Instalação em Condominios - experiêncas, pontos de atenção, etc

Aqui no meu condomínio compartilhado vai ser dificil aprovar, tem taxa mensal de 600 reais que as empresas cobram como powe2go por exemplo, ninguem aprovara.

Minha esperança é a aprovação de tomada 220v.
E consegui que o responsavel pela empresa que fara a instalação participe da assembleia.

Final da semana que vem conto que fim levou!

168 apartamentos, mas como de costume nas assembleias, poucos vão às reuniões.

1 curtida

Vejo que continuam as tentativas de “murro em ponta de faca” eu quero meu carregador particular e ponto! as vezes temos que ceder e negociar outras possibilidades, se os condominios entendem que se cada um puder instalar seu carregador isso pode ser um risco para a rede, tente levar outra opção para discussão como de um carregador COMPARTILHADO, com risco zero e valorização dos imóveis e geração de receita para o condominio, como tenho aqui no condominio onde moro, 2 vagas especificas para carregamento de carro eletrico, ai ´s combinar os custos e isso pode gerar ainda uma receita para o condominio, pequena, mas ha longo prazo o projeto se paga por exemplo o kw/h em muitas cidades gira em torno de R$ 1,00 o condominio pode estabelecer uma taxa de 1,30 a 1,50 ainda sim muito barato e com risco ZERO a infra estrutura do condominio, vejam em vez de ficar brigando para ter o seu proprio, melhor ter um compartilhado, onde na grande maioria das vezes ficara vazio, isso pode valorizar o condominio por ter esta opção onde poucos possuem, aqui mesmo onde moro só escolhi este predio porque tinham estes 2 carregadores de 7Kw

No prédio só tem dois carros eletricos até eu entrar só existia um e isso é o que ira acontecer na grande maioria dos condominios, isso quer dizer 99% das vezes os carregadores estarão livres, no meu casso 100%


1 curtida

Puxe voce o ponto, puxe uma conversa amigavel com o sindico, se prepare antes com toda apresentação e numeros, solicite uma pauta na proxima reunião,monte o projeto faça uma excelente apresentação FOQUE nos ganhos valorização dos imóveis, geração de receita de caixa para o condomínio, mostre um quadro com os numeros e ganhos estimados de receita em 1, 2 e 5 anos, fale que o projeto se paga sozinho com a geração de receita, minimize os impactos explicando com detalhes o beneficio de ser compartilhado e com risco ZERO as instalações do condomínio e FOQUE nos pontos positivos.
@Celso não estou dizendo que é você ok, mas em muitos condomínios a galera quer os beneficios, mas não puxa os pontos não participa da administração, pois é mais facil ficar reclamando, eu nunca fui de nenhuma administração, mas sempre ajudei e certamente o seu sindico ira ajudar se voce mostrar para ele os ganhos e o baixo risco

Sim. No meu caso faço parte do conselho do condomínio e foram 7 meses para levarmos o tema para assembléia.

Sera votação de tomada 220v na propria vaga para mim e quem mais quiser. Custo da instalação paga pelo condomíno.

Tambem tera votação para instalação de vaga compartilhada. Porem os orçamentos que temos a empresa instala de graça e cobra 500 reais por mes de taxa para fazer o controle dos gastos e manutenção. Cada pessoa que for usar tera um cartão e o valor gasto vem direto no boleto do condominio. Problema dessa opção é que os 500 reais teria que ser rateado e aqui pessoal dificilmente aprovara ja que somente eu estaria usando.

A ideia que alinhei com sindico é que quando tiver mais de 5 usuarios, os 5 podem viabilizar a vaga compartilhada sem gastos para o condominio.

Vamos ver o que vai dar. Aqui pautas reprovadas podem voltar para assembleia depois de 3 assembleias.

Também consegui que uma empresa especializada participe da assembleia.

Sugestão, deixe como plano B uma segunda votação para a instalação paga pelo morador caso sua proposta não seja aprovada. Essa opção pode entrar como assuntos gerais e ser votada sem ser apresentada antes na ata de convocação, já que não implica em aumento de condomínio ou alterações de área comum.

Showw excelente, serviço completo parabéns!

Agora ja esta no edital. Falei com sindico e a questao da vaga compartilhada sera somente aprovação da ideia, para em outra assembleia ver empresas e local. Porque se não aprovar a compartilhada nem adianta ter local e orçamentos.

Estou torcendo para alguma coisa dar certo… vamos ver porque vai dos moradores aceitarem.

1 curtida

Vai dar certo! pelo que você explicou o projeto esta montado!!.. outro caso que lembro de um condominio em Cotia na região da granja Viana onde tenho imovel, com relação aos custos do WallBox , dois moradores “deram” o Wallbox da BYD para fazer parte do projeto (claro tudo com interesse rsrsr ) para ser compartilhado o condominio ficou com a infra que nao foi cara, pois ficou ao lado do relogio, claro que a doação do Wallbox estava na estratégia de ceder para ganhar, colocaram que cada wallbox custava 9 mil reais e todos os moradores iriam ganhar com essa ação e deu certo eles aprovaram, perguntaram se tinha algum engenheiro eletrico no grupo de Whatsapp do condominio, ele assinou a ART tudo para reduzir os custos

1 curtida

É pessoal deu ruim. 53% contra e 47% a favor.
Ninguém citou nada de incêndio e etc…

So que teve dois moradores que falaram que isso não era certo, que eles nao tem carro eletrico e quando compro o ap ja veio sem vaga compartilhada e etc… enfim, sempre tem esses… bola pra frente e daqui 3 assembleias tento de novo…

3 curtidas

Oi Celso, lamento que você tenha passado pelo mesmo…

1 curtida

Eles não tem hoje, mas um dia vão ter. É inevitável.

