Instalação em Condominios - experiêncas, pontos de atenção, etc

Gostei desse pedestal, parabéns ficou TOP

Qual o comprimento e bitola (mm2) do cabo?

Creio ser 6mm a bitola do cabo!

Finalmente a minha solicitação vai para assembleia instalação de um ponto de energia na minha vaga!

Alguma dica pessoal?

Parece óbvio, mas não é, comece deixando bem claro que a instalação será totalmente por sua conta e a fiação será ligada no seu relógio, de maneira que ninguém perderá um centavo com subsídios.

O segundo obstáculo, esse mais complicado, pode vir de vizinhos preocupados com incêndios. Neste caso traga textos afirmando que até hoje não há registro de carro elétrico pegando fogo no Brasil, e que a taxa de ocorrência de incêndio de carros a combustão (num. de casos por 100.000 carros) é 10 vezes maior que de carros elétricos. Por fim, traga fotos de garagens de edifício que contenham mais de 30 carregadores instalados, como aqueles da Faria Lima.

Indo nessa linha do @Truc_dp, pode falar tb que o carro tem um tipo de bateria mais moderna, chamada LFP, que não pega fogo como as antigas. Mas eu só tocaria nesse assunto se alguém questionar. A preocupação mais comum é se a sua instalação vai aumentar o condomínio ou gerar taxa extra… esse ponto é legal já deixar esclarecido.

Eu tinha pensado na questão do LFP, mas acho que esse argumento deveria ser deixado de lado, porque deixa a impressão subliminar de que outras baterias podem pegar fogo, o que não é verdade, já que nenhuma pegou fogo no Brasil, e ainda pode atrapalhar um morador que compre um Volvo por exemplo.

O problema é que podem questionar mostrando vídeos de bateria pegando fogo… Meu sobrinho mostrou um vídeo essa semana de uma moto eletrica que pegou fogo no elevador. Meu argumento foi justamente esse, que a LFP não pega fogo.

E se for aprovado, já gera regulamento para outros moradores, então o cara do Volvo pode instalar tranquilo. Mas enfim, vai da dinâmica da assembléia (em geral bem chata… rs)

Outro ponto é deixar claro que hoje você vai instalar por sua conta, mas se outros proprietários de veículos elétricos quiserem instalar vai ser necessário fazer a análise de demanda do seu condomínio, não sei qual é o tamanho dele, mas essa análise de demanda ela precisa ser feita se mais moradores comprarem o carro elétrico. Essa análise de demanda é necessária porque não se sabe se a energia consumida está no limite do padrão do prédio ou do transformador que alimenta o seu prédio(pode ser do seu prédio ou da própria rua).

Eu recomendo que você chame um engenheiro que mexe com instalação de carro elétrico porque ele vai te ajudar muito na hora da assembleia.

Obrigado pessoal! Tentarei ver com a empresa que escolhi orcamento se consegue vim na assembleia e ja ir preparado para questionamentos como os citados!

1 curtida

Essa questão do limite da demanda precisa ser analisada, mas não é como se não tivesse solução. Precisa instalar um gerenciador de demanda. Assim ele distribui a energia pros carros que estiverem carregando sem ultrapassar o limite disponível.

Mas creio que seja mais pra novos empreendimentos que ja tem que planejar a infra necessária ou mais pro futuro, quando a frota de elétricos aumentar muito.

Pessoal faz muito “terrorismo” com o consumo eletrico dos EVs. Tirando os motoristas de APP, quase ninguém carrega 100% da bateria todos os dias.

No caso minha proposta tentei ser conservador para nao ter problemas. Sera simente tomada 220v direto do meu relogio para a minha vaga com conector 32A. Utilizacao somente do carregador portatil…

Pra mim ja atendera bem e o consumo sera baixo. Levantei material ja e uma lava e seca no modo seca, forno eletrico e etc gasta 4kw h, ou seja, mais que o carro…

Mudei estes dias de SP para Joao Pessoa em um Condominio de Predio que possui 2 vagas para carros eletricos, voce alinha com a adm e eles cobram R$ 1,50 o KW/h acho um preço justo, as duas vagas sempre estao vazias, somente 1x tinha um veiculo carregando os carregadores são de 7 KW da WEG

