Dúvida sobre o sistema de regeneração do Dolphin

Comigo já aconteceu diferente: a regeneração é o primeiro estagiário do freio. Depois tem o abs.
Eu precisei freiar mais forte e ai chegou na regeneração 0 mas não precisei parar o carro. Soltei um pouco o freio e continuou descendo a descida mas regenerando zero.
Ai tirei o pé do freio e freie denovo (sem parar o carro) e voltou a regenerar.

2 curtidas

Hoje aconteceu essa questão de não regenerar momentaneamente. Foi muito rápido, estava uns 80km/h e precisei frear para parar o carro, pisei no freio regenerou até uns -30kw e zerou. A frenagem continuou, porem sem regenerar em 0kw.

A bateria estava com 95% (Dolphin GS)

Como estava observando o painel, percebi a luz do controle de estabilidade ou Abs piscar rapidamente, não deu pra ter certeza.

Já estou com o carro a 6 meses e nunca vi isso acontecer. O que percebia era limitar a regeneração em -12kw com a bateria cheia.

Estou achando que essa nova versão do software do carro 1.3 está limitando a regeneração de alguma forma.

Como acendeu a luz do controle de estabilidade/Abs, vou checar alinhamento e pressão dos pneus. Imagino que quando esse sistema atue em situações de emergência, faz sentido desativar a regeneração e deixar que o freio hidráulico controle o carro.

1 curtida

Vc acha que chegou a atuar o ABS nessa frenagem e por causa disso o sistema “abortou” a regeneração?

1 curtida

Mas essa frenagem foi algo repentino ou foi suave? Logo em seguida voltou a regenerar normalmente?

No meu caso, quando está em 100% ele limita a regeneração em -12 kW.

Esse comportamento de ficar 0 kW de regeneração só aconteceu uma vez e queria entender o porquê.

Muito bom, Júlio!
Um outro detalhe, já observou que ele não regenera abaixo de 10 km/h?
Eu uso modo Sport e regeneração standard, conduzindo normal o consumo é o mesmo. Também acho o modo standard mais confortável pra dirigir, e o modo Sport tá ali só em caso de necessidade, normalmente acelero suave e não senti aumento no consumo.

1 curtida

Aproveitando o tópico, gostaria de tirar uma dúvida sobre a luz de freio durante a regeneração da bateria (sem pressionar o pedal do freio). Recentemente, quando minha esposa estava saindo de casa, pedi que acelerasse o carro e, em seguida, soltasse o pedal do acelerador, mantendo o modo de regeneração em “large”. Meu objetivo era observar, de fora, se a luz de freio acendia. No entanto, a luz não acendeu. Isso me deixou com a dúvida: será que a luz de freio só acende em determinadas condições, como em uma velocidade mais alta ao tirar o pé do acelerador, ou isso não acontece em nenhum caso? Alguém sabe como isso funciona?

Acontece sim, mas tenho a impressão de que somente quando a regeneração acaba gerando uma desaceleração mais forte. Quando se parece mais com um freio motor de um veículo a combustão não costuma acender.

Eu notei isso quando o vidro traseiro estava tão sujo que dava pra ver o reflexo do brake light.

1 curtida

Não sei exatamente as condições, mas ja notei que a 100km/h com a regeneração no high ele acende se tirar o pé do acelerador… eu notei na rodovia anhanguera, numa parte mais escura, dava pra ver pelo retrovisor a luz de freio iluminando aquele muro de concreto que divide as faixas.

1 curtida

Um ponto interessante , que pode ser um pouco off-tópic , é que em freadas mais bruscas ou situações onde passei muito rápido em uma imperfeição de pista ou lombada freando, o carro ligou automaticamente o Pisca por uns 2 segundos , e depois voltou ao normal. Achei interessante isso…
E quero agradecer ao nivel de postagens , pois estava com essas dúvidas acima , e foram respondidas assim que li o histórico do tópico. Muito fera. Esse fórum ajuda demais.

Só pra acrescentar a alguns comentários acima , o mais interessante de usar o STANDARD OU LARGE , é na chamada banguela… ai a diferença é muito boa. Noto que quando a regeneração fica em 0 km/h , é pq a frenagem inicou-se com a frenagem hidraulica. Daí, eu dou um peteleco no acelerador, ele roda o motor novamente , e freio devagar , ele volta pra frenagem de regeneração normalmente.

Isso é padrão de carros mais modernos. Geralmente acontece quando há uma desaceleração muito brusca, especialmente, mas não obrigatoriamente, se envolver acionamento do sistema ABS…

Um negócio legal dos modelos mais completos, como o Dolphin Plus, é que ele faz isso se identificar a iminência de colisão traseira também. Outro dia um motoca até falou comigo sobre iss, cidade pequena todo mundo conhece todo mundo, “outro dia passei perto de você e você ligou o alerta”, expliquei pra ele que o carro entendeu que ele poderia bater na traseira e fez isso sozinho, ficou de queixo caído.

1 curtida