Fala, pessoal! agora que passou o período de gratuidade a maioria teve as limitaçoes da intgernet como eu, toda vez que a gente entra no carro, é aquela chatice de ter que tirar o celular do bolso, desbloquear e ligar o Roteador (Hotspot) manualmente… E claro, metade das vezes a gente esquece e só percebe quando o Waze ou o Spotify travam no meio do caminho. ![]()
Eu decidi que não ia mais passar por isso e busquei uma solução técnica definitiva. O objetivo era simples: quando eu entrar no carro, o celular precisa “perceber” que estou ali e ligar o Wi-Fi sozinho.
E foi SUCESSO TOTAL! Agora meu celular é um escravo do meu carro: eu entro, o Bluetooth conecta e, em segundos, a multimídia já está online sem eu tocar em um botão.
Quer fazer o mesmo? Segue o passo a passo para nunca mais precisar ligar o Hotspot na mão:
Siga estes passos na ordem:
1. Instalar o Aplicativo Base
- Abra a Google Play Store.
- Pesquise por MacroDroid - Automação e instale-o.
- O Bluetooth precisará estar SEMPRE ATIVO para ele se conectar com o carro e fazer o start da trigger
2. Dar Permissões “Especiais” (Essencial para Xiaomi)
A Xiaomi é bem rígida com apps de automação. Antes de abrir o app, faça isso:
- Mantenha o ícone do MacroDroid pressionado e toque em Informações do App (o “i” dentro de um círculo).
- Ative a opção Início Automático (para ele ligar sozinho se o celular reiniciar).
- Vá em Economia de Bateria e mude para Nenhuma Restrição.
- Vá em Outras Permissões e certifique-se de que “Modificar configurações do sistema” e “Bluetooth” estão permitidos.
3. O “Ajudante” (MacroDroid Helper)
Como o Android 11+ não permite que aplicativos liguem o roteador Wi-Fi por “segurança”, você precisará instalar um pequeno complemento oficial chamado MacroDroid Helper.
- O próprio MacroDroid vai te avisar sobre isso quando você tentar criar a ação de ligar o roteador.
- Se preferir se adiantar, você pode baixar o arquivo APK oficial no fórum deles: macrodroidlink.com/helper/MacroDroidHelper.apk.
- Nota: Como é um arquivo de fora da Play Store, seu Redmi vai perguntar se você “confia na fonte”. Pode aceitar, é o procedimento padrão para esse app de automação funcionar.
Agora que o MacroDroid e o Helper estão instalados e com as permissões da Xiaomi ajustadas (Início Automático e Nenhuma Restrição), vamos configurar a lógica de “Interruptor Automático”.
Siga este passo a passo para criar a primeira regra (Ligar):
1. Criar a Macro para LIGAR a Internet
- Abra o MacroDroid e toque no botão grande Adicionar Macro.
- Gatilho (Vermelho):
- Toque no + > Conectividade > Evento Bluetooth.
- Selecione Dispositivo Conectado.
- Na lista que aparecer, escolha o Bluetooth do seu BYD e dê OK.
- Ação (Azul):
- Toque no + > Conectividade > Configurar Ponto de Acesso Wi-Fi.
- Selecione Ligar Ponto de Acesso.
- (Se o app perguntar qual método usar, escolha o que menciona o “Helper App”).
- Finalizar:
- Dê um nome no topo da tela, como:
Ligar Internet BYD. - Toque no ícone de disquete (ou “+” branco em círculo azul) no canto inferior direito para salvar.
2. Criar a Macro para DESLIGAR (Para não gastar bateria fora do carro)
- Volte à tela inicial do MacroDroid e toque em Adicionar Macro novamente.
- Gatilho (Vermelho):
- Toque no + > Conectividade > Evento Bluetooth.
- Selecione Dispositivo Desconectado.
- Escolha o Bluetooth do seu BYD.
- Ação (Azul):
- Toque no + > Conectividade > Configurar Ponto de Acesso Wi-Fi.
- Selecione Desligar Ponto de Acesso.
- Finalizar:
- Nomeie como:
Desligar Internet BYD. - Toque no ícone no canto inferior para salvar.
3. Teste Prático (O “Check-up” Final)
Para garantir que tudo funcione no seu Redmi 11:
- Verifique se o Bluetooth do seu celular está LIGADO.
- Vá até o carro e ligue o sistema dele.
- Observe o topo da tela do seu celular: assim que o Bluetooth conectar, o ícone do Roteador Wi-Fi deve aparecer sozinho em poucos segundos.
- No BYD: Vá nas configurações de Wi-Fi do carro, encontre o nome do seu celular, coloque a senha e certifique-se de que a opção “Conectar Automaticamente” está ativada no carro.
Passo a Passo no iPhone:
- Abra o app Atalhos e toque na aba Automação (no centro, na parte inferior).
- Toque no + (ou “Criar Automação Pessoal”).
- Gatilho: Procure por Bluetooth.
- Configuração do Gatilho:
- Em Dispositivo, selecione o Bluetooth do seu BYD.
- Marque a opção “Ao Conectar”.
- Importante: Selecione “Executar Imediatamente” (para que ele não te peça confirmação toda vez).
- Toque em Próximo.
- Ação:
- Toque em “Nova Automação em Branco” (ou use a busca).
- Busque por “Definir Acesso Pessoal” (Hotspot).
- Certifique-se de que esteja marcado como Ativado.