Para quem abriu o wallbox, não existe nenhum módulo de Bluetooth, 4G, Wifi, ou alguma conexão que poderíamos acoplar esses módulos? Estou tentando bolar uma forma de integrar o wallbox com o Home Assistant para incluir em toda a automação da casa, isso permitiria criar um card dentro do Home Assistant para inserir juntamente com o consumo e/ou produção com painéis solares
Vou colocar abaixo um exemplo de como poderia ser o uso dentro do Home Assistant
Não tem, coloque medidores wi-fi ou ZigBee nos cabos, você pode medir o consumo em vários estágios como em repouso ou em uso, na sua automação imagine que esfera medidores fazem parte integrante do wallbox no card você puxa o medidor, mede ele em stand by por exemplo 2w tudo que estiver maior que 2w e porque o wallbox está em consumo a partir daí vai dá sua criatividade
A melhor solução, se a sua garagem é particular, é realmente desativar o cartão como um outro tópico aqui ensina e usar um wattimetro com wifi que seja compatível com o sistema de automação que vc usa hoje.
Mas sinceramente… A não ser que a diferença da conta de luz vá ser paga separada ou vc tenha algum controle muito específico de contas, medir o consumo do carro na conta de luz é muito mais uma questão de novidade do que algo prático. Eu mesmo comprei um wattímetro (sem wifi) para acompanhar e olho vez ou outra não para saber o consumo mas para ver como anda a energia fornecida pela operadora e calcular quanto de perda tem entre o que o carro carrega e a energia que é consumida.
Esse é o tipo de coisa que a gente se empolga muito mais com a ideia do que com a utilização.
É o mesmo caso do microfone para o Karaoke, parece uma ideia super legal, mas na grande maioria dos casos, simplesmente cai no esquecimento depois de usar umas 4x
Quem tem Home Assistant como ele quer integrar tudo no HA, faz parte, pois é um dash bem completo e customizavel onde voce pode criar diversas automações integrado a Node Red da forma que eu coloquei ele tera como criar os Cards dentro do HA e fazer qualquer automação inclusive saber o consumo em qualquer fase, neste caso como ele trabalha com HA compensa pegar wattimetros Zigbee é. o que tenho em minha casa voce deixa o gerenciamento local sem depender de Tuya
Valeu pessoal, já me deram uma luz. Mas como o próprio wallbox tem opção de venda com wifi e 4g achei que pudesse ter alguma forma de ligar um módulo direto nele
Uso o HA em casa a muitos anos. Para monitoramento de consumo de energia, coloquei um IoT Tuya exclusivo no Wallbox e ele me gere as informações de carga e me dá até qto de $$$ é gasto no mês…
Tentei até desbloquear o android da central para uso pelo APP Companion do HA, mas sem sucesso. Não me deixa ler status da bateria, carregamentos e etc.
Aguardando algum gringo fazer esse tipo de acesso, pois essas informações seriam bem uteis na automação residencial.
Aproveitando sua mensagem, peguei meu Dolphin Plus na semana passada e instalei o wallbox com um medidor de consumo de marca bem avaliada. Estranhei um pouco a diferença entre o consumo registrado no medidor e o que deveria carregar na bateria. Exemplo: meu carro estava com 28% de carga e carreguei até 100%. Registrou no medidor 52Kw de consumo. Fazendo uma matemática exata(sei que não é assim devido as perdas) deveria ter consumido em torno de 43 Kw. Achei muito essa diferença de 9 Kw. Vc já fez esse tipo de análise?
Uma forma simples de vc ver isso é comparar durante a recarga o valor em tempo real que o medidor mostra do consumo vs o valor que o painel do carro mostra estar carregando.
Alguém que tenha instalado app na multimidia tentou por acaso instalar o car scanner ou algo assim?
A multimidia tem algum tipo de conexão com ECU pois no mínimo le dados de consumo e status.
Acho que é só questão de tempo ate alguém fazer algum app pra poder acessar e ajustar parâmetros da ECU direto na multimídia.
Dando continuidade a este tema de integrar as informações do carro no Home Assistant, eu fiz uma implementação “gambiarra” para obter as infos do carro no HA:
Basicamente estou utilizando Tasker + Plug-in AutoInput com o seguinte fluxo:
Abrir o App da BYD
Obter o texto exibido na tela
Enviar todo o texto para um Webhook do HA
HA faz o parse e tratamento das informações via NodeRed
Persiste as informações desejadas via Helpers que criei no HA (Bateria, Range, Lock Status, etc)
Com isso achei uma forma de ter essas informações disponibilizadas e permitir certas automações e etc.
Meu conhecimento no Tasker é limitado, então foi o que fiz até o momento. Porém imagino que seria possível automatizar muita coisa, obtendo informações mais completas e até mesmo controlar 100% o app da BYD via HA.
Caso alguém se habilite a avançar nesse rumo, seria legal!
Eu comprei esse mesmo medidor, mas ele esquentava demais. Chegava a mais de 70 graus. Acho que o relé interno desses dispositivos chineses não aguentam muito a carga com alta amperagem por muito tempo. Acabei retirando e colocando um outro que apenas faz a medição por meio de um CT externo. Perdi a possibilidade de ligar e desligar remotamente o wallbox, mas achei mais seguro dessa forma.
Também uso o HA, e uso um medidor do consumo elétrico da casa como um todo. O que fiz foi criar uma automação para identificar que o carro está carregando a partir do consumo instantâneo tipico do wallbox. Usando a integração powercalc é possível criar um sensor dedicado ao carregamento do carro.