Exigência para Instalação wallbox

Essa semana foi faturado meu byd dolphin e a concessionária de Fortaleza me informou que se não for realizada a instalação do wallbox pela empresa credenciada deles irei perder a garantia do wallbox, isso ta acontecendo.em.todo Brasil ou é venda casada só da concecionaria aqui de Fortaleza?

Não mesmo amigo!
Avisa pra eles que você mesmo vai instalar dentro das normas ABNT e que eles não podem força-lo a instalar com ninguém a não ser que você solicite indicação



Eu mesmo fiz a instalação do meu dentro dos padrões ABNT bem fácil

Sou técnico em comandos elétricos e foi me informado isso, segunda vou lá solicitar o equipamento e questionar eles quanto a isso

1 curtida

Olá amigo, sabe dizer se esta caixa de metal suporta chuva ? Estou pensando em instalar o Wallbox em ambiente externo e procurando uma caixa como esta que seja vedada.

Bom dia! O único problema é que tem o risco de choque em dias de chuva o ideal neste caso seria uma caixa plástica a prova de tempo (IP65) ai sim essa não terá problema de ficar exposto no tempo

Instalei o meu me baseando do amigo que postou aqui!





1 curtida

Recebi ontem meu Dolphin aqui em Cuiabá!! Nada me foi dito sobre instalar o WallBox por uma firma especializada!! Meu eletricista instalou seguindo as instruções de videos no youtube!!

Para que é necessário ter 2 DPS ? O Wallbox funciona com 2 fases ?

Tem como ligar o Wallbox em trifásico para carregar mais rápido ?

Aqui em Fortaleza a gente tem 220v fase/neutro, o dps no tanto no fase quanto no neutro protege de possíveis surtos que possam vir de um ou do outro

1 curtida

Interessante deixar Claro a função de cada componente

DISJUNTOR = PROTEÇÃO DO EQUIPAMENTO contra surtos eletricos
DPS = PROTEÇAO EXTRA para o equipamento contra surtos eletricos
DR ou IDR = PROTEJE O SER HUMANO contra choques eletricos desarmando imediatamente tudo

1 curtida

Só um ajuste… o disjuntor protege os cabos elétricos de sobreaquecimento é possível inflamabilidade… em virtude de altas cargas na rede.

Campos obrigado peço licença para corrigir sua explicação, mas sua explicxação não esta correta, o aquecimento e possivel inflamabilidade ira ocorrer, mas isso é a CONSEQUENCIA, o disjuntor ira proteger Quando ocorre uma sobrecarga ou um curto-circuito, o disjuntor desarma, interrompendo o fornecimento de energia para o circuito. Isso evita que os componentes do circuito sejam danificados, o que pode causar incêndios ou outros acidentes.

Veja mas é importante frisar sua FUNÇAO DIRETA,
A função do disjuntore é proteger as instalações elétricas contra sobrecargas e curtos-circuitos.

Sobrecargas ocorrem quando uma corrente elétrica maior do que a nominal passa por um circuito. Isso pode acontecer por diversos motivos, como ligar muitos aparelhos ao mesmo tempo, ou por um defeito no equipamento.

Exemplo se Voce dimensionou mal os cabos e colocou um cabo de 1 milimetro e ligou com o disjuntor correto, ele ira funcioonar e imagine que estes cabos como FASE, NEUTRO e TERRA estejam próximos o o material de proteção do cabo ira derreter e ele continuara funcionando, ele só deixara de funcionar quando ele se romper ou quando um dos cabos após sua proteção derretida os fios de cobre encostarem um no outro gerando assim um CURTO que fara com que o Disjuntor desarme, espero ter ajudado e obrigado pela sua contribuição

2 curtidas

Olá Marcelo, essa é uma confusão comum, mesmo para eletricistas :slight_smile:

Mas o abcampos está correto, a função do disjuntor é proteger os cabos, não os equipamentos. Por isso devem sempre ser dimensionados de acordo com os cabos no circuito.

2 curtidas

Julio só estou seguindo a NORMA TECNICA ABNT Segundo a norma técnica ABNT NBR 5410, que estabelece as condições exigíveis para as instalações elétricas de baixa tensão, a função do disjuntor é proteger os circuitos elétricos contra sobrecargas e curtos-circuitos.

