Instalação Elétrica para BYD Dolphin Plus

Amigos, comprei o Dolphin Plus, preciso fazer a instalação elétrica, pelo que li essa versão é possível carregar a 11kw trifásico 16A; diferente da versão GS que necessita de 32A/220V para carregar a 7kw.

Já tenho um carregador portátil trifásico 11kw de 16A da Feyree.

Pelo que andei pesquisando, os itens necessários são:

01 Disjuntor Mini Tripolar 20a 230/400VCA C 3KA;

01 DR Tetrapolar 400vca 25a 30ma;

04 DPS Classe II 275/350 Vca/Vcc 45 Ka Ip-20;

01 Tomada industrial sobrepor fêmea 5P 16A.

Minha dúvida é a bitola de fio, para o GS usei 6mm(fase + fase + terra), pois o disjuntor era bipolar C40. Esse como o disjuntor é tripolar de C20, posso usar fio de 2,5mm, 4mm ou 6mm?

Ahhh, sou do RJ, aqui chega três fases de 110v no relógio.

Muito obrigado pela ajuda.

Aqui em casa também sao 3 fases de 110, você irá ligar 2 fases e fará monofásico 220 e o outro conector, você irá ligar o terra, usar cabo descrito no manual 6mm HEPR ou 10mm caso não encontre o 6mm HEPR, todos estes detalhes estão descritos no manual do Wallbox que está no site da BYD, baixe e leia lá para não ter erro

Marcelo, o carregador original que vem com o carro eu sei… já tenho instalado., porém, funciona com 7kw. Para utilizar 11kw tenho um carregador portátil. Mais acredito que não consigo. Pois tenho fase em 110v, então (110v x 3) x 16A = 5.280kW. Teria que ter fase única com 220v. Acho que é isso. :slight_smile:

1 curtida

Se o carregador é trifásico, é necessário ligar as 3 fases.

Teria que ter fase única com 220v. Acho que é isso

É isso ai @RoMaLu, para ser corrente de 16A está especificado para fases 220V, sendo portanto trifásico 380V, o que não é o caso em sua cidade.

Sugiro que consulte a BYD para ver se o carregador pode ser ligado em um trifásico 220V (3 fases de 127V).

Julio uma curuosidade, neste caso como atras do wallbox possui 3 conectores sendo um deles o Terra se ligar os as 3 fases onde seria a ligação do terra?

É um outro modelo de carregador Marcelo, diferente do nosso. Tem um conector a mais para a outra fase.

Só para esclarecer, corrente alternada tem muita pegadinha :slightly_smiling_face:

Para calcula a corrente em um circuito trifásico:

I=P/(V*raiz(3))

No caso do carregador do Plus, para ter corrente de 16A, a tensão tem que ser 380V, ou seja, ligado em fases de 220V e não de 127V como em SP ou Rio:

11000/(380*raiz(3))= 16,7A

1 curtida

Mas o ROMalu disse que comprou o Dolphin Plus, ué não seria a mesma carga de 7Kw para Corrente Alternada?
Onde têm essa informação de carga superior ao 7Kw?

Que eu saiba e o mesmo em carga lenta ele só carrega mais veloz em carga rápida

Então, @RoMaLu por gentileza, confirma isso aí com a loja, antes de fazer qualquer instalação.

Onde têm essa informação de carga superior ao 7Kw?

No site da BYD. A versão de 60kWh carrega ate 11kW em AC.

Também foi divulgado em sites nacionais:

1 curtida

Júlio, Marcelo e amigos.

Muito obrigado pelas informações. Na CSS aqui do RJ foi confirmado que funciona a 11kw, todavia, o estado só recebe 127v por fase, desta forma inviabiliza o carregamento.

Teria que comprar um mega transformador 220v, para uma redução média de 3 horas em relação a carga de 7kw. Custo benefício não compensa para mim.

Vou deixar como está… já tenho tudo pronto e funcional.

Fico muito grato a todos vocês.

2 curtidas

Ainda bem que temos o Júlio aqui no fórum pra ajudar.
O Fórum é muito útil.
Entrei no site da CPFL Paulista por curiosidade pra ver se tinha alguma opção, e há.
Mas provavelmente deve ter um custo maior no trifásico 220v.

1 curtida

Achei videos de um proprietário que pegou o Dolphin Plus em Campinas e mora em Itú
No video ele conseguiu carregar a 9Kwh em um Shopping.
Segue o link dos videos do canal para curiosidades do novo modelo

Eu usei 10mm (com isolamento de 1 KV ou 1.000 Volts), considero que 6mm possa esquentar em razão da corrente que passa pelos cabos, mas o manual determina 6mm ou mais.

1 curtida

ola. marcelo.andrade. vc tem o link do manual do wallbox onde consta as especificações dos item de instalação do wallbox?

Não tenho, mas va no site da BYD pós venda que você irá encontrar todos os manuais lá em pdf

No site da byd tem 2 manuais, um da marca duosida e outro da marca zhida(é o que é entregue com o carro). No manual da zhida não tem lista de especificações. No da duosida tem. Segue para referencia.

obrigado pela dica. vou ver isso.

ola. onde voces baixaram as informações em pdf oficil da BYD sobre e como instalar wallbox?
procurei no site nao achei. falei com a loja me indicou um profissional homologado pela BYD para nao perder garantia. (hoje enviei um email para BYD estou aguardando resposta)vejo nome e modo de falar das fase meio estranho ou incorretas. 6mm(fase + fase + terra = trifasico acho que esta incorreto, tem algum eletricista profissional que viva de eletrecidade para nos orientar e comentar o assunto de acordo com as normas e manual e orientação da BYD. rsrsrs estou meio enrrolado sobre. perde garantia mesmo se instalar por conta propria?
toda orientação profissional sera bem vinda!

@microchipnet tem muita informação aqui no fórum sobre instalação do Wallbox. A primeira coisa é você identificar qual a tensão da fase no seu estado, se é 127V ou 220V por fase. Isso implica na forma de ligação do Wallbox.

Mas se você não se sentir seguro, é melhor contratar um eletricista. Rede elétrica não é brincadeira, além do risco de estragar seu carro ou wallbox que não são baratos.

1 curtida