Dúvidas carregador portátil

Olá pessoal, tô ainda em processo de retirar meu veículo novo essa semana e o carregamento já é uma preocupação! Minha garagem é descoberta e não sei se uma wall box vai ficar bem acomodada aqui. O carregador portátil leva o dobro do tempo numa tomada de 20 amperes, certo? Pensei em montar uma tomada 20 amperes aqui pra efetuar esse carregamento. Vocês acham indispensável a wall box? Além disso outra dúvida! Não adquiri ainda o carregador portátil, porém na concessionária ele tá R$3.500,00. Eu tô enganado ou no mercado livre tá 1100 o mesmo carregador, da mesma marca?

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O wallbox fornecido pela BYD tem certificação IP55, que é suficiente para chuva e afins. Proteções superiores são úteis apenas para produtos que podem ser submersos, ainda que acidentalmente.

Se quiser usar um carregador portátil, tu pode comprar um que suporte 32a e ter performance de carga similar a do wallbox. A Taysla tem desses. Eu lembro de ter pago menos de R$1.000 no meu. Aí bastaria usar um quadro de proteção com tomada de 32a (com cabos de 6mm e aterramento, claro) como o Mobi Box Plug da Clamper (tem loja oficial no Mercado Livre).

Com um carregador desses tu pode ajustar a amperagem, então dá pra fazer uma extensão/tomada pra conectar em tomadas comuns em viagens.

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Certo

Eu uso mais o meu portátil de 32a do que o wallbox da byd em casa, mas é porque viajo bastante. Acabei instalando tomadas 32a em vários lugares.

Acredito que são de marcas diferentes, mas são equivalentes. Eu comprei um da taysla de 7kw no aliexpress.

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Comprei da Taysla tmb. Mas comprei o menos potente. carrega a no máximo 3,7 Kw/h .
Se você tem tempo para carregar a noite e não usa muito. Serve com certeza.
Eu recarrego meu carro no WallBox 2 vezes a cada 10 dias. se usasse mais , carregaria todo dia. Carregar todo dia é pra quem anda mais de 200 km por dia…

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Concordo que 3.7kw é suficiente. Eu só comprei o de 7kw porque o preço estava praticamente o mesmo e é possível ajustar ele pra baixo e usar como 3.7kw.

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Não acho o wallbox indispensável, tanto que o deixo com o disjuntor desligado. Uso mais o carregador portátil na tomada de 20A que tenho ao lado do wallbox por alguns motivos:
1- Geralmente não deixo a bateria cair de 40%.
2- Normalmente carrego entre 22h e 7h, então são 9h de carga que o portátil consegue fornecer 27kwh a 16A, ou 60% do da bateria do Dolphin GS.

Sabemos que a degradação da bateria tem relação direta com a velocidade de carga e descarga, temperatura, idade, tempo que o state of charge (SoC) da bateria fica nos extremos (abaixo de 10% ou acima de 90%) , entre outros fatores.

Logo, prefiro usar o portátil porque a carga mais lenta degrada menos a bateria, além de reduzir o tempo em que o SoC fica acima de 90%, pois o carro já começa a rodar às 7h.

Se esse processo faz alguma diferença na prática, é difícil mensurar, pois mesmo 7KWh é uma potência que opino ser baixa para a bateria blade.

Ligo o wallbox, por exemplo, quando vou pegar a estrada depois de um dia em que rodei com o carro. Assim, em geral o carro está com uns 85% e em uma hora volta para 100% enquanto arrumo a mala.

Mas eu não compraria se não tivesse ganhado.

Uma informação adicional: Meu carregador portátil (E-Wolf) é IP65 e a caixinha pode ficar na chuva, sõ não pode mergulhar. Só a ligação da tomada que precisa ser protegida da umidade. A conexão com o carro com qualquer carregador também pode ser usada na chuva pelo projeto do conector. Inclusive em uma viagem recente não parou de chover, mas carreguei o carro sem problemas no carregador da pousada que fiquei em Pirenópolis.

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Saiu uma matéria no inside evs sobre um estudo. A conclusão é que o impacto da carga rápida não tem o impacto que se esperava.

Aparentemente o problema é pior eu veículos sem gerenciamento ativo da temperatura da bateria, como o Leaf.

