Integração com Home Assistant

Foda do Electro é esse consumo de bateria e dados sem controle do veiculo. Testei e não agradei. Sem contar a arquitetura de acesso dele… Mas tomara que melhore, evolua e resolva algumas questões de segurança, que no meu ponto de vista, é primordial.

1 curtida

Achei isso no forum do HA.

Fiz o teste nos meus dois carros. Funcionou em partes pois demanda de que o Di+ deixe a central “ligada”. Caímos na mesma situação do Electro de consumo de bateria e dados.

Ainda acharia interessante ser um Addon ou uma integração via API diretamente na base da BYD com as informações que estão no APP. Isso seria o melhor dos mundos.

Para quem não sabe, o Electro liberou integração com o Home Assistant via MQTT. Fiz a configuração ontem e funcionou muito bem:

É possível configurar o tempo de atualização dos dados e também quais dados enviar. Com isso é possível fazer toda as automações que sempre quis fazer :slight_smile:

2 curtidas

Electro não consome dados e nem bateria ‘fora do normal’… Deixei o carro no estacionamento do aeroporto, Electro com sentinela ativado e as portas USB tbm para manter minha conexão com o carro, e o consumo ficou em 1% por dia… Achei super justo o consumo, nada desproporcional. Teve um bug aí com carros com multimídia na versão 2510 ou 2511, porém já foi corrigido na última versão esse bug de drenar a bateria do carro… Mas como meu D+ está na 2507 ainda, zero problemas aqui.

Lógico que aí entra todo o outro lado, como a privacidade, navegação das informações, etc… mas aí cara um assume o risco que quiser. Até então, o app tem se comportado bem, e executando bem todas funções disponíveis. Pra mim a melhor integração até o momento foi com o ABRP, dispensando o uso do odb2, visto que o meu ficava ‘ligado’, e se alguém tentasse conectar nele ele dispara o alarme do carro.

2 curtidas

Pessoal, não sei tiveram oportunidade de ver o jkaberg, liberou um integração para os carros BYD. Instalei no meu HASS, esta em beta mas funciona bem, tem um bug que o estado do carregamento não esta atualizando, mas o resto esta OK por enquanto.

1 curtida

Cheguei a ver essa integração, mas confesso que fiquei com receio de colocar dados de acesso do app em uma integração desconhecida. Mesmo com um usuário distinto, alguns acessos mínimos são sempre concedidos como destravar o carro. Um vazamento desse tipo de credencial tem um potencial destrutivo e tal. Mesmo com a necessidade de PIN e tal, eu tendo a preferir integrações RO quando não são 1st party.

Entendo Dawtalylor, mas não compartilho dessa preocupação pois mesmo que a credencial vaze nada além de abrir a porta e ligar o ar vai ser feito… A API da BYD já limita o uso.

A ação de destravar que permite “abrir a porta” pelo app também permite ligar e dirigir o carro sem a chave.

E tem esse aqui tbm que usa o Di+ também, mas é mais automatizado.

Resolvido o problema de integração, mesmo que com situações criteriosas de acessos.

Eu instalei esta: GitHub - jkaberg/hass-byd-vehicle: Custom HASS integration for BYD vehicles. · GitHub

Está em pleno desenvolvimento, com vários releases por semana.

Aqui um print do dashboard que montei:

Uma observação: isso gasta a bateria de 12V. Eu percebi porque monitoro a bateria de 12V com cuidado com um outro aparelho.

Aqui o gráfico da tensão da bateria de 12V antes de eu instalar essa integração com o Home Assistant:

Aqui depois de instalar o HA:

=

Três observações:

• nota-se o aumento da inclinação da descarga da bateria;
  • os “picos” para baixo são quando a bateria é exigita. A frequência disso aumentou drasticamente;
  • no segundo gráfico, a bateria de 12V chegou a um valor baixo o suficiente para o carro automaticamente decidir que era necessário carregá-la no meio da madrugada (quando a tensão subiu para 13V e pouco perto das 2h da manhã)

Desde então eu mudei a frequência do polling da integração, e deixei em 600s (10min). Ainda quero fuçar com isso, talvez reduzir a quantidade de parâmetros busados, ou até desligar puxar dados do GPS. Outra sugestão no fórum dessa integração foi criar uma automação para reduzir ou mesmo desativar o polling se o carro estiver na garagem durante a noite, algo assim. A pesquisar.

Outra coisa que notei é que volta e meia ele não consegue puxar algum parâmetro, ou o carro retorna zero ou vazio mesmo, e aí dá uns erros tipo “0C de temperatura externa”, ou “pressão 0 nos pneus”:

Eu notei a mesma coisa com relação ao consumo.

O que eu fiz como alternativa, instalei o app do HA na central do carro, e usei ele como um trigger para ativar / desativar o pooling dessa integração.

binary_sensor:

name: “BYD Infotainment Online”
unique_id: byd_infotainment_online
device_class: connectivity
icon: mdi:car-connected
state: >
{{ (now() - states.sensor.byd_auto_last_update_trigger.last_updated).total_seconds() < 900 }}

Assim ele tem alguma referencia que o carro ta desligado e desativa o pooling da outra integração.

Mas, da pra fazer várias outras coisas

1 curtida