é uma economia bem boba para uma distância curta dessas colocar fio de 4mm. Eu colocaria de 6mm.
sobre a caixa clamper, instaladores que tem muita demanda tem usado pela facilidade. Aqui em Brasília o maior instalador associado as concessionárias tem utilizado. Deve ter feito uma compra grande e direto com eles para diminuir os custos. Facilita para o treinamento da equipe
Se for esse o caso sim. Mas pela foto do link eu não vi nenhuma tomada. E ela comentou que vai usar com um carregador portatil de 3.5kw. Então pro caso que ela falou que vai usar, ta tudo certo. Mas seria interessante fazer o dimensionamento prevendo um upgrade no carregador, a não ser que seja por exemplo uma garagem de condomínio e já garantido que não será permitido aumentar a potência de carregamento.
Resposta do JulioGPT: Resumindo os comentários, sim pode. E pode usar cabo de 4mm para o carregador de 3,5kW ligado em uma tomada de 20A 220V. Lembrando que essa configuração de cabeamento não permite upgrade posterior para carregadores de 7kW.
Realmente. Quando eu respondi o link não tava abrindo. Agora que vi que ele só tem a tomada de 20a, então vale desconsiderar meu comentário anterior.
Para uso de tomadas especiais sempre use conduítes exclusivo…
Prezados, bom dia. Recentemente fiz a instalação do Meu Wallbox, porém, o mesmo, está esquentando a chave, inicialmente inclusive, desarmou a chave geral (não foi nem a chaves próprias instaladas para o Wallbox), fiz algumas modificações no cabeamento e Troquei o Disjuntor que era de 32 para um de 40, porém, ainda continua esquentando, esquenta, inclusive o cabo que está ligado no Wallbox e que conecta no Carro para carregamento, e continuou desarmando a chave geral.
Fiz alteração da bitola de 6mm para 10mm.
Recentemente também, alterei o do aterramento para 10mm também, porém, continua esquentando. Alguém consegue me dar uma luz? (Não sei mais o que posso trocar)
Vou mandar uma foto da instalação atual.
Agradeço.
Se puder mandar foto de como os cabos estão ligados no disjuntor, etc… Está usando o cabo direto no disjuntor, ou o cabo está crimpado? Tem emenda?
Esquentar é normal, não pode é ficar absurdamente quente… Agora desarmando é pior ainda.
Se puder mandar foto mais de frente para podermos ver todas conexões, fica mais fácil termos algumas ideia…
Aqui melhorei toda instalação crimpando tudo e tirando as emendas usando conector wago próprio para 40A.
@Dhenisreis dê uma olhada em como ficou o meu quadro no tópico Desarmando o disjuntor - #72 de FernandoUed
Essa foto ajuda muito pouco a identificar um possível problema. Tenta tirar uma foto mais de frente mostrando os cabos, barramentos, etc.
Aumentar as bitolas pode ser somente uma forma de mascarar outro problema.
O disjuntor de 32 estava incorreto para 7kw, o ideal é 40 pra ter alguma margem pra suportar pequenas oscilações.
Se o seu quadro geral desarmou, você está com um problema de demanda na instalação. Essencialmente, demandou carga maior do que a disponível.
Se possível, manda também do quadro geral.
Como bem mencionado, esquentar é normal, o que não pode é chegar numa temperatura onde não consiga tocar e segurar por alguns segundos.
Os fios são de boa qualidade? Ou são sabor 10mm?
Estão dentro da especificação de cobre dentro ou a maior parte de fio é a capa isolante?
Na minha instalação tive problemas inicialmente justamente pq quebrou um dos terminais e resolvi ligar direto no fio. Depois que comprei e coloquei o terminal que faltava, nunca mais desarmou o disjuntor.
Meu walbox ta chegando maximo 3.1k no carro, o que sera?
Preciso solicitar na companhia midar um fio mais grosso do poste ate minha residência?
Instalei no 220v e mesmo assim nada.
Sem detalhes da instalação, carregador, etc, fica difícil dizer. Se você tem um chuveiro elétrico, provavelmente, já deve estar usando uma carga de 4-6kw. Se fosse uma baixa disponibilidade de carga, provavelmente você teria problemas de disjuntor desarmando.
Posta mais detalhes da sua instalação, modelo do wallbox, distância entre quadro e wallbox, etc. Se possível, inclua fotos dos dispositivos de proteção.