Ao que tudo indica, o stress térmico é o maior vilão da degradação da bateria. Nesse caso, programar a carga do wallbox entre 5:00 e 8:00 pode causar menos problema do que uma carga contínua durante a noite toda.

Comprei um carregador portatil no ML idêntico ao que tinha na BYD por R$ 1100 reais e funcionou perfeitamente.

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Se o local pega sol e chuva, é importante pensar em comprar pelo menos um dispenser com tampa para proteger o wallbox, apesar de ser resistente a chuva, inevitavelmente pode haver condensação devido aos ciclos de sol e chuva dentro dele.
Mas vc encontra por um preço aceitavel caixas de PVC ou metal para usar como armario e instalar ele dentro.
Quanto ao portatil, depende da região que mora. Aqui em SC, a rede é 220v monofasica. Logo, comprei um carregador de 7kw que consgue carregar na msm velocidade do wallbox. Ele vem com tomada industrial monofasica de 32a. E na minha instalação de casa, usei essa tomada para ligar o wallbox. Então se um dia o meu wall der algum defeito, tenho um carregador reserva. Para passeios e viagens, simplesmente fiz uma pequena extensão com tomada femea 32a e um macho de tomada comum de 20a. Assim consigo carregar o carro usando o portatil quando vou para a praia por exemplo. Lembrando que os portateis tem a opção de selecionar quantos amperes vc quer que ele use para carregar.

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E é muito importante entender como essa seleção de corrente funciona. Vi um vídeo de um maluco reclamando que não conseguia ajustar a corrente do carregador dele, mas ele estava tentando fazer com o carro já plugado, e o modelo do carregador dele obrigava a seleção antes de conectar. Acho que a maioria funciona dessa forma, pra evitar problemas de alguém pressionar o botão durante a carga e acabar forçando demais a tomada e tal.

Ps; não estou sugerindo que você não saiba, apenas levantando a informação mesmo.

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Eu recebi um quando comprei mas é importante ter um carregador portátil para viagens ou caso queira mesmo em casa carregar mais lentamente.

Muito bom esse vc tem a opção de escolher a Amperagem de acordo com a tomada e fiação que vc vai plugar, também comprei um conjunto de adaptações para todos tipos de tomadas.
Segue o link

Também esse adaptador de tomadas com extensão de 10M

Sim o albox é excencial e você vai gastar menos de 1.000,00 pra instalar o mesmo ja vem no veículo, então não tem motivo pra usa o portatil eu comprei nunca usei, instalei o albox e deu tao certo que ja tenho um eletrico e um hibrido que nunca gastei nem 1 litro de gasoline.

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Olá!

Sim, um carregador portátil conectado a uma tomada de 20 A realmente funcionará mais devagar do que uma wallbox (caixa de parede). Se você tiver a possibilidade de instalar uma tomada de 20 A, pode ser uma solução temporária razoável, mas para uso regular, a wallbox é mais conveniente.
Em relação ao preço do carregador na concessionária, é possível que eles estejam cobrando um valor com acréscimo. Talvez você consiga encontrar o mesmo ou um carregador semelhante por um preço mais baixo no mercado. Recomendo comparar os preços online, por exemplo, em pt.globy.com, e verificar os modelos para garantir que as características sejam as mesmas.

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Bom dia, em referencia a sua dúvida, enfrentei um problema parecido, quando meu wallbox deu problema na primeira semana de uso, e havia por sorte comprado junto com o carro um carregador portatil.
Tive que utilizar o portatil por mais de 20 dias, e como não tinha uma tomada de 20A no momento, uei um adaptador de 10 para 20A, e um simulador de terra que se vende em lojas especializadas, e operei dessa forma, por todo o período de 20 dias, carregando quase que todos os dias,
Não tive problema algum por isso, e mesmo porque ao questionar o departamento técnico da BYD na concessionária, a mesma me informou que quando eu fizer uma vigem a casa de um parente, ou mesmo parar numa pousada simples, encontrarei uma tomada de 20A preparada, com certeza não, e por isso podemos utilizar dessa, forma, e outro fato, é se tivermos que usar uma extensão para acessar uma tomada mais distante, a extensão será de fios de 6mm?. É quase certo que não, ou seja o carro é vendido para uso doméstico e não industrial, e portanto a maioria não terá uma tomada especial a sua disposição.
É sim importante se puder, montar uma proteção extra para essa tomada e ter sim um aterramento também, mas lembrando, que quando formos para longe, e depender de uma tomada de algum estabelecimento para carregar, provavelmente não encontraremos a tomada com todos esse requisitos.
E como a própria concessionária informou, o carro é construído com muitos dispositivos de segurança, para evitar um carregamento errado, que possa danificar o mesmo.
Normalmente ao usarmos um carregador portátil o mesmo é limitado a 3,5KW/h, e em dependência da tomada a ser usada, o carregamento ficará limitado a menor potencia ainda, abaixo dos 3,5KW/h, para que não haja problemas com aquecimento ou causar danos a bateria, e isso eu já notei durante o carregamento com o meu portátil.

