Integração com Home Assistant

Para quem abriu o wallbox, não existe nenhum módulo de Bluetooth, 4G, Wifi, ou alguma conexão que poderíamos acoplar esses módulos? Estou tentando bolar uma forma de integrar o wallbox com o Home Assistant para incluir em toda a automação da casa, isso permitiria criar um card dentro do Home Assistant para inserir juntamente com o consumo e/ou produção com painéis solares

Vou colocar abaixo um exemplo de como poderia ser o uso dentro do Home Assistant

bc657a3e5e4b5b8ed9d9414bc569179bd9433da3

2 curtidas

Não tem, coloque medidores wi-fi ou ZigBee nos cabos, você pode medir o consumo em vários estágios como em repouso ou em uso, na sua automação imagine que esfera medidores fazem parte integrante do wallbox no card você puxa o medidor, mede ele em stand by por exemplo 2w tudo que estiver maior que 2w e porque o wallbox está em consumo a partir daí vai dá sua criatividade

2 curtidas

A melhor solução, se a sua garagem é particular, é realmente desativar o cartão como um outro tópico aqui ensina e usar um wattimetro com wifi que seja compatível com o sistema de automação que vc usa hoje.

Mas sinceramente… A não ser que a diferença da conta de luz vá ser paga separada ou vc tenha algum controle muito específico de contas, medir o consumo do carro na conta de luz é muito mais uma questão de novidade do que algo prático. Eu mesmo comprei um wattímetro (sem wifi) para acompanhar e olho vez ou outra não para saber o consumo mas para ver como anda a energia fornecida pela operadora e calcular quanto de perda tem entre o que o carro carrega e a energia que é consumida.
Esse é o tipo de coisa que a gente se empolga muito mais com a ideia do que com a utilização.
É o mesmo caso do microfone para o Karaoke, parece uma ideia super legal, mas na grande maioria dos casos, simplesmente cai no esquecimento depois de usar umas 4x

3 curtidas

Quem tem Home Assistant como ele quer integrar tudo no HA, faz parte, pois é um dash bem completo e customizavel onde voce pode criar diversas automações integrado a Node Red da forma que eu coloquei ele tera como criar os Cards dentro do HA e fazer qualquer automação inclusive saber o consumo em qualquer fase, neste caso como ele trabalha com HA compensa pegar wattimetros Zigbee é. o que tenho em minha casa voce deixa o gerenciamento local sem depender de Tuya

1 curtida

Érico usei essas chaves com medidor

Usei a integração sonoff e funcionou muito bem, medicação e ativação remoto

2 curtidas

Valeu pessoal, já me deram uma luz. Mas como o próprio wallbox tem opção de venda com wifi e 4g achei que pudesse ter alguma forma de ligar um módulo direto nele

Uso o HA em casa a muitos anos. Para monitoramento de consumo de energia, coloquei um IoT Tuya exclusivo no Wallbox e ele me gere as informações de carga e me dá até qto de $$$ é gasto no mês…

Tentei até desbloquear o android da central para uso pelo APP Companion do HA, mas sem sucesso. Não me deixa ler status da bateria, carregamentos e etc.

Aguardando algum gringo fazer esse tipo de acesso, pois essas informações seriam bem uteis na automação residencial.

Tendo noticias vamos colocar aqui…

3 curtidas

Aproveitando sua mensagem, peguei meu Dolphin Plus na semana passada e instalei o wallbox com um medidor de consumo de marca bem avaliada. Estranhei um pouco a diferença entre o consumo registrado no medidor e o que deveria carregar na bateria. Exemplo: meu carro estava com 28% de carga e carreguei até 100%. Registrou no medidor 52Kw de consumo. Fazendo uma matemática exata(sei que não é assim devido as perdas) deveria ter consumido em torno de 43 Kw. Achei muito essa diferença de 9 Kw. Vc já fez esse tipo de análise?

Sim, existe uma perda superior à 10%.

Uma forma simples de vc ver isso é comparar durante a recarga o valor em tempo real que o medidor mostra do consumo vs o valor que o painel do carro mostra estar carregando.

Alguém que tenha instalado app na multimidia tentou por acaso instalar o car scanner ou algo assim?
A multimidia tem algum tipo de conexão com ECU pois no mínimo le dados de consumo e status.
Acho que é só questão de tempo ate alguém fazer algum app pra poder acessar e ajustar parâmetros da ECU direto na multimídia.

Acesso o car scanner pela multimídia. Só consegui fazer rodar pelo GBox, instalando direto não funcionou.

Via adaptador BT no conector OBD ou direto?

adaptador bt, dos baratinhos.

Esse é o mesmo que conecta no app ABRP?

Dando continuidade a este tema de integrar as informações do carro no Home Assistant, eu fiz uma implementação “gambiarra” para obter as infos do carro no HA:
image

Basicamente estou utilizando Tasker + Plug-in AutoInput com o seguinte fluxo:

  • Abrir o App da BYD
  • Obter o texto exibido na tela
  • Enviar todo o texto para um Webhook do HA
  • HA faz o parse e tratamento das informações via NodeRed
  • Persiste as informações desejadas via Helpers que criei no HA (Bateria, Range, Lock Status, etc)

Com isso achei uma forma de ter essas informações disponibilizadas e permitir certas automações e etc.

Meu conhecimento no Tasker é limitado, então foi o que fiz até o momento. Porém imagino que seria possível automatizar muita coisa, obtendo informações mais completas e até mesmo controlar 100% o app da BYD via HA.

Caso alguém se habilite a avançar nesse rumo, seria legal!

Abraços!

2 curtidas

Eu comprei esse mesmo medidor, mas ele esquentava demais. Chegava a mais de 70 graus. Acho que o relé interno desses dispositivos chineses não aguentam muito a carga com alta amperagem por muito tempo. Acabei retirando e colocando um outro que apenas faz a medição por meio de um CT externo. Perdi a possibilidade de ligar e desligar remotamente o wallbox, mas achei mais seguro dessa forma.

Sensacional hobojoe!!!

Quero muito fazer aqui em casa. Já tenho e uso HA intensamente a vários anos. Me passa seu contato em privado para poder me orientar como fazer aqui?

Abs e obrigado.

É melhor se possível ele passar por aqui que atende a todos nós que temos o mesmo interesse.

Show de bola hobojoe

Também uso o HA, e uso um medidor do consumo elétrico da casa como um todo. O que fiz foi criar uma automação para identificar que o carro está carregando a partir do consumo instantâneo tipico do wallbox. Usando a integração powercalc é possível criar um sensor dedicado ao carregamento do carro.
image

1 curtida

Uso esse medidor (tem vários ai, mas é a versão Wi-Fi trifásico).

O cabo passa por ele estilo um amperimetro, então funciona de boa.
E ele integra com o Home Assist já que é padrão Tuya.