Dúvida sobre o sistema de regeneração do Dolphin

Olá.

A maioria dos caros elétricos tem o sistema de regeneração controlado pelo pedal do acelerador. Quando tira o pé do acelerador o motor passa a ser um gerador, vai freando o carro e usando essa energia para recarregar as baterias. O pedal de freio é como nos carros a combustão, quando pisa nele trava as pinças do freio e toda a energia é desperdiçada na forma de calor. Por isso em alguns modelos dá para ajustar a intensidade da freada quando se tira o pé do acelerador, até o extremo de frear muito forte e dirigir praticamente só controlando o pedal do acelerador (One Pedal), sem quase nunca tocar no pedal do freio, ganhando o máximo de regeneração possível.

Até aí tudo bem, mas fiquei surpreendido com o comportamento do Dolphin nas freadas. Quando tiro o pé do acelerador o carro diminui um pouco a velocidade, mas quando piso no pedal do freio ele faz uma regeneração gigantesca! Claramente o sistema de frenagem do Dolphin é mais tecnológico e recarrega a bateria mesmo quando pisamos no pedal do freio. Alguém sabe como o sistema de regeneração do Dolphin funciona ao pisar no freio? Toda a energia é usada para recarregar a bateria ou parte ainda é desperdiçada com os freios a disco?

Se ele recarrega tudo ao pisar no freio, tanto faz os modos “Large” ou “Standard” que controlam o pedal do acelerador…

2 curtidas

Viajei com carro e testei os modos “Large” e “Standard” é nítido que o Large freia mais o carro e também regenera mais energia no painel os números com Large em alguns momentos chegam a -20a a -25 em algumas situações mesmo sem sequer pisar no freio e no modo Stardad fica entre -9 e -12

Marcelo, talvez não tenha explicado bem o meu ponto sobre os modos de regeneracão. O Large realmente freia mais que o Standard quando tira o pé do acelerador.

Mas se ao pisar no freio regenerar também, aí tanto faz pois a recuperacão de energia ocorrerá de qualquer forma. Por exemplo, se tiver no Standard, começa com -9 ao tirar o pé do acelerador, mas é facil subir para -25 ou até -40 dosando a pisada no freio. Seria diferente se ao pisar no freio não regenerasse nada, como nos elétricos mais antigos.

1 curtida

Entendi sim vocÊ esta correto

Eu estou particularmente gostando mais do large, dá uma sensação boa de estar economizando nas pastilhas de freio.

1 curtida

Creio que a bateria carregue mais quando se tira o pé do acelerador. Quando pisa no freio, regenera sim, porém deve existir perda nas pastilhas e disco.
Eu estou usando modo eco e standard, acho mais confortável, o modo large fica dando muito tranco, é legal usar o large se for descer alguma serra.

1 curtida

Depois de muita pesquisa, achei o nome do sistema!

Chama-se CRBS - Cooperative Regenerative Braking System - é um sistema bem moderno que combina o freio regenerativo do motor com o freio hidráulico do carro. Normalmente quando se pisa de leve no freio, funciona como um modo “Extra Large”, usando somente a regeneração. Quando pisa mais forte, aí o freio hidráulico é acionado. É um sistema tão atual que nem a Tesla tem… só encontrei no Audi E-Tron.

Estou usando carro no modo Standard que acho mais confortável também. Vai regenerar de qualquer forma ao pisar de leve no freio, então tem a mesma vantagem do Large mas com uma tocada mais suave, pelo menos para meu gosto.

7 curtidas

Muito bom. Eu imaginei que era assim mas não tinha pesquisado a fundo pra confirmar se ele tem. Agora é adaptar o nosso de condução pra tirar o máximo desse sistema.

1 curtida

Pessoal, foi só eu que vi ou vocês também? O Dolphin deve ter feito uma atualização de Software de Regeneração, porque quando carrega em 100% a bateria, se você estiver em Regeneração “LARGER” ele chega só à -12kWh e quando pisa no freio não muda até a autonomia sairdes 405km para 390km (cerca de 4% de queda da bateria), onde volta ao normal.
Alguém mais viu isso?? Aconteceu desde 5a passada (dia 19/01/2024)

@LCDias, sempre foi assim. Quando a bateria está cheia não tem “lugar” para armazenar a energia recuperada na freada, por isso a bateria tem que baixar um pouco para permitir uma regeneração maior.

3 curtidas

Pessoal! Antes meu Dolphin fazia -20 -24 de regeneração no larger, uns 2 dias pra cá, notei que ele não passa de -13 e não segura tanto o carro. Podem me ajudar se isso é normal.

Reparou se a bateria estava 100%? Com a bateria cheia regenera menos mesmo.

Já sim, fiz teste com a bateria em 56% e hoje com 92%, parece não haver muita diferença entre standard e larger, standard chega a -8 e larger -12 - 13.

Acho que não é o caso, mas vc estava acima de 130km/h? Notei que passando de 120km/h ele começa a reduzir a regeneração quando tira o pé do acelerador, parece que é como se ele entendesse que a partir dessa velocidade, vc está com pressa e não quer um sistema te freiando automaticamente quando tira o pé do acelerador.

Ps:flando sobre o modo standard, não uso o modo high/larger.
E falando do dolphin plus, acredito que por ser motor diferente e pesos diferentes, a regeneração também seja diferente pros dois modelos.

Aproveitando o tópico, aproveito para levantar uma curiosidade minha: quando carregamos o carro em AC o inversor do carro converte CÁ em CC para armazenar a energia na bateria, e esse processo gera perdas (medindo o consumo em CA e comparando com a informação dompainel em CC). Vi nesse fórum que o motor funciona em CA. Está certa essa informação? Se sim, aqui ocorre mais uma perda. E nesse caso, como é o próprio motor que faz a regeneração da bateria, ele deve gerar energia CA, que então é convertida em CC para armazenar na bateria, certo? Sendo assim aqui ocorre mais uma perda…
Outra questão, se esse raciocínio estiver correto, qual é o inversor que converte a CÁ em CC na regeneração, que chegou aqui no meu Yuan a até 60kwh, sendo q o inversor dele é de 6 kWh?

@_AGM_1 sim, está correto. Ainda tem a perda da conversão entre energia elétrica e química das baterias e vice versa quando vai usar. As perdas na regeneração envolvendo todo esse processo podem ser superiores a 30%. Por isso vale mais a pena deixar o carro rolar solto (inércia) e usar regeneração somente quando precisa reduzir a velocidade.

Na regeneração é o inversor/controlador do motor, que é bem potente. Não é o mesmo que converte A/C em C/C da alimentação do plug.

Vc ta falando do mesmo inversor que conver CC das baterias para CA que o motor está consumindo no momento da tração? Ele faz as 2 conversões?

Porque não é usado esse mesmo imversor na hora do carregamento?

Posso estar enganado, mas tenho quase certeza que o motor utiliza CC…

Corrigindo: pesquisei e estava enganado, o motor é AC mesmo :sweat_smile:

1 curtida

@_AGM_1 são especificações completamente diferentes. O circuito que converte A/C em D/C tecnicamente é um retificador e não um inversor. É esse circuito que está no plug do carregador.

Já o inversor do motor converte os 400V D/C da bateria em uma onda trifásica A/C para alimentar o motor síncrono. Variando um pouco a frequência das fases, é possível fazer o inverso, convertendo a força eletromotriz no motor (agora um gerador) em energia elétrica (regeneração).

3 curtidas