Achei interessante o fato de se esta com dificuldade para cada um ter sua in fra e seu carregador,eles intslaram 2 carregadores compartilhados e que esta atendendo perfeitamente todos os moradores

@Celso importante fazer o projeto, ART e seguir a norma como muitos já falaram por ser tratar de uma área comum do condomínio e haver questão legal de responsabilidades de todos os envolvidos.
Ainda tem que levar em conta a responsabilidade da concessionária de garantir um fornecimento de qualidade e ressarcir o consumidor lesado por um possível sinistro. Qualquer irregularidade ou inconformidade com as normas da ABNT e as da própria fornecedora de energia o prejuízo será do consumidor.
Vale a pena o investimento para se ter tranquilidade.

Desejo boa sorte, Celso, pois sim é questão de sorte ter moradores de cabeça mais aberta.

Aqui no meu condomínio em São Paulo não consegui autorização em assembleia. E olha que os “relógios” ja estão no pavimento da garagem, facilitando demais o trabalho.

Sou engenheiro eletricista com pós na área, com CREA ativo, atuo como Professor em duas universidades inclusive com disciplina em instalações elétricas.
Levei todas as NBR que regem o assunto, levei laudo de empresa especializada em instalação de eletropostos, a WeVolt, para corroborar, explanei e me coloquei a disposição para dúvidas e olha que já tenho um Dolphin.

Os moradores desse condomínio são difíceis.
Uns disseram que nunca pretendem ter carro elétrico, então são contra fazer modificações no condomínio (mesmo sendo eu que pagaria pela instalação e tarifação, não cobraria nada deles).
Outros falaram que se todo mundo quiser fazer um ponto não vai ser possível. Argumentei que não é bem assim, mas contra vozes da cabeça fica complicado.
Um dos moradores falou que ou faz ponto para todas as vagas, ou não faz para ninguém e, portanto foi contra. Falei que fazer para 100% das vagas ficaria caro e sem necessidade.
Outro falou que a garagem ficaria feia…

Lamentável. Foi um show de horrores.
E pra variar os que apoiariam a ideia, na hora do vamos ver, faltam.
Resumo, foi recusado por unanimidade, só o meu voto a favor.

Por isso, boa sorte!

Que situação lamentável! Talvez o único recurso que reste neste caso seja uma liminar na justiça, será que funcionaria?

@Truc_dp pelas notícias que li a respeito, como não existe uma lei ou norma vigente, o que vale é a decisão da assembléia e quem entrou na justiça perdeu.

1 curtida

Nesse caso chega a 7kw/h, o problema não é a potência e sim a quantidade de horas que ele vai ficar ligado, no caso do carro elétrico é no mínimo 6hrs ligado, o problema é se outros carros além de você carregarem no mesmo horário, toda a instalação elétrica ela não é pensada pra suportar 100% da demanda porque ninguém vai ligar todos os chuveiros ao mesmo tempo, mas caso liguem pode ocorrer o desligamento do disjuntor/transformador, por isso a necessidade da análise de demanda, muito melhor fazer essa análise do que deixar a galera instalar e derrubar a energia do prédio inteiro, se isso acontecer com certeza a galera vai mandar retirar todos os carregadores dos carros… esse é o único problema. Mas chame um engenheiro pra ver a capacidade do seu prédio é essencial se um segundo carro aparecer no seu condomínio. 1 não tem problema porque você pode alegar que é a mesma potência do seu chuveiro, e outra se puxar muita energia ele vai desligar o disjuntor do seu apartamento, deixa isso bem claro porque aqui mesmo na minha assembleia tinha uma Zé roela que fingia não entender que inclusive foi a única que se absteve da votação porque alegou que não sabia e eu tive que ir atrás de mais duas procurações pra conseguir a aprovação … enfim vai com todas as respostas na ponta da língua, mesmo as mais improváveis :joy:

Engraçado como as coisas podem ser tão diversas… no meu prédio foi feita até uma obra para encurtar o caminho da fiação dos relógios para os 2o e 3o subsolos para facilitar a instalação de carregadores… vai entender…

Nossa. Mais quantos moradores tem no seu? Todos foram contra?