Exigência para Instalação wallbox

Ainda bem que o povo te respondeu, eu não sigo o fórum com constância. Os terminais não são necessários devido aos sistema prensa cabo (fio) nos disjuntores e protetores. Mas mostra a qualidade do eletricista. Esse seu economizou 2 reais.
No Wallbox que é um parafuso, terminal é muito necessário.
Essa alegação de esquenta e afrouxa é divina.
A carga depende muito da tensão de entrada, pôr isso as diferenças, não creio que seja fuga. Qual a distância do seu Wallbox a fonte de energia?

1 curtida

Opa, Jaime! Muito obrigado pela resposta.

A distância é de 10 metros, contando com as curvas do conduíte.

Até 15 metros cabo #6 tranquilo.
Aquecimento na casa dos 30/32 graus normal.

O seu está fora de norma, ele não possui o DR classe A que é um item normativo.
Leia sobre o tópico na NBR 17019:2022

Sempre que for fazer uma instalação é necessário calcular a queda de tensão (perda de condução) do cabo. Cada bitola tem um percentual de perda por km.

O “manual do produto” que é o que manda é o manual do fabricantedo produto e não a BYD, justamente porque ela não é a fabricante do Wallbox, basta ter sido instalado por um eletricista e ta dentro da regra, segue o manual do FABRICANTE do produto

(manual carregador byd - Google Search)

O manual do produto fala que deve ser instalado por técnico competente, isso quer dizer que a solicitação da concessionária está procedente.

Ambos tem a mesma proteção. A diferença é que o “clamper mobi PLUG” vem com um plug (tomada) de 32A que facilita a instalação quando quiser ligar um carregador portátil por exemplo, ou desconectar o wallbox só puxando o cabo da tomada.

O “clamper mobi BOX” é só uma caixa com as proteções mas sem essa tomada, e no caso é só ligar o fio diretamente nela.

Eu particularmente prefiro o mobi plug por causa da tomada.

Na minha instalação, adaptei uma tomada macho de 32A no meu wallbox. Assim posso desconectar com facilidade quando quiser encaixar algum outro carregador.

Sua instalação está fora de norma.

Na verdade a NBR 17019 proíbe a utilização do DR tipo AC

Você não viu a necessidade pois a Instalação até o Quadro de Recarga deve seguir a NBR 5410 e nela tem essa obrigação.