Vou colocar aqui um pouco da minha opinião sobre o assunto.
Em um carregador de 22kW (se o carro suportar e sua rede é mesmo 220/380), você consegue carregar carros com 60-70kWh em umas 3-4 horas. Em um carregador de 7kW vc carrega os mesmos carros em 9-10h. Você falou que pensa em ter mais um carro no futuro então pense se não vale a pena deixar cada carro em uma fase com dois carregadores de 7kW.
Mesmo integrando com o HA utilizar 22kW pode dar mais trabalho que utilizar dois carregadores de 7kW (você acordaria a noite para trocar o carro de carregador ?). Com dois carregadores você pode deixar cada carro em um carregador. A menos que realmente precise mesmo da carga em 22 kW repense sobre o assunto.
Aqui eu tenho um Juicebox, eu tenho ele integrado no HA pelo juicepassproxy. Mas não recomendo ele como uma nova compra. A unica vantagem que ele me trouxe é o cabo de 7m que facilita o uso na minha garagem.
Mesmo com dois carros elétricos a quase 3 anos (um deles a mais de 5 anos), no meu uso pessoal nunca precisei carregar os dois carros. Tenho uma tomada em instalação de 7kW (220V 32A) e outra de 3.5kW 127V 32A, pois onde moro a rede é 127V/220V trifasica. Então nem faz sentido colocar um trafo para transformar em 220/380 aumentar as perdas e ainda possibilidade de ruido do transformador.
Exatamente isso, os carregadores de 11kW só fazem sentido para casos muito especificos. Se vai fazer uma instalação do zero e genérica os de 7kW normalmente são a melhor opção para quem tem rede 127/220 ou mesmo 220/380 já que praticamente todos carros suportam 7kW. E assim não cai nessas situações como citou do carregador para 11kW que vai carregar os carros monofasicos em somente 3.5kW
Até existem alguns carregadores AC com duas saídas, mas normalmente o preço é bem superior e para uso residencial eu acho melhor ter dois para ter backup, se um parar você tem outro. Se um duplo parar vc fica sem nenhum carregador.
E você precisa considerar também as distancias, não adianta achar que cabo 6mm2 serve para carregar em 32A. Dependendo da distancia precisa ir para 10mm2. Apesar de 7kW utilizar 32A, o dimensionamento deve ser feito para 40A pelas questões termicas e perdas por distancia.
difinitivamente não!!!
Minha idéia seria achar um carregador de 22kw com duas saídas de 11kw pra carregar simultaneamente… Sabe aquelas idéias achando que a vida é feita de LEGO… pois é!!!
A integração com HA seria somente pra guiar a corrente baseado na produção durante o dia e talvez em um futuro próximo também vincular com produção eólica (venta demais na minha casa).
Acho que não adianta mais eu achar que preciso, não faz sentido se minhas fases são de 127V.
no seu caso então usa as três fases separadamente… 1 carro usa 2 fases e o outro usa a outra fase + N, mas você acha que daria pra colocar 2 220V 32A compartilhando a fase com menor carga total na casa?
no meu caso a parede da garagem fica a 1,5 metros do quadro principal, e passei somente 2F+T com 6mm² até agora para usar o carregador portátil, portanto se eu for fazer como a sua, posso passar mais 2 cabos de 10mm² para o 220V 32A e manter o cabeamento atual para a tomada de um 127 32A.
Mas agora é hora de estudar sobre o EVCC então!!! e pelo que vi há uma boa opção lá - Wallbox Pulsar, que é vendido por aqui a um preço justo. Meu problema seria meu sistema de geração solar é APSystem de 5,28 com a ECU-R 2160XXX, tenho que resetar a cada 3 dias para manter a comunicação com o HA e ainda não tenho hardware de análise de consumo para usar somente o excedente… portanto teria que calcular baseado na minha necessidade elétrica semanal. Estou naquele limite que já preciso pensar em upgrade, mas ainda não sei quanto!!!
Desde que sua instalação tenha capacidade é totalmente possível, mas lembre que nesse caso uma fase vai precisar de 64A disponíveis e cabeamento para 80A chegando até o local onde vai carregar.
