Energia fotovoltaica x horários

Prezados boa noite,
Sou novo aqui e nem sei se é aqui que faço a pergunta .
Comprei um D Plus em dezembro e tenho energia fotovoltaica.porem eu vi minha conta aumentou depois que fiz 2 recargas em casa .a taxa de iluminação pública duplicou .o engenheiro eletricista me aconselhou a carregar o carro pela manhã para aproveitar a energia das placas .Esta correto ?

Cara, se com apenas duas recargas tua conta ja aumentou, quer dizer que tua geração ta bem próxima do teu consumo. Se não estivesse, no minimo tu consumiria um pouco dos créditos(assumindo que vc ja tenha energia solar há alguns meses e gerou creditos nesse tempo). Nesse caso não vai fazer muita diferença em que horário tu carrega… o que ele quis dizer é que carregando de dia(enquanto o painel esta gerando) a energia vai direto pras cargas da tua casa(qualquer aparelho elétrico da tua casa, carro incluído) dessa forma a energia não é contabilizada no relógio da companhia de energia, e não cobraria as taxas/impostos de uso da rede de distribuição. Mas posso ta falando alguma besteira na questão de duplicação da taxa de iluminação pública, meu sistema é de antes dessa taxação então pago só o mínimo quando tenho geração suficiente.

A taxa de iluminação pública, em cada município e cobrado um valor. Ela aumenta conforme o uso de energia.

Em Belo Horizonte, por exemplo:

Então, a tarifa pública é dinâmica, e o valor cobrado é conforme o uso.

Pode ser que, se você carregar durante o dia, durante a geração, use a própria energia que é gerada e talvez não use a energia da rede da concessionária (Cemig em BH).

1 curtida

Aproveitando o topico para nao abrir outro.

Moro em condominio e nao consigo instalar o wallbox ainda.

Mais afinal posso sempre carregar no carregador rapido de 30kw, 40kw ou de vez em quando tem que se fazer uma recarga em shopping por exemplo com 7kw?

Lembrando que a cada 6 meses ou 70000km tenos que fazer aquela recarga ate 100% descaregar e carregar novamente.

Eu tenho energia já há mais de 4 anos e tem até um crédito e eles não abateram do crédito

Celso, não me lembro de ter visto em nenhum lugar que é para carregar com baixa potência de vez em quando, você pode carregar só em alta potência, sabendo que isso vai diminuir um pouco a autonomia da sua bateria no longo prazo, em relação àquelas que carregam mais em baixa potência.

O manual manda carregar a 100% pelo menos uma vez por semana, e carregar a partir de SOC baixo (<10%) a cada 3 a 6 meses. O termo descarregar é muito forte, significa SOC 0%, que acredito é algo que devemos evitar, mesmo nesse caso.

@Adriano1 tambem possuo energia fotovoltaica faz uns 4, possuo 16 paineis e 4 microinversores, tambem possuo creditos, um ponto que vi é que se voce carregar a noite, sim ira consumir dos teus creditos como acontece comigo tambem, mas isso incidira todas as taxas por este consumo, nada absurdo, mas tera sim um acrescimo o ideal sempre que possível é deixar para fazer a carga durante o dia, assim você consome a energia gerada em tempo REAL, não enviando para a concessionaria de energia e não pagando nenhuma taxa adicional

Muito obrigado pelas dicas Marcelo .Farei isso e vou monitorar .Tenho uma conta no TikTok só falando do carro aí quero passar essa informações para os seguidores.

1 curtida

Obrigado pelas informações Weber .Quando o carro não tá carregando em casa .voces desligam o disjuntor do wallbox ou não precisa ?

Em campinas parece ser fixo, estou pagando 18 reais de CIP independente do consumo. Talvez varie pela classificação do consumidor, tipo minha instalação esta como convencional B3 comercial trifasico… talvez alguem como residencial pague menos, mas conferi alguns meses e independente do consumo veio o mesmo valor de 18 reais… mas é como vc disse, cada município tem suas regras.

Boa tarde,

Blz. Sanou as minhas duvidas. Obrigado!

Eles devem abater dos créditos… liga pra eles pra reclamar, pega o protocolo e se não resolverem reclama na Aneel… os créditos tem validade de 5 anos… se vc não usar eles expiram, como ta com 4 anos ainda não chegou nesse ponto… mas é bom vc até conferir suas contas mais antigas pra ver se pagou só o minimo, senão você ta pagando pra gerar energia pra eles… fui na casa dos pais de um amigo em Olímpia ai eles tem geração solar tbm, mas nem sabiam quanto de credito eles tinham, com o carro eletrico que despertou a curiosidade deles, pedi uma conta deles pra eu ver… eles tinham 2250Kw/h de crédito. E o consumo médio mensal deles era 120Kw/h… eles ficaram surpresos quando falei que eles tinha quase 2 anos de creditos baseado no consumo deles… acho que tem muita gente que tem geração e nem confere mais a conta de luz.

@Roluber eles vão abater os creditos, exatamente como fazem comigo aqui, mas não tem almoço gratis, voce ira pagar as taxas sobre o que eles rm “teoria” “armazenaram como bateria” e fica disponível para uso a qualqer momento, melhor forma é evitar enviar para a concessionaria sempre que possivel utilize tudo online, já exitem kits fotovoltaicos no mercado chamados ZERO GRID, justamente para voce não pagar esta taxa com a concessionaria de energia

Celso, quantos km você anda por dia de carro? Dependendo do caso, vale a pena tentar algo mais simples, como instalar uma tomada comum de 20A na sua garagem. Por exemplo, se você roda 100 km por dia, vai levar cerca de 4 horas para completar a carga usando um carregador portátil em 3kW.

Ando pouco, no máximo uns 250 km por semana. Entao estou indo nos pontos de recarga pela cidade.

Ja tentei puxar do meu relogio para minha vaga mais nao é permitido. O que estou vendo com sindico é no futuro ter aqui a power2go que transforma um local do condomínio em ponto de recarga. Mais para isso teria que aumentar a frota do predio de carro elétrico.

@Marcelo.Andrade Sim, perfeito… É que ele falou que ja tem o sistema a 4 anos e tem créditos mas a conta dele subiu e não abateram dos créditos. Isso que achei estranho…

1 curtida

Sim. Pode desligar sem problemas.

Obrigado Juarez pela resposta

Só um adendo: nos Estados com isenção de ICMS na geração (saída de energia da casa), só se paga ICMS quando a energia é consumida (entra na casa). Assim, pra não pagar ICMS, o ideal é carregar o carro quando o sistema fotovoltaico está gerando bastante. Quanto menos energia entrar na casa, menos ICMS pago, isso inclui aquele excedente gerado que você tem que puxar de volta quando não está gerando. E o ideal é sempre dar uma carga o mais lenta possível. Quando fico sem usar o carro, uso 1 kW no meu carregador portátil. No dia-a-dia, para meu consumo, uso 2 kW e procuro deixar o Dolphin programado para carregar das 10:00 às 14:00, horário de maior geração, no meu caso. Nesse horário, estou gerando mais do que consumindo, mesmo recarregando o carro. Claro, quem gera mais que consome não precisa se preocupar muito com isso, pois a quantidade é abatida na conta de energia. Eu já encomendei mais 2 placas totalizando 1,1 kW pra compensar o consumo extra do carro e do ar-condicionado em virtude das ondas de calor que estamos passando.

ótimas dicas Surak. Vou me atentar nesses horários tb.Já que aqui é sol o ano inteiro praticamente.