Olá pessoal!
Nesta semana tive uma surpresa um tanto quanto desagradável.
Tenho um Dolphin Mini com 1800km, 2 meses de uso. Na noite de terça-feira, após um curto trajeto, ao entrar no veículo percebi antes da partida que os faróis estavam piscando, como se estivesse com pouca energia. Ao tentar a partida o mesmo retornou o seguinte erro: “EV power Limited” e não ligou. Na central multimídia, na guia de manutenção exibia o mesmo erro. Tentei já de imediato ativar o modo reboque e também não entrou, como se não tivesse energia suficiente para desativar as pinças de freio etc. Consegui desativar o “pós-chave” somente pela chave (modo de ligar a distância). Abri o capô e medi a tensão da bateria 12v que estava em 8.6v, ou seja, muito baixa. Acionei a BYD assistance (quase 30 minutos no telefone) e quando retornei ao veículo novamente para tirar foto do erro, o carro ligou normalmente, ou seja, a bateria de tração neste meio tempo recarregou a bateria 12v (como já deveria ter feito antes).
Resumindo: Cancelei o Assistance e o carro está normal até hoje.
Na multimídia não está mais registrado o erro e tudo está como se nada estivesse acontecido, bateria 12v com tensão maior que 13v e teoricamente recarregando normalmente.
Destaco também que a bateria de tração estava com 44%.
Por fim, enquanto acionava o Assistance, pesquisei na gringa este erro e encontrei um caso parecido com o BYD Atto, que com aquele usuário, relatou que o carro ficou atualizando o sistema quando ele não estava e “drenou” a bateria 12v, porém, o módulo que faz o controle de recarga da bateria de tração não atuou para recarregar a bateria 12v, ou seja, a atualização drenou a bateria 12v e o veículo não ligou até que o módulo recarregasse a bateria 12v, o que acredito que faça bastante sentido e, espero que tenha sido algo parecido comigo.
O problema é que perdi a confiança no carro, ficando com aquela sensação de que pode acontecer a qualquer momento novamente, deixando eu ou a minha esposa “na mão”.
Deixei agendado um scanner para quarta-feira na CSS BYD que comprei e também pra ficar registrado se for necessário acionamento da garantia etc no futuro.
Desculpa o texto longo, mas é pra ficar bem detalhado o ocorrido.