamos o carro em AC o inversor do carro converte CÁ em CC para armazenar a energia na bateria, e esse processo gera perdas (medindo o consumo em CA e comparando com a informação dompainel em CC). Vi nesse fórum que o motor funciona em CA. Está certa essa informação? Se sim, aqui ocorre mais uma perda. E nesse caso, como é o próprio motor que faz a regeneração da bateria, ele deve gerar energia CA, que então é convertida em CC para armazenar na bateria, certo? Sendo assim aqui ocorre mais uma perda…
Outra questão, se esse raciocínio estiver correto, qual é o inversor que converte a CÁ em CC na regeneração, que chegou aqui no meu Yuan a até 60kwh, sendo q o inversor dele é de 6 kWh?
@_AGM_1 sim, está correto. Ainda tem a perda da conversão entre energia elétrica e química das baterias e vice versa quando vai usar. As perdas na regeneração envolvendo todo esse processo podem ser superiores a 30%. Por isso vale mais a pena deixar o carro rolar solto (inércia) e usar regeneração somente quando precisa reduzir a velocidade.
Na regeneração é o inversor/controlador do motor, que é bem potente. Não é o mesmo que converte A/C em C/C da alimentação do plug.
@_AGM_1 são especificações completamente diferentes. O circuito que converte A/C em D/C tecnicamente é um retificador e não um inversor. É esse circuito que está no plug do carregador.
Já o inversor do motor converte os 400V D/C da bateria em uma onda trifásica A/C para alimentar o motor síncrono. Variando um pouco a frequência das fases, é possível fazer o inverso, convertendo a força eletromotriz no motor (agora um gerador) em energia elétrica (regeneração).
Hoje aconteceu algo interessante, fazendo uma viagem de 200km, já tinha andado uns 90km, ar condicionado no 3, piloto automático no 110km/h, temperatura externa 31 graus
Daí precisei frear e não regenerou nada, ficava só no 0, mas não ficava negativo desconfiei que talvez bateria estivesse quente, mas não consegui comprovar porque tira tirado o obd2 do carro para fazer a revisão de 20 mil km
Já vi relatos de não regenerar com bateria está a 100%, mas desse ainda não tinha visto