Tenho um dolphin GS com 29600km e SOH 98% e percebi que a bateria tem um desbalanço maior quando está com carga de 100%.
Fiz o procedimento equalização do manual, descarregando até uns 17 % e carregando lento até 100% mas a diferença de tensão entra a maior célula e a menor célula chega a 60mV.
O curioso é que logo que o veículo começa a andar essa diferença cai para uns 7 mV.
Eu achava que o ato de carregar até 100% proporcionava uma melhor equalização entre as células, embora isso só permanece enquanto a carga está acima de 98%, abaixo disso essa diferença cai.
Fazer a calibração com a descarga profunda não surte muito efeito.
Como se a carga até 100% puxasse a tensão de algumas células para maior, talvez pra compensar a diferença de Ah de cada célula individualmente…
A descarga profunda é para calibrar o BMS, não as células.
A carga final com 100% é com tensão maior e tem algumas diferenças mesmo. Depois de algumas horas as células e seus íons de lítio “descansam” e tem uma tensão mais uniforme.
Cuidado com as informações do manual. Sulfatação é um problema para baterias de chumbo-ácido, não para a bateria de tração… Tá uma salada esses manuais… Essa história de recargas frequentes é pra não manter o estado da carga muito alto por muito tempo. Não sei por que eles simplesmente não falam direto, isso.