Habilitar Roteador / Hotspot do seu celular automaticamente ao entrar no carro

Fala, pessoal! agora que passou o período de gratuidade a maioria teve as limitaçoes da intgernet como eu, toda vez que a gente entra no carro, é aquela chatice de ter que tirar o celular do bolso, desbloquear e ligar o Roteador (Hotspot) manualmente… E claro, metade das vezes a gente esquece e só percebe quando o Waze ou o Spotify travam no meio do caminho. :roll_eyes:

Eu decidi que não ia mais passar por isso e busquei uma solução técnica definitiva. O objetivo era simples: quando eu entrar no carro, o celular precisa “perceber” que estou ali e ligar o Wi-Fi sozinho.

E foi SUCESSO TOTAL! Agora meu celular é um escravo do meu carro: eu entro, o Bluetooth conecta e, em segundos, a multimídia já está online sem eu tocar em um botão.

Quer fazer o mesmo? Segue o passo a passo para nunca mais precisar ligar o Hotspot na mão:

Siga estes passos na ordem:

1. Instalar o Aplicativo Base

1. Abra a Google Play Store.
  2. Pesquise por MacroDroid - Automação e instale-o.
  3. O Bluetooth precisará estar SEMPRE ATIVO para ele se conectar com o carro e fazer o start da trigger

2. Dar Permissões “Especiais” (Essencial para Xiaomi)

A Xiaomi é bem rígida com apps de automação. Antes de abrir o app, faça isso:

1. Mantenha o ícone do MacroDroid pressionado e toque em Informações do App (o “i” dentro de um círculo).
  2. Ative a opção Início Automático (para ele ligar sozinho se o celular reiniciar).
  3. Vá em Economia de Bateria e mude para Nenhuma Restrição.
  4. Vá em Outras Permissões e certifique-se de que “Modificar configurações do sistema” e “Bluetooth” estão permitidos.

3. O “Ajudante” (MacroDroid Helper)

Como o Android 11+ não permite que aplicativos liguem o roteador Wi-Fi por “segurança”, você precisará instalar um pequeno complemento oficial chamado MacroDroid Helper.

• O próprio MacroDroid vai te avisar sobre isso quando você tentar criar a ação de ligar o roteador.
  • Se preferir se adiantar, você pode baixar o arquivo APK oficial no fórum deles: macrodroidlink.com/helper/MacroDroidHelper.apk.
  • Nota: Como é um arquivo de fora da Play Store, seu Redmi vai perguntar se você “confia na fonte”. Pode aceitar, é o procedimento padrão para esse app de automação funcionar.

Agora que o MacroDroid e o Helper estão instalados e com as permissões da Xiaomi ajustadas (Início Automático e Nenhuma Restrição), vamos configurar a lógica de “Interruptor Automático”.

Siga este passo a passo para criar a primeira regra (Ligar):

1. Criar a Macro para LIGAR a Internet

1. Abra o MacroDroid e toque no botão grande Adicionar Macro.
  2. Gatilho (Vermelho):
  • Toque no + > Conectividade > Evento Bluetooth.
  • Selecione Dispositivo Conectado.
  • Na lista que aparecer, escolha o Bluetooth do seu BYD e dê OK.
  1. Ação (Azul):
  • Toque no + > Conectividade > Configurar Ponto de Acesso Wi-Fi.
  • Selecione Ligar Ponto de Acesso.
  • (Se o app perguntar qual método usar, escolha o que menciona o “Helper App”).
  1. Finalizar:
  • Dê um nome no topo da tela, como: Ligar Internet BYD.
  • Toque no ícone de disquete (ou “+” branco em círculo azul) no canto inferior direito para salvar.

2. Criar a Macro para DESLIGAR (Para não gastar bateria fora do carro)

1. Volte à tela inicial do MacroDroid e toque em Adicionar Macro novamente.
  2. Gatilho (Vermelho):
  • Toque no + > Conectividade > Evento Bluetooth.
  • Selecione Dispositivo Desconectado.
  • Escolha o Bluetooth do seu BYD.
  1. Ação (Azul):
  • Toque no + > Conectividade > Configurar Ponto de Acesso Wi-Fi.
  • Selecione Desligar Ponto de Acesso.
  1. Finalizar:
  • Nomeie como: Desligar Internet BYD.
  • Toque no ícone no canto inferior para salvar.

3. Teste Prático (O “Check-up” Final)

Para garantir que tudo funcione no seu Redmi 11:

1. Verifique se o Bluetooth do seu celular está LIGADO.
  2. Vá até o carro e ligue o sistema dele.
  3. Observe o topo da tela do seu celular: assim que o Bluetooth conectar, o ícone do Roteador Wi-Fi deve aparecer sozinho em poucos segundos.
  4. No BYD: Vá nas configurações de Wi-Fi do carro, encontre o nome do seu celular, coloque a senha e certifique-se de que a opção “Conectar Automaticamente” está ativada no carro.

Passo a Passo no iPhone:

1. Abra o app Atalhos e toque na aba Automação (no centro, na parte inferior).
  2. Toque no + (ou “Criar Automação Pessoal”).
  3. Gatilho: Procure por Bluetooth.
  4. Configuração do Gatilho:
  • Em Dispositivo, selecione o Bluetooth do seu BYD.
  • Marque a opção “Ao Conectar”.
  • Importante: Selecione “Executar Imediatamente” (para que ele não te peça confirmação toda vez).
  • Toque em Próximo.
  1. Ação:
  • Toque em “Nova Automação em Branco” (ou use a busca).
  • Busque por “Definir Acesso Pessoal” (Hotspot).
  • Certifique-se de que esteja marcado como Ativado.
7 curtidas

Uma dúvida. Quando acaba an internet você pode por um chip seu no carro? Meu plano tem 130gb e posso pedir chip adicional, então me custaria zero reais (mas é vivo).

Olá. Dá uma lida nesse tópico abaixo:

1 curtida

Os carros com multimídia na versão 2511 já conseguem trocar o chip por um de qualquer operadora, e o app BYD continua funcionando normalmente. Se o seu carro estiver em uma versão anterior, você pode trocar o chip, mas o app BYD para de se comunicar com o carro.

Só complementando esta versão 2511 só esta disponível até este momento para as multimídias versão 33x em diante

Marcelo, só uma dúvida.

Então significa que, mesmo após o período de gratuidade da conexão de internet o carro, a parte do aplicativo BYD continua funcionando?

O meu continua tido funcionando perfeitamente quando conecto o celular no carro, sem internet voce não conseguira localizar o carro pelo app e também não terá outras atualizações, já fiz o teste com minha esposa o carro com a internet compartilhada e eu em casa rastreando o carro e recebendo todas as funções do carro como porta aberta, rastrabilidade tudo funciona