Tem um estudo de Julho que já diz assim:

Em um ano, segundo os dados, o preço das células de fosfato-ferro-lítio (LFP) desabou 51% - para uma média de US$ 53 cada kWh na China.

Em 2024 já está assim e a bateria é 1/3 do valor do carro.
Nos próximos anos o carro elétrico vai estar mais barato do que a combustão. Ai eles vão fazer o que? Pagar mais caro? Duvido.

Inclusive isso pode ser um complemento para a próxima assembleia. Mostra como está caindo o custo e as projeções e que em alguns anos outras pessoas também vão ter carro elétrico porque é uma tendência e que essa infra vai beneficiar a todos, até a quem não quer elétrico porque em algum momento isso vai ser um item dos anúncios de aluguel / venda de imóveis: garagem apta a carregar carro elétrico.
Vai ser tão importante quanto quantidade de vagas na garagem.

3 curtidas

Pena @Celso faz parte …aqui procurei não forcar no carro eletrico, procurei focar no ganho de receita “provável” que o condominio iria ter e também na valorização dos imoveis, associei isso junto com o aumento das taxas do condomínio e que cada centavo iria colocaborar seja para pagamento das taxas do condominio como tambem da portaria e outros gastos, o que menos falei foi do carro eletrico, meio que direcionei a discussão para a redução do impacto no bolso dos moradores, mas entendo que nem sempre conseguimos convencer todos, não desista, seja persistente tente entender o que foi negativo para os moradores a disputa foi muito acirrada e prepare uma nova estrategia BOA SORTE!

1 curtida

Moro num prédio pequeno (5 apartamentos) e relativamente antigo. Fiz toda a instalação do wallbox por minha conta e tive que puxar uma nova fiação (fio de 10 mm) do quadro geral, que fica a uns 15 m da minha vaga de garagem. Tive que instalar eletrodutos externo para toda essa fiação nova (usei tubos de 2 1/2 pol, mas poderia ter sido de 1 1/2 pol), de material gastei R$ 2000 reais (52 m de fiação, disjuntor, dps, idr, medidor de energia, quadro de distribuição e etc), mais R$ 240 reais do pedreiro (duas diárias) e mais R$ 300 reais do eletricista. Totalizando R$ 2540 reais. Como a tubulação podera ser utilizada pelo outros moradores, o condomínio pagará a tubulação (R$ 640 reais), na verdade irá ser descontado da minha taxa de condomínio. Ou seja, a instalação me custou R$ 1900 reais. Embora tenha ficado meio salgado, tô bem satisfeito com o resultado, só de ter autonomia pra carregar a hora que eu quiser, compensa.

2 curtidas

Bom dia Celso
Está é minha primeira postagem e meu nome é PauloCK.
Instalei recentemente o Wallbox Zhida que veio com o carro depois de penar por falta de informações no panfleto que acompanha o carregador.
Acompanhei e orientei o eletricista do prédio nas ligacoes que são as seguintes

1-Fio 60 direto do terra do predio para a conexao PE do
Box
2-Fios 60 com duas fases diferentes de 120volts uma na conexão N e outra na conexão L do Box conectados diretamente ao meu relogio no quadro do prédio que fica um andar acima.
Entendo que se a fase for de 220 conecta ela na L e o neutro da rede em N.
Para começar a funcionar precisa fazer o reset girando o botao vermelho de emergência.
Só isto.
Segundo o panfleto o carregador já é protegido internamente contra overcorrente, short circuit, over voltage, leakage, proteção contra raio, proteção para interrupção da corrente de recarga.
Só coloquei um disjuntor duplo de 40 antes do Box.
Funciona muito bem mas faltam informações que dão muito trabalho descobrir.
A não ser para quem participa do Foro…
Isto ai
Boa sorte

2 curtidas

Estou no segundo apartamento e em ambos fui o primeiro a instalar um carregador na vaga de garagem.
Minhas recomendações:
→ Proponha sempre uma solução que não vai gerar custo para o condomínio, infelizmente os moradores tendem a não pensar no futuro, eles não querem custo por algo que não vão usar agora.
→ Discuta pacificamente a necessidade com o síndico, explicando detalhadamente como funciona pois quando eles não entendem eles buscam sempre barrar.
→ Lembre-se de tentar viabilizar da forma que der, não do jeito que seria o ideal, as vezes o pessoal quer instalar carregador trifásico de 22kW, as vezes o que vai dar é 220v 16A (bem lento, mas melhor que nada).

3 curtidas