Mas isso não é uma característica do carregador portátil mas sim da carga disponível. Se o wallbox for instalado com uma carga de 20a, vai carregar na mesma potência que o portátil numa tomada de 20a. A principal diferença é que o wallbox, geralmente, é usado em 32a.

Os cabos de 6mm só são necessários para uso em 32a, para carregamento portátil em 20a ou 16a, cabos de 2,5mm já são suficientes.

Sobre o aterramento. Sim, é possível “enganar” o carregador para que ele funcione como se estivesse aterrado. Isso porque o aterramento, em condições de uso ideal, nunca é de fato utilizado. Ele só é usado em casos de anomalias, se não acontecer algo como uma descarga, não fará falta. O problema é que, se acontecer, não terá essa proteção.

Pessoal, comprei meu Dolphin recentemente e ganhei de brinde o carregador portátil além do wallbox. A ideia é usá-lo em alguma emergência ou em viagem que não encontre um carregador rápido. No entanto, muito provavelmente, nessas situações talvez não encontre uma tomada de 20A mas somente as normais de 10A.

Sei que o ideal é a tomada de 20A, mas já vi que alguns carregadores portáteis tem a opção de vc limitar a potência de carregamento, o que viabilizaria utilizar a tomada de 10A na emergência.

No entanto, no carregador portátil original da BYD não veio o manual e também não encontrei na internet. Alguém teria a versão digital do manual para eu verificar ou saberia dizer se ele tem algum tipo de redução automática da potência que viabilizaria o uso de tomadas de 10A?

O portátil é original da byd mesmo? Pelos relatos que eu já vi, não tem um padrão de qual portatil eles dão de brinde… Se realmente estiver escrito byd no carregador, ainda é bem provavel que seja um rebranding e a byd só colocou o nome dela… ai teria que pesquisar pela aparência do carregador pra ver quem é o real fabricante. De qualquer forma, só com o que você disse, não dá pra saber as especificações.

O meu wallbox byd (triangular 7kwh) deu defeito em 60 dias e fiquei 30 dias aguardando a troca (vão instalar amanhã). Contratei um instalador credenciado eWolf para ter 2 anos de garantia do wallbox que deu todo o suporte e fez o processo com a BYD. Porem nesse meio tempo comprei um portátil da Evowatt de 3.5kwh, ele tem plug de 20A, permite reduzir a potência de carga 16, 13, 10, 8A. O tempo de recarga em 16A é basicamente a metade do wallbox a 32A. A vantagem de 3.5kwh pra mim que tenho energia solar é que injeto menos na rede eletrica e recarrego o carro com a energia solar (recarga diurna com sol). Não deixaria o wallbox e nem o portatil tomando chuva e sol constantemente.

Acho que tu quis dizer que o tempo de recarga no portatil em 16A é o dobro do wallbox de 32A… o que é a metade é a potência.

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De fato, olhando melhor vi que além da marca da BYD tem a marca tb da E-Wolf, conforme imagem abaixo. Ainda assim, não achei o manual no site da E-Wolf.


De toda forma, consegui ligar ele em uma tomada de 20A na casa de um amigo. Infelizmente, não consegui identificar nenhuma forma de alterar a configuração para limitar a corrente em 10A. Dessa forma, a ideia de ter ele para emergências em viagens, ou algo parecido, fica comprometida, dado que na maioria dos lugares que conheço não é comum ter uma tomada de 20A com fácil acesso no estacionamento.