  • Sobrecarga é uma situação em que a corrente elétrica que passa por um circuito é maior do que a corrente nominal do disjuntor. Isso pode acontecer, por exemplo, quando são conectados muitos aparelhos elétricos em um mesmo circuito ou quando um aparelho elétrico apresenta defeito e passa a consumir mais energia do que o normal.
  • Curto-circuito é uma situação em que ocorre um contato direto entre dois condutores de fase ou entre um condutor de fase e o neutro. Isso pode causar um aumento repentino da corrente elétrica, que pode danificar os equipamentos e até mesmo causar incêndios.

O disjuntor atua interrompendo a corrente elétrica em caso de sobrecarga ou curto-circuito. Isso evita que os equipamentos sejam danificados e que acidentes graves aconteçam.

Além de proteger os circuitos elétricos, o disjuntor também pode ser utilizado para controlar o funcionamento de um circuito. Por exemplo, um disjuntor pode ser utilizado para desligar um circuito elétrico durante a manutenção de um aparelho elétrico.

Os disjuntores são classificados de acordo com o número de pólos, o tipo de curva de atuação e a corrente nominal.

  • Número de pólos: os disjuntores podem ser monopolares, bipolares ou tripolares. Os disjuntores monopolares protegem um único condutor, os bipolares protegem dois condutores e os tripolares protegem três condutores.
  • Tipo de curva de atuação: os disjuntores podem ter curvas de atuação B, C ou D. A curva de atuação B é adequada para circuitos de iluminação e tomadas, a curva de atuação C é adequada para circuitos de motores e a curva de atuação D é adequada para circuitos de alta potência.
  • Corrente nominal: a corrente nominal é a corrente elétrica que o disjuntor pode suportar sem desarmar. A corrente nominal deve ser adequada para a carga que o circuito irá suportar.
1 curtida

Vamos citar a norma NBR 5410 então:

5.3.1.3 Os dispositivos previstos em 5.3.1.1 destinam-se a interromper sobrecorrentes antes que elas se tornem perigosas, devido aos seus efeitos térmicos e mecânicos, ou resultem em uma elevação de temperatura **prejudicial à isolação, às conexões, às terminações e à circunvizinhança dos condutores.

NOTA A proteção dos condutores realizada de acordo com esta seção não garante necessariamente a proteção dos equipamentos ligados a esses condutores.

5.3.3.1 Dispositivos capazes de prover simultaneamente proteção contra correntes de sobrecarga e
contra correntes de curto-circuito
Esses dispositivos de proteção devem poder interromper qualquer sobrecorrente inferior ou igual à corrente
de curto-circuito presumida no ponto em que o dispositivo for instalado. Eles devem satisfazer as prescrições
de 5.3.4 e de 5.3.5.5.1. Tais dispositivos podem ser:
a) disjuntores

1 curtida

Julio blz entendido valeu pela explicação, crtamente a fonte que estou olhando esta desatualizda ou incorreta, muito obrigado

1 curtida

Tranquilo, de boa Marcelo :pray:t2:

1 curtida

Deixa aprender mais um pouco com vocês… eu quem vou instalar meu wallbox, como não recebi o carro ainda e não consegui acesso ao manual para ver as orientações para instalação. estou vendo bastante material para isso… para quando chegar o carro ja ter a instalação pronta para colocar o equipamento.
A duvida é a seguinte… posso usar o aterramento TN-C que esta no meu padrão de entrada e fazer um TN-C-S para ligar o wallbox?
Estou usando um cabo HERP 3x16 com o comprimento de 15mts.

1 curtida

Bloco de Citação
A duvida é a seguinte… posso usar o aterramento TN-C que esta no meu padrão de entrada e fazer um TN-C-S para ligar o wallbox?

Sim, se vc tem um cabo único para terra e neutro (PEN), pode criar uma derivação com um cabo de terra ligado ao PEN (TN-C-S). Nessa derivação vc pode instalar um DR, o que não é possível no trecho TN-C.

3 curtidas