Internet passado os 12 meses de gratuidade, como fica?

Olá pessoal!

Sei que alguns aqui compraram o carro no lançamento e gostaria de saber o que ocorreu passado os 12 meses de gratuidade de internet que foi concedido na compra do veículo?

Receberam contato da Claro para efetuar algum pagamento? Paga direto para BYD? Conseguiram trocar o chip por um próprio e manter o acesso ao controle do veículo pelo app?

Obrigado!

Eu acho que são 2 anos de gratuidade… vamos ter que esperar mais 1 ano pra saber.

1 curtida

Que bom saber! Então temos tempo hehhee.

Obrigado!

Já vi vídeo de alguém em outro país que trocou o chip por um de outra operadora, e quase tudo funcionou. O aplicativo da BYD, no entanto, parou. Ah, essa pessoa trocou quando ainda estava na gratuidade da BYD.

Pois é, isso eu vi mesmo. Aqui no grupo o pessoal relatou também … minha dúvida era realmente para ver se consegue trocar futuramente por outro chip e manter o app funcionando.

Mesmo fora do Brasil, todo relato é que trocou o chip para de funcionar OTA e o APP. Então provavelmente passado o período de gratuidade da internet, se quiser manter isso terá que assinar com a BYD.

1 curtida

Acho interessante ligar no suporte da BYD e questionar a troca de operadora e chip. Em teoria, eles precisam registrar o novo numero/imei no sistema da BYD para funcionar 100%.

Boa tarde. Será que temos de apelar pras leis << 39, inciso I, do CDC proíbe a venda casada , por considerar prática abusiva ‘condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos’>>

O código de Defesa do consumidor considera a prática como abusiva e proibe expressamente a sua ocorrência. O artigo 36º, §3º, XVIII, da Lei n.º 12.529/2011, considera a referida conduta como infração à ordem econômica e prevê multas para os casos de sua ocorrência

Por enquanto não tem base pra isso já que o serviço é gratuito… não vi nada sobre o que vai acontecer quando acabar o prazo de gratuidade… até lá muita coisa pode acontecer.

1 curtida

E ainda, eu entendo que seja um serviço que a BYD pode cobrar a parte e você pode escolher ou não pagar.

Não tem nada a ver com venda casada na minha visão.

Minimamente, para ser venda casada, você teria que pagar por algo que não quer sem opção de cancelar o serviço tendo algum valor reduzido por isso, o que não é o caso, se você não quiser utilizar, é só não pagar.

A BMW está cobrando assinatura até por comportamento esportivo da suspensão em outros países…

1 curtida

Venda casada é quando te forçam a comprar outro produto ou serviço. Seja porque o produto não funciona sem ou não faça sentido sem.

Nesse caso é um serviço adicional de conveniência. Tudo pelo qual foi pago na compra do carro continua funcionando.

A BMW está cobrando até por CarPlay e aquecimento de banco.

3 curtidas

A internet só dura 10 dias comigo. Passo os outros 20 :slight_smile: dias do mês tendo que rotear do meu celular. Queria mais dados, mesmo que pagasse. Acho muito pouco.

Enxergo a venda casada ao se tratar do app… Se realmente ao trocar de operadora o app deixar de funcionar, isso caracterizaria a venda casada… pois na venda não houve nenhum aviso nem nada do tipo que dissesse que o app só funcionaria nesses termos. Pelo contrário, os vendedores mostram o app como uma vantagem que se tem ao comprar um BYD.

Concordo que a comunicação deveria melhorar mas não acho que seja venda casada. Primeiro porque não esta sendo vendido separadamente. É um serviço que está sendo oferecido gratuitamente por 2 anos, então não é um problema muito relevante pro contexto atual, porque são poucas pessoas que vão ter necessidade de mexer com isso (pessoas que consomem todo o pacote de dados e pessoas que tem cobertura ruim da claro).

Concordo que restringe nossa liberdade de escolha da operadora, mas enquanto não for cobrado por isso, não há venda. Você pode escolher usar ou não o app, que o carro não vai deixar de funcionar por isso.

Além disso, que eu saiba, não há nenhum posicionamento da BYD sobre o que vai acontecer no fim dos 2 anos.

Eu acho bem provável que vai ser permitido usar chip de outras operadoras. Não vejo nenhum motivo, seja técnico ou comercial pra BYD impedir que troquemos de operadoras, desde que elas utilizem aquele tipo de chip especifico do carro(esqueci o nome agora).

1 curtida

Tem ambos :slight_smile: M2M geralmente envolve um contrato com a operadora por parte da empresa (BYD no caso) e conexões com IP’s reservados e VPN, justamente para criar uma camada de segurança adicional entre o carro e os servidores.

A BYD pode eventualmente ter contrato com outras operadoras ou simplesmente manter o chip da claro no carro sem cobrança, mantendo os serviços mínimos de acionamento remoto pelo app e atualizações OTA.

1 curtida

Interessante, não sabia disso, mas não bastaria repassar esse custo pro cliente? :thinking:

No fim das contas seria como se fosse um plano mais caro por conta do ip fixo e vpn.

Aí vai ter um monte de gente reclamando que é venda casada :grinning:

2 curtidas

:rofl: mas não é venda casada… a internet que usamos no carro tem que ser paga ué… nesse raciocínio, vão reclamar que ter que pagar pela energia pro carro andar é venda casada tbm.

O carro já aceita chip de outras operadoras pra uso de dados, supondo que o app deixe de funcionar por conta dessa questão da segurança de ip fixo e vpn… então se contratarmos um plano com esse serviço. Qual seria o impeditivo de usar outras operadoras?

So vai ser venda casada caso a BYD não efetue os tramites necessários para troca de operadora em caso de solicitação do cliente.
Mas acho que tem como trocar o chip e operadora via chamado com o suporte da empresa sim.