EV Power Limited - Dolphin Mini

Olá pessoal!
Nesta semana tive uma surpresa um tanto quanto desagradável.
Tenho um Dolphin Mini com 1800km, 2 meses de uso. Na noite de terça-feira, após um curto trajeto, ao entrar no veículo percebi antes da partida que os faróis estavam piscando, como se estivesse com pouca energia. Ao tentar a partida o mesmo retornou o seguinte erro: “EV power Limited” e não ligou. Na central multimídia, na guia de manutenção exibia o mesmo erro. Tentei já de imediato ativar o modo reboque e também não entrou, como se não tivesse energia suficiente para desativar as pinças de freio etc. Consegui desativar o “pós-chave” somente pela chave (modo de ligar a distância). Abri o capô e medi a tensão da bateria 12v que estava em 8.6v, ou seja, muito baixa. Acionei a BYD assistance (quase 30 minutos no telefone) e quando retornei ao veículo novamente para tirar foto do erro, o carro ligou normalmente, ou seja, a bateria de tração neste meio tempo recarregou a bateria 12v (como já deveria ter feito antes).

Resumindo: Cancelei o Assistance e o carro está normal até hoje.
Na multimídia não está mais registrado o erro e tudo está como se nada estivesse acontecido, bateria 12v com tensão maior que 13v e teoricamente recarregando normalmente.

Destaco também que a bateria de tração estava com 44%.
Por fim, enquanto acionava o Assistance, pesquisei na gringa este erro e encontrei um caso parecido com o BYD Atto, que com aquele usuário, relatou que o carro ficou atualizando o sistema quando ele não estava e “drenou” a bateria 12v, porém, o módulo que faz o controle de recarga da bateria de tração não atuou para recarregar a bateria 12v, ou seja, a atualização drenou a bateria 12v e o veículo não ligou até que o módulo recarregasse a bateria 12v, o que acredito que faça bastante sentido e, espero que tenha sido algo parecido comigo.

O problema é que perdi a confiança no carro, ficando com aquela sensação de que pode acontecer a qualquer momento novamente, deixando eu ou a minha esposa “na mão”.

Deixei agendado um scanner para quarta-feira na CSS BYD que comprei e também pra ficar registrado se for necessário acionamento da garantia etc no futuro.

Desculpa o texto longo, mas é pra ficar bem detalhado o ocorrido.

1 curtida

A sensação de que vai rolar de novo é a pior coisa.

Entendi que sua suspeita é que a bateria 12V foi drenada numa atualização remota. Mas afinal, seu carro recebeu alguma atualização logo após o ocorrido?

Essa é a parte mais “engraçada”, não notei nenhuma atualização, pelo menos visível.

Você tem algum acessório instalado por fora no carro que possa estar drenando a bateria? Localizador de seguradora, coisa assim?

Não tenho nada instalado que poderia consumir a bateria 12v. Está totalmente original, como veio da CSS. Muito estranho o módulo não ter carregado a bateria 12v.

E o mini que é mais simples tem jeito de deixar ele com o farol ligado e sair? Eu até tenho o mini tb mas não testei… será se um farol drenaria essa bateria toda?

No mini, se você esquecer a porta aberta (mal fechada), ele deixa ligado as luzes de leitura, o farol dianteiro e led traseiro. Já aconteceu comigo, sorte que voltei na garagem um tempo depois e notei que tudo estava aceso.

Bom saber disso! Mas acredito que não tenha sido o caso também, de toda forma estou de olho agora diariamente na bateria 12v pra ver se ela ta drenando sem motivo.

Ontem a noite tive o mesmo defeito da semana passada, dessa vez consegui registrar. Tenho agendado para amanhã um scanner pra verificar. Fiquem espertos para não ficarem na mão ou com receio, assim como estou.

Registro do erro na multimídia

Bateria 12v bem abaixo quando da o erro

Fiquei preocupado, mas baseado nas ocorrências que já tive em várias baterias, assim como a maioria já deve ter passado, creio que seja algum defeito na bateria de 12v que por algum motivo não está segurando a carga ou algum componente eletrônico que gerencia o carregamento dela. Creio que a solução deve ser simples, mas realmente preocupa por ser um carro novo. O meu está com 3.300 km e por enquanto nada de anormal.