Mas precisa ver se realmente faz sentido para o seu caso você carregar na potencia máxima. Apesar do meu ponto ter tudo para uso em 32A na maioria do tempo eu carrego com potencia menor, eu determino quando quero sair e coloco os limites no HA que vai controlando.
Utilizando as 3 fases 127/220 se precisar carregar dois carros basta colocar o que precisa de energia mais rapido para carregar em 7kW e o outro em 3.5kW.
Antes de ter o carro eu também pensei em colocar carregador trifasico, mas depois percebi que no meu uso não fazia mesmo sentido, e depois de tanto tempo conversando com outras pessoas ainda vejo que as pessoas que querem tanto o 22kW na maioria dos casos não tem tempo de uso do carro em 7kW e só quer 22kW para carregar mais rapido, sem ter feito a analise de tempo de carga.
Tem gente que adora e tem gente que odeia os da marca “wallbox”, pelo que vi eles andaram mudando o firmware e bloqueando acesso local as integrações.
O medidor de consumo foi uma coisa que coloquei antes do sistema solar, só sabendo exatamente quanto você consome que pode controlar as coisas. Se não tem monitoramento confiável tem que dimensionar tudo pelo pico.
Não tem como calcular potencia instantânea com base na média da semana. O consumo instantâneo da casa vai variar, maquina de lavar/secar, forno elétrico, microondas são cargas que geram picos grandes e na media podem ter consumo de energia baixo.
Só vai saber quanto precisa de upgrade se começar a monitorar sua entrada com um medidor bidirecional.
Como já falaram aqui, 11kW é a pior coisa que vc poderia pensar para o caso de utilizar com carros com OBC monofasico pois vai carregar somente em 3.5kW. Se sua rede fosse trifasica 220/380V precisaria de carregador com duas saidas de 22kW para carregar carros monofasicos. E ai ainda teria o problema de colocar toda carga na primeira fase. É mais um motivo que continuo recomendando carregador de 7kW para a maioria das situações. É possivel colocar dessa forma um carregador em cada fase e assim não sobrecarregar uma unica fase.
a potencia máxima é TENSAO x CORRENTE.
220V * 32A = 7040W.
32 A é o limite dos conectores tipo 2 atuais.
A BYD nos primeiros carros que trouxe para o Brasil aceitava 64A, mas os atuais tem uns com 30A e outros com 32A.
Nos EUA com Tipo 1 eles permitem 48A
Então o limite normal é mesmo 7kW
Muitos wallbox tem contatoras de 220V, o juicebox por exemplo funciona todo o circuito de controle quando ligado em 127V, mas não ativa a contatora e portanto não consegue carregar sem 220V.
Se você não aumenta a tensão precisaria de mais corrente, e como escrevi os conectores tem limite de corrente. Então você só consegue mais potencia aumentando a corrente o que passa dos limites dos conectores atuais.
A tendencia para o futuro eu acho que é ter carregador DC pequeno residencial e com suporte de V2H/V2G isso pode ajudar pois você vai poder juntar suas 3 fases de 32A 127/220 e dai sim ter 11-12kW . Eu espero que isso aconteça e dai vai ficar bem facil utilizar a bateria do carro na casa.
O problema de quem está em estados com trifasica 127V/220V é que temos uma rede parecida com os EUA (tensão) e com a Europa (trifasico). Mas a maioria dos fabricantes faz equipamentos para EUA ou Europa e assim temos mais dificuldade em encontrar equipamentos que nos atenda. Já pensei diversas vezes em trocar meu sistema para bifasico mas desisti pois com o tempo vão acabar aparecendo equipamentos mais adequados e no caso do EVSE unidirecional 7kW me atende muito bem.
agora sim entendi perfeitamente… para usar as três fases para gerar a corrente teria que ser um carregador real AC-DC… e não um injetor de corrente alternada que alimenta o carregador que fica dentro do carro!!!
Excelente!!! então vou seguir sua instalação, usando um bifásico de 7kW e outro monofásico de 3kW, continuando com o cabeamento de 6mm e mantendo a corrente em 32A, já deixando os 5 cabos passados esperando o possível carregamento DC futuro…
Parece interessante. Talvez o que me impediu de executar os comandos do SDK foi a falta do ADB ativado na central, visto que o tal electro consegue essas informações mas precisa do ADB ativado. Vou criar vergonha na cara e ativar o ADB e tentar de novo.