Dúvidas carregador portátil

Olá pessoal, tô ainda em processo de retirar meu veículo novo essa semana e o carregamento já é uma preocupação! Minha garagem é descoberta e não sei se uma wall box vai ficar bem acomodada aqui. O carregador portátil leva o dobro do tempo numa tomada de 20 amperes, certo? Pensei em montar uma tomada 20 amperes aqui pra efetuar esse carregamento. Vocês acham indispensável a wall box? Além disso outra dúvida! Não adquiri ainda o carregador portátil, porém na concessionária ele tá R$3.500,00. Eu tô enganado ou no mercado livre tá 1100 o mesmo carregador, da mesma marca?

1 curtida

O wallbox fornecido pela BYD tem certificação IP55, que é suficiente para chuva e afins. Proteções superiores são úteis apenas para produtos que podem ser submersos, ainda que acidentalmente.

Se quiser usar um carregador portátil, tu pode comprar um que suporte 32a e ter performance de carga similar a do wallbox. A Taysla tem desses. Eu lembro de ter pago menos de R$1.000 no meu. Aí bastaria usar um quadro de proteção com tomada de 32a (com cabos de 6mm e aterramento, claro) como o Mobi Box Plug da Clamper (tem loja oficial no Mercado Livre).

Com um carregador desses tu pode ajustar a amperagem, então dá pra fazer uma extensão/tomada pra conectar em tomadas comuns em viagens.

1 curtida

Certo

Eu uso mais o meu portátil de 32a do que o wallbox da byd em casa, mas é porque viajo bastante. Acabei instalando tomadas 32a em vários lugares.

Acredito que são de marcas diferentes, mas são equivalentes. Eu comprei um da taysla de 7kw no aliexpress.

1 curtida

Comprei da Taysla tmb. Mas comprei o menos potente. carrega a no máximo 3,7 Kw/h .
Se você tem tempo para carregar a noite e não usa muito. Serve com certeza.
Eu recarrego meu carro no WallBox 2 vezes a cada 10 dias. se usasse mais , carregaria todo dia. Carregar todo dia é pra quem anda mais de 200 km por dia…

2 curtidas

Concordo que 3.7kw é suficiente. Eu só comprei o de 7kw porque o preço estava praticamente o mesmo e é possível ajustar ele pra baixo e usar como 3.7kw.

2 curtidas

Não acho o wallbox indispensável, tanto que o deixo com o disjuntor desligado. Uso mais o carregador portátil na tomada de 20A que tenho ao lado do wallbox por alguns motivos:
1- Geralmente não deixo a bateria cair de 40%.
2- Normalmente carrego entre 22h e 7h, então são 9h de carga que o portátil consegue fornecer 27kwh a 16A, ou 60% do da bateria do Dolphin GS.

Sabemos que a degradação da bateria tem relação direta com a velocidade de carga e descarga, temperatura, idade, tempo que o state of charge (SoC) da bateria fica nos extremos (abaixo de 10% ou acima de 90%) , entre outros fatores.

Logo, prefiro usar o portátil porque a carga mais lenta degrada menos a bateria, além de reduzir o tempo em que o SoC fica acima de 90%, pois o carro já começa a rodar às 7h.

Se esse processo faz alguma diferença na prática, é difícil mensurar, pois mesmo 7KWh é uma potência que opino ser baixa para a bateria blade.

Ligo o wallbox, por exemplo, quando vou pegar a estrada depois de um dia em que rodei com o carro. Assim, em geral o carro está com uns 85% e em uma hora volta para 100% enquanto arrumo a mala.

Mas eu não compraria se não tivesse ganhado.

Uma informação adicional: Meu carregador portátil (E-Wolf) é IP65 e a caixinha pode ficar na chuva, sõ não pode mergulhar. Só a ligação da tomada que precisa ser protegida da umidade. A conexão com o carro com qualquer carregador também pode ser usada na chuva pelo projeto do conector. Inclusive em uma viagem recente não parou de chover, mas carreguei o carro sem problemas no carregador da pousada que fiquei em Pirenópolis.

1 curtida

Saiu uma matéria no inside evs sobre um estudo. A conclusão é que o impacto da carga rápida não tem o impacto que se esperava.

Aparentemente o problema é pior eu veículos sem gerenciamento ativo da temperatura da bateria, como o Leaf.

Ao que tudo indica, o stress térmico é o maior vilão da degradação da bateria. Nesse caso, programar a carga do wallbox entre 5:00 e 8:00 pode causar menos problema do que uma carga contínua durante a noite toda.

Comprei um carregador portatil no ML idêntico ao que tinha na BYD por R$ 1100 reais e funcionou perfeitamente.

Se o local pega sol e chuva, é importante pensar em comprar pelo menos um dispenser com tampa para proteger o wallbox, apesar de ser resistente a chuva, inevitavelmente pode haver condensação devido aos ciclos de sol e chuva dentro dele.
Mas vc encontra por um preço aceitavel caixas de PVC ou metal para usar como armario e instalar ele dentro.
Quanto ao portatil, depende da região que mora. Aqui em SC, a rede é 220v monofasica. Logo, comprei um carregador de 7kw que consgue carregar na msm velocidade do wallbox. Ele vem com tomada industrial monofasica de 32a. E na minha instalação de casa, usei essa tomada para ligar o wallbox. Então se um dia o meu wall der algum defeito, tenho um carregador reserva. Para passeios e viagens, simplesmente fiz uma pequena extensão com tomada femea 32a e um macho de tomada comum de 20a. Assim consigo carregar o carro usando o portatil quando vou para a praia por exemplo. Lembrando que os portateis tem a opção de selecionar quantos amperes vc quer que ele use para carregar.

2 curtidas

E é muito importante entender como essa seleção de corrente funciona. Vi um vídeo de um maluco reclamando que não conseguia ajustar a corrente do carregador dele, mas ele estava tentando fazer com o carro já plugado, e o modelo do carregador dele obrigava a seleção antes de conectar. Acho que a maioria funciona dessa forma, pra evitar problemas de alguém pressionar o botão durante a carga e acabar forçando demais a tomada e tal.

Ps; não estou sugerindo que você não saiba, apenas levantando a informação mesmo.

1 curtida

Eu recebi um quando comprei mas é importante ter um carregador portátil para viagens ou caso queira mesmo em casa carregar mais lentamente.

Muito bom esse vc tem a opção de escolher a Amperagem de acordo com a tomada e fiação que vc vai plugar, também comprei um conjunto de adaptações para todos tipos de tomadas.
Segue o link

Também esse adaptador de tomadas com extensão de 10M

Sim o albox é excencial e você vai gastar menos de 1.000,00 pra instalar o mesmo ja vem no veículo, então não tem motivo pra usa o portatil eu comprei nunca usei, instalei o albox e deu tao certo que ja tenho um eletrico e um hibrido que nunca gastei nem 1 litro de gasoline.