Amigos, comprei o Dolphin Plus, preciso fazer a instalação elétrica, pelo que li essa versão é possível carregar a 11kw trifásico 16A; diferente da versão GS que necessita de 32A/220V para carregar a 7kw.
Já tenho um carregador portátil trifásico 11kw de 16A da Feyree.
Pelo que andei pesquisando, os itens necessários são:
01 Disjuntor Mini Tripolar 20a 230/400VCA C 3KA;
01 DR Tetrapolar 400vca 25a 30ma;
04 DPS Classe II 275/350 Vca/Vcc 45 Ka Ip-20;
01 Tomada industrial sobrepor fêmea 5P 16A.
Minha dúvida é a bitola de fio, para o GS usei 6mm(fase + fase + terra), pois o disjuntor era bipolar C40. Esse como o disjuntor é tripolar de C20, posso usar fio de 2,5mm, 4mm ou 6mm?
Ahhh, sou do RJ, aqui chega três fases de 110v no relógio.
Aqui em casa também sao 3 fases de 110, você irá ligar 2 fases e fará monofásico 220 e o outro conector, você irá ligar o terra, usar cabo descrito no manual 6mm HEPR ou 10mm caso não encontre o 6mm HEPR, todos estes detalhes estão descritos no manual do Wallbox que está no site da BYD, baixe e leia lá para não ter erro
Marcelo, o carregador original que vem com o carro eu sei… já tenho instalado., porém, funciona com 7kw. Para utilizar 11kw tenho um carregador portátil. Mais acredito que não consigo. Pois tenho fase em 110v, então (110v x 3) x 16A = 5.280kW. Teria que ter fase única com 220v. Acho que é isso.
Julio uma curuosidade, neste caso como atras do wallbox possui 3 conectores sendo um deles o Terra se ligar os as 3 fases onde seria a ligação do terra?
Mas o ROMalu disse que comprou o Dolphin Plus, ué não seria a mesma carga de 7Kw para Corrente Alternada?
Onde têm essa informação de carga superior ao 7Kw?
Muito obrigado pelas informações. Na CSS aqui do RJ foi confirmado que funciona a 11kw, todavia, o estado só recebe 127v por fase, desta forma inviabiliza o carregamento.
Teria que comprar um mega transformador 220v, para uma redução média de 3 horas em relação a carga de 7kw. Custo benefício não compensa para mim.
Vou deixar como está… já tenho tudo pronto e funcional.
Ainda bem que temos o Júlio aqui no fórum pra ajudar.
O Fórum é muito útil.
Entrei no site da CPFL Paulista por curiosidade pra ver se tinha alguma opção, e há.
Mas provavelmente deve ter um custo maior no trifásico 220v.
Achei videos de um proprietário que pegou o Dolphin Plus em Campinas e mora em Itú
No video ele conseguiu carregar a 9Kwh em um Shopping.
Segue o link dos videos do canal para curiosidades do novo modelo
Eu usei 10mm (com isolamento de 1 KV ou 1.000 Volts), considero que 6mm possa esquentar em razão da corrente que passa pelos cabos, mas o manual determina 6mm ou mais.
No site da byd tem 2 manuais, um da marca duosida e outro da marca zhida(é o que é entregue com o carro). No manual da zhida não tem lista de especificações. No da duosida tem. Segue para referencia.
ola. onde voces baixaram as informações em pdf oficil da BYD sobre e como instalar wallbox?
procurei no site nao achei. falei com a loja me indicou um profissional homologado pela BYD para nao perder garantia. (hoje enviei um email para BYD estou aguardando resposta)vejo nome e modo de falar das fase meio estranho ou incorretas. 6mm(fase + fase + terra = trifasico acho que esta incorreto, tem algum eletricista profissional que viva de eletrecidade para nos orientar e comentar o assunto de acordo com as normas e manual e orientação da BYD. rsrsrs estou meio enrrolado sobre. perde garantia mesmo se instalar por conta propria?
toda orientação profissional sera bem vinda!
@microchipnet tem muita informação aqui no fórum sobre instalação do Wallbox. A primeira coisa é você identificar qual a tensão da fase no seu estado, se é 127V ou 220V por fase. Isso implica na forma de ligação do Wallbox.
Mas se você não se sentir seguro, é melhor contratar um eletricista. Rede elétrica não é brincadeira, além do risco de estragar seu carro ou wallbox que não são baratos.