Tenho vistos alguns lançamentos de EREV na China, e a Leapmotor C10 está vindo com ele para cá. Li que há planos até para o golfinho EREV.
Será que é uma tendência para EVs escolhida pela indústria para mitigar o problema baixa autonomia / longa recarga?
Eu acho o EREV melhor que o híbrido (plug-in, já que o EREV é considerado um hibrido em série) por andar sempre com tração elétrica, mas não trocaria meu golfinho BEV por um EREV, pra voltar a ter perrengues como troca de óleo, preocupação com qualidade e envelhecimento de gasolina, revisões mais caras, etc.
Buxa. Não existe problema de range pra 99% das pessoas. existe problema de ansiedade. Exemplo no nosso querido fórum: tem um tópico sobre instalar uma caixa gigante de internet a satélite no carro pra uma ansiedade que vai q um dia estou na estrada, furo o pneu e meu celular tá sem sinal.
Eu ficarei no 100% elétrico. A não ser que inventem um motor que não precisa de óleo ou só troque a cada 50 mil. E quando entrar combustível com um mínimo de adulteração ele avisar na hora. Ou seja nunca.
Estou nesse barco também. Até hoje a autonomia do Plus foi mais que suficiente, na maioria das viagens ela sobrou demais. 2-3 ocasiões eu talvez tivesse problemas.
Sobre a questão da conectividade. Estamos nos tornando cronicamente on-line. Quando vemos as barrinhas da torre do celular zeradas temos a impressão de que algo sério vai acontecer naquele mágico momento.
Em casa eu tenho uma conexão via fibra e uma via satélite por questões de trabalho remoto e tal. Mas em 3 anos nesse setup, acho que dá pra contar nos dedos as vezes que a conexão de backup foi utilizada. Mas ainda acho que faz sentido manter.
Mas é como falou. 99% das pessoas vão pela ansiedade, 1% talvez tenha um caso de uso legítimo.
Uma coisa que a BYD poderia fazer é ter um compartimento padrão nos carros elétricos (um espaço no frunk ou porta malas) para encaixar
no estilo plug and play um pequeno motor a combustão, leve e otimizado para funcionar como gerador.
A pessoa compra o carro elétrico e usa normalmente. Esse gerador seria vendido separadamente, ou poderia ser alugado só para alguns dias, uma viagem por exemplo. Quem comprar o gerador transforma qualquer EV compatível em um EREV.
Poderia inclusive guardar esse gerador para usar em outro carro, caso trocasse de modelo.
A BYD teria um custo mínimo para colocar esse compartimento nos carros e para um público muito mais amplo ficariamos com o melhor dos mundos, a baixa manutenção do elétricos resolvendo o problema de ansiedade ou falta de pontos de recarga.
Eu tenho conexão via fibra em casa, na sexta retrasada por volta das 16hrs recebi uma notificação de que os dispositivos smart estavam offine, pensei que fosse por queda de energia, é comum ter quedas rapidas aqui na região, pelo menos umas 2x por mês. Cheguei em casa as 22, e nao foi queda de energia, estava sem internet mesmo. Liguei para a operadora, tive que explicar pro robo e depois pra um humano todo aquele processo que ja tinha desligado e ligado o roteador, que os cabos estavam bem encaixados etc. Ai o tecnico so poderia vir na segunda. Passei o fim de semana só com a internet do celular. O técnico veio na segunda e disse que a fibra estava rompida e precisaria puxar outra, mas que ele estava sozinho e eles só fazem esse serviço em dois. Precisou reagendar pro dia seguinte. Na terça veio outro técnico, novamente sozinho… assim que ele desceu do carro ja perguntei se ele ia trocar a fibra sozinho, ele disse que não e falou que ia reagendar pro dia seguinte… fiquei puto e liguei la pra cancelar, depois de 40minutos escutando gravação, me atenderam pra eu conseguir cancelar. Dai me falaram que tinha 300 reais de multa de fidelidade(fidelidade ilegal porque eles nem explicaram nenhum beneficio que justificasse a fidelidade na contratação), mas acabei desistindo do cancelamento porque ia ficar mais cansativo. Ai a mulher que me atendeu disse que ia dar os pulo dela pra resolver no dia seguinte… no dia seguinte esperei até umas 10 e pouco da manhã e liguei de novo porque eu trabalho no segundo turno e so fico em casa de manhã, se eles viessem muito tarde eles iam ter que voltar outro dia. Não estava nem agendado pra virem resolver. Agendaram de novo pra sexta, mas no fim da tarde da quinta conseguiram um encaixe por volta das 17hrs que é o horario do meu intervalo… dai eu concordei com o encaixe do agendamento e finalmente conseguiram arrumar. Foi quase 1 semana sem internet. Peguei a starlink pra uso mais como backup tambem do que pra usar no carro em viagem. Não deu tempo de pegar a promoção do plano de 164 reais. Mas peguei uma de 3 meses gratuitos… que fazendo as contas anualmente é só um pouco pior do que a economia do plano com mensalidade mais barata. Tambem to considerando pausar a starlink após os 3 meses e ativar só quando for necessário, então acho que deu na mesma no fim das contas.
