Instalação em Condominios - experiêncas, pontos de atenção, etc

Ressuscitando este tópico apenas para dividir com vocês que após pouco mais de 2 anos, o carregador do meu Dolphin finalmente saiu da caixa para finalmente começar a ser utilizado.

A instalação, que a 2 anos havia sido negada em assembleia do condomínio por unanimidade, agora após a publicação no DOE/SP da Lei nº 18.403, de 18 de fevereiro de 2026, válida apenas no estado de São Paulo.

Mesmo sendo Engenheiro Eletricista, preferi fazer com empresa especializada para evitar “conflito de interesse” com o síndico e vizinhos.

Fiz com a WeVolt e recomendo. Utilizaram a caixa MobiBox da Clamper, disjuntor Steck e cabos 6mm² da SIL.

Não desistam! rsrs

13 curtidas

Vocês chegaram a fazer análise de demanda no disjuntor geral?

Aqui no meu prédio tão querendo cobrar uma fortuna pra fazer essa análise, mas junto com um técnico fizemos uma avaliação pequena e vimos que tem espaço no disjuntor geral pra 4 carregadores sendo usados em paralelo, então temos margem pra algumas unidades lá.

Edit: notícia fresquinha sobre o assunto para o pessoal de São Paulo: Bombeiros de SP definem regras para recarga de carros elétricos

1 curtida

Aqui em SP fizemos o estudo de demanda no condomínio pagando por volta de 2k. Mas agora, aproveitando o boom por causa das atualizações de legislação, podem estar se aproveitando.

Aqui no rio tão cobrando de 3500 a 4500

Queria ver os Bombeiros exigirem esse nível de segurança dos combustão.

1 curtida

Mas o que eles propuseram ficou até que bom. É viável. O que a Ligabom tinha proposto em nível nacional, incluindo até sprinklers, invivabilizava totalmente a instalação.

Os bombeiros de São Paulo foram bem mais coerentes.

1 curtida

Por coincidência nosso prédio está em processo de renovação do AVCB e já vamos pedir para a empresa consultora implementar essas regras. Tentei achar as specs no site dos bombeiros mas não achei nem referência.

É isso aqui que você está procurando?

Diário Oficial do Estado de São Paulo

1 curtida

Pessoal de SP, como está sendo a experiência, valores e afins com vocês que estão pensando em instalar em condomínio?

Fiz um orçamento sem compromisso com uma empresa famosinha e, apesar da minha vaga ser longe (pelas contas são cerca de 90 metros entre a minha vaga e o shaft elétrico no meu próprio andar), eu achei o valor bem alto, sendo que sequer está incluso um carregador de 7kw.

Com o carregador comprado a parte, o conjunto (orçamento e wallbox) ficaria perto de 20 mil reais.

É difícil opinar sobre esse valor ser alto ou não sem conhecer o orçamento. Precisaria entender tudo que seria feito pra ter noção do valor. Mas 90 metros de cabo, sozinho, já vai custar uma bela grana.

É então, era isso que queria entender/ver com o pessoal. Encontrar alguém talvez com um orçamento próximo (em questão de metros-distância) pra ir tendo uma noção e etc, porque mesmo que os fios fiquem caro, eu achei demais. Eu cheguei a fazer uma conta de boteco com o que eles apresentaram (eles não quiserem me apresentar um orçamento pormenorizado pra entender qual valor atribuem a cada item/material) e nessa conta a mão de obra deles saia coisa de uns 60% do valor (perto de 10 mil reais só de mão de obra), rs.

De toda forma, vou entrar em contato com outras 2 empresas que encontrei e ver se ficam muito diferente.

Talvez eu não tenha me feito entender.

Os detalhes a que me referi seriam os serviços e ajustes realizados.

Imagine por exemplo que seu condomínio seja cliente de alta tensão, ou seja, tenha um transformador próprio. Nesse caso pode ser necessário algum tipo de adequação específica que condomínios sem transformador próprio não precisem.

A depender de como esteja a disponibilidade de carga pode ser que precise incluir um balanceamento de carga.

Posta o detalhamento do orçamento. Materiais, serviços, etc.

Nenhuma instalação é 100% igual a outra, então comparar o meu custo com o seu tem pouquíssima chance de fazer sentido

Fiz com a WeVolt.

O total com 10% de desconto (pix) ficou R$ 4.525,21.

Segue o valor da nota de serviço e dos materiais.

2 curtidas

Sabe dizer se eles atendem no Rio de Janeiro?

Estou eletrificando a frota da minha empresa e tenho certeza de que uma hora vou me deparar com o problema da falta de corrente no meu padrão elétrico para o carregamento de vários carros simultaneamente, então comecei a ir atrás de soluções de monitoramento e balanceamento de carga, e a com melhor custo/benefício que encontrei é a da Clamper (Clamper Mobi Smart + Clamper Manager + Medidor de energia de entrada), e percebi que essa mesma solução é voltada a condomínios, e resolvi estudar mais a fundo para tentar aplicar a mesma em um investimento que estamos fazendo (condomínio vertical). Com essa solução da Clamper eu poderia reservar algumas vagas no estacionamento para instalar carregadores de 7kWh, onde os moradores pagariam a energia consumida + alguma taxa de manutenção. A plataforma permite verificar o consumo de cada usuário (que se autentica e libera a recarga com APP no celular), e com isso se faz a cobrança mensal do usuário juntamente ao pagamento do condomínio. ALguém já usa essa solução na prática?

1 curtida

Entra em contato com esse:
Diego +55 24 99233-3830
Instalou pra mim em Petrópolis, talvez te atenda no Rio. Paguei 3500, com projeto, para negociar com o condomínio, ART e material/MO.

1 curtida

Acredito que não, mas vale entrar em contato: