Integração com Home Assistant

Bom dia! gostaria de alguma indicação de marca de wallbox de 22kw que tenha integração com o Home Assistant, principalmente para limitar corrente de carregamento. Vi que já indicação a JuiceBox… mas o Gemini me deu a dica da NeoCharge que está com promoção saindo por 4k no modelo NC4000S. Alguém possui e já testou a integração?

Tenho um Song Plus que veio sem wallbox, por isso quero comprar já uma de 22kw já pensando em outro carro no futuro…

Obrigado pessoal!

Precisa ter rede trifásica de 380v em casa.
Sem uma rede com essa potencia, o carregador não nem perto dos 22Kw.

sim, tudo pronto em casa! 3F+N+T… só falta decidir qual carregador!!!

1 curtida

Freis, posso te indicar o projeto OpenEVSE, sem sombra de duvidas a melhor integração com HA que você vai conseguir, conseguindo limitar a qualquer hora a corrente de carga. Eu fiz um para mim e fiz um post sobre o assunto. Qualquer duvida posso te ajudar:DIY EVSE - Como fazer seu carregador

Vale lembrar também que ter suporte a OCPP não significa que vai ser simples ou até mesmo possível integrar no home assistant.

Tentei comprar um da Evowatt e eles se recusaram a me vender sem ter uma reunião com o time do Home Assistant antes. :clown_face:

Tentei de todas as formas explicar como funciona, mas foi tudo tempo perdido.

Aparentemente o carregador deles não tem uma interface para que você possa configurar por conta própria, e sai já configurado para a rede que vai ser usado.

O NeoCharge, apesar de ter OCPP, diz que é necessário contratar o serviço deles a parte. Não dá pra saber se seria possível uma integração manual com outra rede. Não confie em informações de LLM pra isso.

Futuramente pretendo montar um baseado no OpenEVSE. Acho que é a única opção viável atualmente.

Obrigado pessoal, deram informações úteis que me fizeram pesquisar mais sobre o assunto, por exemplo, não sabia que a potência máxima de recarga em AC da maioria dos carros acessíveis era de 11kw, portanto, a não ser que use o carregador de 22kw pra carregar 2 carros simultâneos não seria necessário… Carregamento DC residencial não existe na prática certo?

Portanto inicalmente não gostei da ideia do OpenEVSE por causa da limitação de 11kw, mas agora fica mais claro o caminho…Vou estudar um pouco sobre… (minha esposa vai me matar se eu for criar mais DIY em casa)

Outra informação importante sobre a energia que chega na minha casa é que o carregador portátil da BYD só atinge 2,5kw no máximo, quando deveria ser 3,5kw correto? perguntei aos vizinhos e eles também tem essa limitação. Imagino que seja algo na “voltagem” das fases que chegam, pois o padrão de entrada de casa é C4 com 125A trifásico, não deveria haver redução. E sabendo disso, imagino que um de 22kw chegará também a 2/3 disso?

Obrigado pessoal!

Depende muito do carro e da tensão. O Dolphin plus, em um trifásico 380v (tensão de 220v entre fase e neutro), atinge no máximo 11kw. Então não vai chegar a 14kw (2/3 dos 22kw). Só veria essa queda em um carro que suporte 22kw AC, como um Ex30 ou megane e tech.

Se a sua instalação for trifásica 380v, acho que vale investir no carregador de 22kw. A diferença não costuma ser tão grande. Esse investimento não costuma valer a pena para trifásico 220v (127v entre fase e neutro) porque exigiria um trafo, aumentando consideravelmente o custo.

Sobre a diferença da potência. A potência de 3.5kw é a máxima nominal, existe uma perda no processo, então você dificilmente vai conseguir carregar a 3.5kw com um carregador de 3.5kw, assim como um carregador de 7kw geralmente carrega um pouco abaixo de 6kw.

A potência de carga exibida no painel se refere ao que está sendo armazenado. Se medir no cabo provavelmente vai estar puxando mais próximo da potência máxima nominal.

No AC o normal é perder por volta de 500W no inversor do carro. Então um carregador de 3.5kw deveria entrar na bateria por volta 3kw. Se ficar muito abaixo disso então provavelmente está tendo queda de tensão, invés dos 220V, quando liga o carregador a tensão cai pra 200V por exemplo.

Isso vale pro trifasico tambem. Nos 11kw vai chegar na bateria por volta de 10.5 sem queda de tensão.

Na prática, real na bateria fica em media de 6kw no carregador de 7kw e 10kw no carregador de 11kw. No de 3.5kw não sei dizer porque não uso.

a vantagem prática do carregador de 22kw é carregar os carros com capacidade de 11kw nessa carga e os de 7kw também na sua carga máxima. Se colocar um carregador de 11kw os carros de 7kw carregariam a 3.5kw.
Carros que suportam 22kw AC ainda estão restritos aos modelos muito caros.

Eu acho que esse é um dos motivos de não se ver tantos carregadores de 11kw à venda…

Pra mim é um carregador que não faz sentido, dado que já exige trifásico e a corrente é a mesma pra 11kw ou 22kw e a única diferença é a tensão…

na verdade a corrente não é a mesma. 11kw são 16A por fase, 22kw são 32A por fase. Exige outra bitola de fio. Tem que mensurar isso. A diferença de preço na instalação é muito parecida mesmo, mão de obra é igual e gastamos um pouco mais nos fios e dispositivos. Eu optei pelo carregador de 22kw, no final das contas temos 2 dolphin plus em casa e podemos carregar dois carros na mesma noite se necessário. No longo prazo vale muito a pena. E caso compremos um carro com 7kw ainda podemos carregá-lo no máximo possível também

Na verdade aqui em casa tenho 3 fases de 127V (F+N= 127V e F+F=220V), portanto não tem carregador de 22kw pro meu caso?

é isso que estou querendo, mas gostaria muito de carregar 2 carros no mesmo carregador simultaneamente!!! com uma ligação de F+F+F+N+T de 6mm² na minha casa que possui tensão de 220V em F+F…

não tem. 22kw exige trifásico 220V. Usar trafo para elevar a tensão de 110 para 220 vai ter muita perda, fiação mais parruda ainda, não acho que valha a pena.

2 curtidas

Verdade. Baita peido mental meu…

Nesse caso faz muito sentido.

Trifásico 220v, como o seu, precisaria de um trafo pra elevar a tensão pra 220v por fase (trifásico 380v). O que aumenta o custo inicial e inclui uma perda de energia na conversão. Aqui também é 127v por fase e cheguei a cogitar essa instalação, mas não vi vantagem dado o custo.

1 curtida

se vc recebe 127V na rede será muito complicado fazer isso. O que vc vai conseguir com facilidade é um carregador de 7kw

1 curtida

não existe esse carregador de 2 carros ao mesmo tempo. Você pode tentar instalar 2 carregadores mas duvido que a distribuidora que entrega 127V forneça energia suficiente para isso em uma residência

1 curtida

Na minha casa recebo trifásico 220v e tenho padrão de 150A, mais que suficiente para 2 carregadores de 7kWa…

nesse caso tem espaço, se bem dimensionado, para dois carregadores simultâneos de 7kw. São 30A em duas fases, totalizando 60A em duas fases. Eu moro em apto e minha ligação está na máxima que a Neoenergia fornece sem estudo de carga assinado para residências.

1 curtida

E aumento de carga em instalação coletiva dá trabalho hein… fora que dependendo do tamanho do condomínio o prédio pode até ter transformador próprio, o que vira outro imbróglio com condomínio se precisar trocar…

Aqui é coletivo também, mas é direto, sem transformador. Só o orçamento de aumento de carga ficou na ordem de 3k… depois teria que comprar e instalar o trafo, trocar cabeamento da entrada e afins… melhor ficar com 7kw por enquanto mesmo.