Essa burocracia e demora de atendimento de operadoras é desesperador e desanimador ao mesmo tempo.
Eu peguei a Starlink, na época a padrão ainda, pra backup. Agora que queimou eu peguei a mini para o mesmo fim, mas com a vantagem de que agora eu consigo usar fora esporadicamente. Mas não dá pra usar só ela, a fibra ainda tem mais banda e tal.
Que idéia genial, muito melhor que se obrigar a manter um motor a combustão só por causa da ansiedade em viagens (sendo que as vezes isso é uma vez no ano)
A ideia é boa, mas me parece mais viável alugar um carro para essas ocasiões específicas.
Sobre o assunto do tópico em si, eu realmente espero não precisar “voltar atrás” e ter um veículo à de combustão, pelos motivos aqui falados, então a ideia do EREV não me agrada muito, isso pq me enquadro nos 99% onde a autonomia atual não é um problema. Para quem viaja muito, principalmente à trabalho, aí os hibridos, EREV, etc, fazem muito sentido sim.
Mas, penso eu, porque ela faria isso e perderia a oportunidade de lançar modelos “híbridos”, lucrando bem mais e tendo um portfólio menor?Na visão do consumidor, seria fantástico, mas na visão da empresa acredito que não, pois provavelmente não seria tão lucrativo assim.
Faria muito sentido esse locação em concessionárias, por dia ou pacotes de locação ou até assinatura com diárias anuais. Mas se a em locadora não se encontra aquele bagageiro com rack no teto, em um carro com 7lugares seria essencial na viagem, só se a BYD forçar essa modalidade…
Acho que EREV assim como PHEV são transitórios enquanto as baterias e infra vão melhorando, não penso em trocar meu elétrico, provavelmente vou trocar ele (Dolphin Plus) quando estivar mais comum os carros com bateria de estado sólido. Cara um carro com autonomia real de 800km pra mim já resolveria até problema de ansiedade e qualquer outra coisa. E já tem testes com bateria de estado sólido com mais de 1000km.
Então não penso nisso não. As vezes vejo a praticidade de um PHEV numa viagem, mas logo passa pq viajo assim longe sei lá 1 vez por ano, e já fui com o elétrico e sei lá, perco 2 horas a mais numa viagem de 1000km, isso uma vez por ano.
Quantas horas eu economizo no ano não precisando ir em posto de gasolina, junta ai, 1 abastecida por semana 10 min pelo menos o cara perde entre abastecer pagar, ter que desviar da rota pra abastecer? Da 40min por mês da 8 horas por anos economizada, posso gastar um pouco disso numa viagem.
Ai quando penso na manutenção do PHEV mesmo que desisto.
Não… depois que experimente um 100% elétrico, não volta pro posto nunca… Acho que conforme a rede de eletropostos crescer esse erev vai virar mico… quando vier a bateria em estado sólido então, não fará o menor sentico esses erev.
Eu não saio mais do 100% elétrico. Não quero mais vela, correia, bomba de combustível, câmbio… Tenho um carro à combustão ainda na garagem só para emergências, mas não compro mais nenhum.
Pois é, mas ela acabou se mostrando muito demorada pra encher, fiz semana passada uma calibração que demorou e me deixou a lombar detonada por dois dias.
Ai fui encher no posto esse fds e dava 5 lbs de diferença entre o medidor do posto e o do Plus (a maior pro posto), calibrei a 31 pra dar 36 e fui dar um ajuste fino com o Baseus em casa.
Saiu um Baseus 60% mais rápido (100W contra 50W do meu), acho pouco, tem outro mais potentes mas já são maiores, sei lá o que fazer.
Não sei qual a potência do meu, mas leva de 1 a 2 minutos no máximo pra bater 38 psi no mostrador dele, 36 no do carro. Geralmente eu encaixo ali, ligo e espero sentado no carro ou na moto da esposa que fica parada do lado.
Qual a marca do seu? O meu Baseus não conecta fácil, a mão tem que ficar pressionando senãosolta. Mas pelo menos ele mostra a mesma pressão que os sensores do Plus.